Dicas de Empreendedorismo para Nômades Digitais - World by 2 - Dicas de Viagem

Dicas de Empreendedorismo para Nômades Digitais

Publicado em 01/07/2019

Se você já leu nossos artigos sobre Nomadismo, acho que deve estar animado para mudar seu estilo de vida ou até mesmo já mudou. Eu sei: começar é assustador. Posso falar por nós, ser nômade digital traz muitas incertezas. 
É por isso que é tão importante gastar tempo pensando em como você vai ganhar dinheiro e viver na estrada. Vamos sempre lembrar o quanto é importante planejar para que isso seja sustentável, o que significa fazer as coisas com calma antes de se jogar no mundo.
nomade digital
No mundo corporativo muito se fala em empreendedorismo, há dicas, livros e metodologias para "se dar bem", mas então resolvi trazer algumas destas dicas para a nossa realidade de nômades, e estas são as cinco dicas de empreendedorismo que eu acho que valem a pena ser seguidas antes de embarcar no estilo de vida nômade digital:

Escreva um plano de negócios

É a primeira coisa que fazemos quando vamos abrir uma empresa, certo? Então porque alguns nômades não se preocupam em fazer isso com si mesmos? Honestamente, muitos donos de empresas on-line pulam essa etapa porque pensam que, enquanto não estiverem pedindo dinheiro emprestado, não precisam de um plano de negócios. A criação de um plano de negócios é um dos passos mais importantes que você tomará, porque o plano serve como um roteiro para seu negócio.
Roger e eu fizemos um plano de negócios com todo o planejamento de mídia, de trabalho, financeiro e inclusive da viagem, sabíamos que, se não o fizéssemos, ficaríamos tentados a mudar de direção a cada dois dias. Somos empreendedores criativos, eu tenho novas ideias a cada dia, mas se não organizá-las, posso ser o tipo de pessoa que começa a fazer muitas coisas bacanas para nossas mídias, mas acabo não finalizando muitas delas. E também sabemos que nossos seguidores e potenciais clientes ficariam confusos se mudássemos constantemente nossos negócios e nossas ofertas. Ter um plano e fazer o melhor para seguir esse plano é útil especialmente para pessoas criativas como nós.
Isso não significa que você nunca possa mudar de direção! Nós fazemos reuniões de alinhamento constantemente. No entanto, ter um plano ajuda você a entender de maneira lógica, se a mudança de direção afetará seu objetivo final sem confundir seu público.

Leve a sério e invista em suas habilidades e conhecimentos

Achou estranho eu comentar ali em cima que Roger e eu fazemos reuniões de alinhamento? Pois é verdade. Marcamos uma data e hora, sentamos sem nada para nos atrapalhar e alinhamos nosso plano, nossas expectativas e os rumos futuros a serem tomados. Nossa vida nômade depende da seriedade com a qual trabalhamos nosso modo de vida.
Tivemos ajuda de um coach de vida - Veja nossos vídeos sobre Coaching - para nos ajudar a enxergar claramente o que queríamos e quais eram nossas melhores competências.
Investir em suas habilidades também é uma ótima maneira de começar com o pé direito como um nômade digital. Faça cursos e invista em ferramentas profissionais e não ache que é gasto. Comece a ver seu aumento de competências como um investimento ao seu trabalho. 
Ter conhecimento e recursos para fazer bem o seu trabalho lhe permitirá cobrar com confiança o que você vale, e considerando que parte de seus clientes virão de referências, dar aos seus primeiros clientes o seu melhor trabalho é super importante.

Construa um portfólio

A fim de obter clientes, você precisa ter um portfólio que mostre o incrível trabalho que você pode fazer. Invista em um site com aparência profissional e mostre seu trabalho. Faça planejamentos de mídia e mesmo que você não tenha muito para compartilhar inicialmente, é melhor mostrar pouco do que ama e quer fazer de verdade do que compartilhar algo completamente não relacionado ao que você pretende trabalhar.
Se você não tem muita experiência, tudo bem. Gaste algum tempo trabalhando em projetos para clientes imaginários e compartilhe seu trabalho pronto, diga qual foi o tipo de cliente que imaginou, qual era o briefing imaginado e quem sabe clientes reais não se identificam?  

Tenha vários clientes diferentes

Antes de dar o salto para o estilo de vida nômade digital, você quer ter certeza de ter clientes comprometidos com os quais possa trabalhar. A menos que você tenha uma boa quantia em dinheiro economizada, você precisa ter dinheiro para se manter.
Porém não confie em ter apenas 2 ou 3 grandes clientes, pois se um dia um deles resolver te deixar, a baixa orçamentária pode fazer muita diferença no seu estilo de vida.
O ideal é trabalhar com tipos de clientes diferentes: aqueles comprometidos (o ideal é fazer contratos de média/longa duração), onde a chance de te deixarem é baixa, mas também aqueles que te enviam trabalhos esporadicamente, mas que dão uma ajuda na sua renda final.

Ter múltiplos fluxos de renda

Você não pode contar com renda regular de clientes. As coisas sempre surgem: um cliente não paga na hora certa, você fica doente ou não consegue trabalhar por qualquer motivo. Você precisa ter vários fluxos de renda que você pode confiar para que você não acabe em uma situação em que não há dinheiro entrando.
Pense em outras fontes de renda que você pode criar uma vez e continue a ganhar dinheiro indefinidamente. Algumas das outras maneiras pelas quais ganhamos dinheiro são nossos vídeos do YouTube, links de afiliados e downloads digitais. Trabalhamos por um período para fazer os conteúdos, postamos e então podemos ganhar dinheiro repetidamente sem ter que fazer nenhum trabalho adicional, além de talvez promoções de vez em quando.
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Atualizações do Instagram