5 Dicas de como Economizar Dinheiro para Viajar - WORLD by 2

5 Dicas de como Economizar Dinheiro para Viajar

Publicado em 30 de abril de 2018

A rotina do dia a dia acaba nos colocando naturalmente em situações em que gastamos dinheiro sem a necessidade real. É só um trocado...
Mas de trocado em trocado o montante no fim do mês (e do ano) acaba sim fazendo diferença. Como já comentei no post Não é Preciso ser Rico para Viajar, pequenos cortes no orçamento e a priorização do seu sonho acaba virando um hábito e quando você perceber, está economizando mais do que imaginou.
Então aqui vão algumas dicas para você economizar e conseguir fazer aquela viagem dos sonhos:

Nossa viagem à Itália em 2010

Saiba para onde vai o seu dinheiro

Anote todos os seus gastos durante 1 mês. Tudo mesmo, até aqueles que parecem poucos.
Após 1 mês, some seus gastos e observe para onde vai o seu dinheiro. Muitas vezes esse exercício já serve para observar como gastos banais ficam altos no fim do mês (o cafézinho, aquela blusa que você nem precisava, aquela bijuteria que quase não vai usar, etc)
Então defina onde você pode cortar gastos e siga seu plano à risca.
Refaça o exercício todos os meses até chegar um momento que você realmente percebe que não tem mais onde economizar.

Defina um valor mensal a ser economizado

Depois da primeira dica ser colocada em prática, defina um valor mensal a ser economizado, mesmo que pouco.
Assim que receber seu salário, separe o valor a ser economizado. Pense que é como se você estivesse pagando uma viagem à prestação. A diferença é que a prestação é paga para você mesmo e no final, você vai ter dinheiro suficiente para pagar à vista, o que sempre é mais vantajoso.

Tente mudar hábitos

Por mais difícil que pareça, mudar hábitos é possível sim.
Que tal tentar cozinhar ao invés de pedir comida todo fim de semana? No fim, pode ser prazeroso, ou no mínimo divertido.
Que tal ir à pé ao trabalho ou à academia ou ao salão pelo menos 1 vez na semana? Além de economizar gasolina ou o dinheiro do passe, você ainda ajuda sua saúde.
Sempre que for comprar uma roupa, sapato ou acessório, se pergunte: eu preciso mesmo disso? Pesquise sobre estilos minimalistas e armário cápsula e veja como é possível ter pouco e ainda assim estar bem vestido e se sentindo incrível.

Seja seletivo, escolha seus gastos

Balada toda semana? Eu entendo e apoio que não podemos deixar de nos divertir e ir a um barzinho ou balada de vez em quando, mas se for toda semana o custo acaba ficando alto, então escolha uma opção no mês e se divirta sem peso na consciência.
Almoço fora da empresa toda semana? É preciso fazer a social dentro do ambiente de trabalho, mas que tal explicar para os colegas sua prioridade e sair almoçar com eles apenas 1 ou 2 vezes ao mês?
Encontros de família em outras cidades? A saudade bate e você quer ver os parentes queridos, mas será que é mesmo preciso ir todo fim de semana? Quanto você gasta para ir até a outra cidade seja de carro ou de ônibus? Se a sua prioridade é viajar, eles vão entender a visita apenas em ocasiões especiais.

Faça bicos

Você seguiu todas as dicas e ainda assim o que está guardando é muito pouco. Eu entendo, também já passamos por isso...
Que tal fazer bicos? No que você é bom? Se ofereça para cuidar da filha daquela amiga, faça alguma comidinha para vender no trabalho, pinte, borde, ajude em um trabalho manual...
Adora internet e computador, dê aulas particulares de computação à noite ou durante os finais de semana.
Se você entende de programação, design ou programas visuais, procure por trabalhos freelas na internet e tente aumentar sua renda.

Acredite, quando você se organiza e prioriza de verdade o seu sonho a viagem se torna real e possível. 

0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Atualizações do Instagram