Se você esta seguindo nossa série sobre Nomadismo, já sabe que ser nômade é ser livre, mas também ser muito organizado e ter pensamento estratégico a médio/longo prazo.
Para saber um pouco mais sobre a nossa história, você pode ver o vídeo: Como nos tornamos Nômades Digitais - Como Trabalhar e Viajar pelo Mundo
Ser nômade é mais que conhecer o mundo, é um estilo de vida fora da caixa, que te obriga a se adaptar a todo momento, então vamos compartilhar algumas dicas para quem está se tornando um nômade digital:
Seja flexível
Sei que você deve ter planejado os países e até as cidades para as quais você está indo; no entanto, é possível que você precise alterar seus planos iniciais à medida que avança na vida nômade. Portanto, não fique louco tentando consertar sua agenda. Relaxe. As chances são de você amar uma determinada cidade / país a ponto de decidir ficar lá mais tempo do que planejou, e está tudo bem!
Com calma, ajuste seu planejamento e siga a vida!
Não tenha medo, mas tenha cuidado
Fique seguro e seja 'esperto'. Sempre esteja atento e tenha cuidado. Não há necessidade de temer; os países estrangeiros e as pessoas não são tão assustadores quanto você pensa.
Aliás, são bem mais seguros do que mostram os noticiários.
Aproveite os países que não precisam de vistos
Como os procedimentos e pedidos de visto podem ser caros e demorados, se você puder evitá-los, aproveite essa oportunidade. Exemplo, se você é do Brasil, existem inúmeros países que não precisamos de visto! O passaporte brasileiro é um dos que mais "abrem portas" no mundo!
Aproveite ainda mais os Países para Visitar sem Visto e sem Passaporte.
Tente aprender o idioma
Não apenas para impressionar os locais, mas é uma boa maneira de interagir com eles e, eventualmente, fazer amizade. Além de ser uma excelente oportunidade de aprender um novo idioma e no final das contas, isso transformará completamente sua experiência de viagem!
Faça amigos
Delicie-se com a alegria e o luxo de viajar! Não tenha medo de iniciar uma conversa com um estranho. Vá em frente e socialize com os habitantes locais ou companheiros de viagem. Mergulhe em toda a cultura e esteja aberto a novas experiências.
E quando você encontrar novas pessoas, lembre-se de ser compreensivo. Muitas das pessoas que você conhecerá terão visões ou hábitos diferentes, por isso é importante deixar de fazer julgamentos rápidos.
Economize e pense a longo prazo
Em meio a toda a diversão, tente manter em mente que você precisa de dinheiro para que possa viver uma vida de viagens para sempre. Seguir seus sonhos é bom, mas eu aconselho que você mantenha a cabeça no lugar e pense no seu futuro sempre.
Encontre uma maneira de manter o dinheiro entrando, seja fazendo um negócio on-line, criando serviços de ensino de inglês no exterior, construindo sua reputação como instrutor, etc. Tenho certeza de que, ao longo do caminho, você encontrará uma ideia que ajudará você a ganhar uma quantia razoável que pode durar pelo resto de sua vida.
Aproveite cada momento e crie muitas memórias!