Como Planejar uma Viagem - World by 2

Como Planejar uma Viagem

Publicado em 24/05/2019

O planejamento de viagem longa dá trabalho, mas não é difícil. É cheio de detalhes e requer concentração e tempo, mas depois que tudo está organizado, é só seguir com o planejamento e aproveitar.
E no fim do post ainda tem uma Planilha de Controle de Viagem para você baixar de graça!
Obvio que podem ocorrer alguns imprevistos, mas isso faz parte da viagem e deve ser encarado com calma, ok!?
planilha viagem
Vamos aos principais pontos:

Pense nos lugares que você gostaria de ir

Liste todos eles. É doido, você quer ir pra todo lugar, mas que tal separar suas escolhas por continentes? Isso pode facilitar um pouco mais a frente.

Pesquise os detalhes básicos

O custo de vida, o clima, a velocidade da internet, a diferença de preços entre vôo, trem e ônibus, a diferença de fuso horário, etc. 
Um bom site de recursos para pesquisa é o Nomad List
Para pesquisas de locomoção e preços, indicamos o Rome2Rio.

planejamento viagem

Pesquise os requisitos de visto, requisitos de fronteira, seguro viagem e vacinas

Essa parte é muito importante. Anote taxas ou custos para cada um. 
Para os vistos, você pode começar a pesquisar no Portal Consular. Há alguns vistos que você pode conseguir enquanto viaja, enquanto outros, você precisa obter no seu país de origem. Para o seguro (que é estritamente necessário) indicamos o Seguros Promo, uma vez que eles têm a melhor cobertura e taxas! 
Para saber se você precisa de alguma vacina para entrar em determinados países, verifique neste site. Além disso, é importante também saber se algum dos países exigem que seus visitantes tenham um bilhete de saída no momento da chegada; muitos países geralmente exigem isso quando você está na imigração (para que eles possam ter a garantia de que você estará deixando o país até o final da sua estadia). 

Classificá-los de acordo com o custo total

Faça uma lista dos países de acordo com o custo, depois agrupe-os pela comodidade de locomoção (Lembre-se de que, se você estiver na Ásia, por mais que queira ir a Nova York, é impossível se dirigir diretamente para lá, pois o custo de locomoção até lá será altíssimo)
Ir a países que têm um custo de vida menor lhe dará mais valor pelo seu dinheiro. E isso pode fazer toda a diferença em uma viagem longa.
Agora, depois de classificá-los, escolha os principais países (a quantidade depende se você quer fazer uma viagem mais corrida ou mais calma) e distribua-os pelos meses que pretende ficar fora:
No nosso caso foram 10 países em 10 meses, o que deu cerca de 1 mês em cada país.

Escolha as cidades 

Após a escolha dos países e sabendo quanto tempo ficará em cada país, você pode escolher as cidades por onde quer passar e quanto tempo ficará em cada uma delas.
Vá olhando no mapa e tentando escolher cidades interessantes que te levem a caminho do próximo destino.
Monte uma tabela com todos os locais, coloque tudo no google maps e confira se tudo parece fazer sentido, ou se alguma cidade deve ser alterada (se o roteiro no mapa ficar se encontrando ou fizer muito ziguezague, você provavelmente estará gastando dinheiro com locomoção desnecessário).
Se tudo parecer ok, coloque na planilha os custos de locomoção, comece a pesquisar hospedagem e atividades e colocar tudo na planilha.

👉Clique para baixar a Planilha de Viagem Gratuita👈


Pronto, sua viagem está planejada, com uma estimativa de todos os gastos, custos e roteiro completo! Parabéns!

*Planeje sua viagem:

- Encontre passagens pela Passagens Promo
- Encontre onde ficar com a Booking.com
- Faça seu seguro viagem com a Seguros Promo
- Reserve uma casa pelo Airbnb
- Alugue um carro com a RentCars
- Já saia com internet no celular com a EasySim4U
* Usando os sites parceiros, nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog sempre atualizado!
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário