Europa e o Espaço Schengen - World by 2

Europa e o Espaço Schengen

Publicado em 15/04/2019

Se você já fez alguma pesquisa sobre viajar para a Europa já deve ter lido sobre o Espaço Schengen. Se nunca ouviu falar, vale a pena ficar de olho nesse post, pois vamos explicar direitinho o que é esse espaço e como ele impacta na sua viagem à Europa.
espaço schengen

O que é

Espaço Schengen é uma zona onde 26 países europeus, aboliram as suas fronteiras internas, pela circulação livre e sem restrições de pessoas, em harmonia com regras comuns para controlar as fronteiras externas e lutar contra a criminalidade através do reforço do sistema judicial comum e da cooperação policial.
Em linhas gerais, "Schengen" refere-se à zona livre de passaporte que cobre a maior parte da Europa. Os turistas e moradores podem viajar por quase toda a Europa sem dificuldades.
Se ficar com dúvidas, veja também o vídeo que fizemos explicando sobre o Espaço Schengen.

Como funciona? 

Para os turistas de países não participantes do acordo (como nós brasileiros), a prova de identidade é sempre o passaporte.
Os cidadãos brasileiros não necessitam de visto para entrar em qualquer um dos Países Europeus integrantes do espaço Schengen, quando estiverem se deslocando a turismo e por no máximo 90 dias.
A entrada do turista ao Espaço Schengen se dá no primeiro país que ele chegar, onde passará pelo  processo de imigração e então não há mais nenhum processo de imigração entre os países que quiser visitar dentro do Espaço Schengen.

Qual período de permanência

Onde quer que você leia, está explícito que o tempo de permanência máxima no espaço de Schengen é de 90 dias.
Essa informação pode facilmente levar o indivíduo a pensar que, ao sair por uns dias e retornar desses países, um novo prazo de 90 dias será iniciado, contudo, isso está errado e pode, inclusive, te colocar em uma situação complicada.

O ciclo funciona da seguinte forma:

Cada ciclo se renova em 180 dias e desses 180 dias você pode estar dentro da zona de Schengen por 90. Ou seja, se você ficar 90 dias corridos nesses países terá que passar 90 dias fora da zona até que o ciclo seja reiniciado.
Foi por isso que no nosso planejamento de 10 meses na Europa, ficamos 1 mês dentro do Espaço Schengen, então passamos 3 meses em países de fora da zona (para cotar os 90 dias fora) e depois voltamos para mais 3 meses dentro da zona e saímos de novo.
Parece fácil, mas requer muito planejamento para não se complicar com a imigração.
Outro ponto sobre esse ciclo é que não precisam ser dias corridos, por exemplo, você pode sair e entrar nos países pertencentes a zona e somente contarão os dias que você realmente esteve lá – vale ressaltar que é necessário passar pela imigração toda vez que retornar a esses países e também tenha em mente que a data que conta para início do ciclo é a de quando você recebeu o primeiro visto de entrada, ou seja, quando entrou pela primeira vez na área de Schengen.

Quais documentos obrigatórios

Fique atento
Mesmo com a facilidade de circulação entre os países, e a isenção do visto de turista para brasileiros, para entrar no Espaço Schengen é obrigatório portar:
1) passaporte brasileiro com validade superior a 6 meses;
2) passagem aérea (ida e volta) com permanência máxima de 90 dias; ou passagem de saída do Espaço Schengen com permanência máxima de 90 dias.
3) comprovante de hospedagem;*
4) plano de assistência médica internacional (Seguro Viagem) com cobertura mínima equivalente a EUR 30.000;
5) comprovante de meios financeiros para manter-se durante a estada* 
* O comprovante de hospedagem e o comprovante financeiro não é obrigatório, mas os policiais de imigração podem pedir esse tipo de comprovação, então não custa nada ter em mãos caso seja pedido.

Faça sua cotação de Seguro Viagem clicando aqui


Quais países fazem parte do Espaço Schengen

Os 26 países do Acordo de Schengen são: Áustria, Bélgica, República Tcheca, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Holanda, Noruega, Polônia, Portugal, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Suécia e Suíça.

*Planeje sua viagem:

- Encontre passagens pela Passagens Promo
- Encontre onde ficar com a Booking.com
- Faça seu seguro viagem com a Seguros Promo
- Reserve uma casa pelo Airbnb
- Alugue um carro com a RentCars
- Já saia com internet no celular com a EasySim4U
* Usando os sites parceiros, nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog sempre atualizado!
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Mais vistos da semana