DICAS DE VIAGEM PELO MUNDO

Search
Close this search box.

5 Erros que todo Nômade Digital deveria Evitar

Compartilhe:

Ao se tornar nômade digital você é dono do seu trabalho e isso implica muita responsabilidade e planejamento. Este estilo de vida pode ser bastante desafiador. Muitas pessoas começam a viver essa vida mas logo percebem que é mais difícil do que esperavam. Cometemos muitos erros no começo da nossa nova vida, o que é muito normal, e sei que muitos outros provavelmente farão o mesmo. 

Para ver por quais locais do mundo já passamos e ter dicas de viagem, não deixe de nos seguir no instagram: @worldby2

Então hoje, vamos compartilhar os erros mais comuns que nômades digitais deveriam evitar:

vida nômade

Não ter um planejamento

Acho que um dos erros mais comuns é achar que o novo estilo de vida é como férias. Sim, é ótimo não ter mais rotinas obrigatórias e poder seguir o fluxo. Mas logo você percebe que sem um plano, a chance das coisas desandarem é grande.

Mesmo que o plano seja trabalhar pouco, esse pouco deve te trazer a renda suficiente para o sustento, ou se não trouxer, você tem que ter um plano para o que fazer nessa situação. Viu? 

Quando falo em planejamento, estou sendo muito sincera em dizer: Planeje o sucesso, mas planeje também o fracasso. Isso vai te ajudar a ver quais os pontos frágeis na sua vida nômade e ficar preparado para isso.

Sem um plano, tudo pode acontecer e se você não estiver preparado, pode te levar a ficar inseguro, ansioso e insatisfeito.

Como evitar: Dedique tempo para criar um plano realista e viável. Considere suas habilidades, interesses e mercado-alvo. Desenvolva uma estratégia de marketing eficaz e um plano financeiro realista. Aprenda com outros nômades digitais e empresários bem-sucedidos e considere contratar um consultor de negócios para orientá-lo.

Não ter controle orçamentário

Não vou negar que esta parte da nossa vida ficou toda com o Rogério. Ele é o homem da planilha de custos e sempre foi muito organizado em relação a dinheiro, então essa é uma parte muitas vezes chata mas que deve ser feita minuciosamente, para que você possa se manter o máximo possível nesta vida nômade.

Muitos nômades digitais são atraídos pelo estilo de vida por causa da promessa de liberdade financeira, mas essa liberdade pode ser ilusória se você não tiver uma fonte de renda confiável. Dependendo apenas de projetos pontuais ou de clientes incertos pode ser arriscado, especialmente se você não estiver preparado para lidar com períodos de seca financeira.

Como evitar: Certifique-se de ter várias fontes de renda que possam fornecer uma renda estável e previsível. Pense em criar produtos digitais, como cursos online, e-books ou programas de afiliados, que possam gerar uma renda passiva e complementar a renda dos projetos de curto prazo. Além disso, planeje seu orçamento com cuidado e esteja preparado para enfrentar períodos de seca financeira.

Veja todos os artigos sobre Nomadismo

Trabalhar demais

Ok, eu entendo que na visão de muitas pessoas, quanto mais você trabalha, mais ganha, mas será mesmo que é assim?

Não seria melhor você procurar por clientes que paguem mais? De que adianta poder viajar pelo mundo trabalhando se você fica o dia e a noite dentro de um quarto trabalhando e quase não consegue ver as belezas do local onde está? 

Aqui vale mais uma vez a palavra planejamento. Pense e planeje uma forma de trabalhar menos ganhando mais. 

Trabalhar de menos

Agora você deve estar pensando: Essa garota é louca, hora me diz para não trabalhar demais, agora me diz para não trabalhar de menos…

Bom, mas é bem isso. Ou você consegue uma forma de ganhar dinheiro de forma passiva (e sim, isso é possível e demanda bastante trabalho por um tempo, mas vale a pena) ou você vai ter que ter um horário para trabalhar pelo menos o mínimo para se sustentar.

É uma delícia viajar pelo mundo e dá vontade de ficar o dia todo na praia, mas se você tem um projeto para entregar a algum cliente, você deve honrar seu trabalho.

Confiar na internet

Você pode encontrar um WiFi quase em toda parte hoje, certo? Bem, talvez. Mas só porque um lugar diz que eles têm internet, não significa que é forte o suficiente para você trabalhar. E afinal de contas, uma boa conexão com a Internet é essencial para os nômades digitais. Principalmente para quem trabalha com vídeos, como nós. 

E por incrível que pareça, há muitos países de primeiro mundo com internet péssima e muitos países considerados de terceiro mundo com conexões excelentes! Então fique atento para não ter todo seu planejamento de trabalho atrasado por conta de um WiFi que não é suficiente para você.

Ser um nômade digital pode ser uma experiência incrível, cheia de liberdade, aventura e oportunidade. No entanto, como qualquer estilo de vida, existem desafios únicos que devem ser enfrentados.

Evite esses erros comuns e você estará bem no caminho para aproveitar ao máximo sua vida como nômade digital. Lembre-se de ter um plano financeiro sólido, manter-se disciplinado em sua rotina de trabalho, cuidar da sua saúde mental e física, e construir uma rede de apoio sólida. Com essas práticas em mente, você pode aproveitar ao máximo sua jornada como nômade digital.

Veja também

Quanto Custa Viajar como Nômade Digital

Guia para se Tornar um Nômade Digital

Ser um Nômade Digital é Realmente Tão Bom?

*Planeje sua viagem:

- Encontre passagens pela Vai de Promo
- Encontre onde ficar com a Booking.com
- Reserve seus passeios com a Get your Guide
- Faça seu seguro viagem com a Seguros Promo
- Já saia com internet no celular com a Viaje Conectado
- Faça um cartão Wise, a melhor forma de levar dinheiro para o exterior

* Usando os sites parceiros, nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog sempre atualizado!

Gostou? Compartilhe:

Picture of Paula e Roger

Paula e Roger

Um casal que ama viajar e resolveu compartilhar o mundo pela internet.

Quem Somos

Planeje sua Viagem

World by 2 na Amazon

Itens úteis selecionados especialmente para sua viagem!

Assine a Newsletter

Relacionados

Artigos Recentes

Onde estivemos

Comente o artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *