Nomadismo | Como ter um Blog de Viagens - World by 2

Nomadismo | Como ter um Blog de Viagens

Publicado em 29/07/2019

Para quem não sabe, eu (Paula) comecei com um blog de gastronomia em 2012 e a partir de 2016 passei a viver como blogueira. 
Embora eu possa te explicar diferentes maneiras que os blogueiros ganham dinheiro, não é sobre isso que se trata esse artigo.
Todos nos perguntam como ganhamos dinheiro com nosso blog, mas a verdade é que nós não trabalhamos no blog com essa finalidade, mas sim, com a finalidade de construir audiência e levar informações interessantes aos leitores. Ganhar dinheiro acaba sendo parte natural do processo.
como ter blog
A verdade é que você só vai ganhar dinheiro com seu blog depois de ter um público decente. Os leitores vêm em primeiro lugar, o dinheiro vem depois.
Então, abordaremos algumas técnicas para criar um público engajado em seu blog de viagens, bem como táticas para você ser notado por empresas que procuram trabalhar com blogueiros.

Crie um conteúdo de viagem útil

Dicas de viagens econômicas, recomendações de comida, detalhes sobre o que fazer ou onde ficar, inspiração fotográfica, entretenimento em vídeo, narrativa fluente, humor, etc.
Sim, você deve sempre "seguir sua paixão". Caso contrário, você não vai gostar do que está fazendo. A chave é seguir sua paixão ao mesmo tempo em que oferece algo de valor para seus leitores.
O que as pessoas estão procurando? Está na hora de fazer alguma pesquisa.
Se você já tem leitores, o que eles estão perguntando nos comentários e e-mails? Dê às pessoas o que elas estão pedindo!

Faça coisas interessantes!

Parece bem básico. Mas quando digo coisas interessantes, quero dizer coisas realmente interessantes.
Aquela comida super diferente que você provou, a noitada naquele bar incrível etc.
Essas atividades são bem mais interessantes que os tópicos comuns. As pessoas podem chegar ao seu blog pelos posts mais comuns, mas elas irão se interessar, se lembrar e compartilhar seus artigos das histórias diferentes e interessantes.

Seja ativo nas redes sociais

Ficar ativo nas redes sociais é importante se você quiser ganhar a vida com os blogs. Mas pode ser  uma perda de tempo enorme também. Meu conselho é: Seja eficiente em 2 ou 3 redes sociais no máximo.
Também vale a pena pesquisar os melhores horários para postar em cada rede social. Você pode encontrar essas informações em suas áreas de "insights" ou "análises" ou usar ferramentas de terceiros.
Por exemplo, descobri que postar no Instagram, das 14h às 21h funciona melhor, mas o que funciona para mim pode não funcionar para você, e isso pode mudar. Sempre esteja testando.
Lembre-se de ser social nas mídias sociais também. Isso significa responder ativamente aos comentários e compartilhar o conteúdo de outras pessoas se você acha que seus seguidores vão gostar.
Aliás, nos segue por lá: youtube | instagram | pinterest | facebook

Aprenda o mínimo sobre SEO

Search Engine Optimization (SEO) é quando você ajusta o seu conteúdo para otimizá-lo para os motores de busca como o Google. 
Ter um blog e SEO são, e sempre serão ligados.
Não tenha medo do que você não entende. Em vez disso, passe tempo aprendendo a dominá-lo por si mesmo. Ou contrate um profissional para ajudar.
Porque, gostando ou não, garantir que o Google (e o mundo em geral) possa encontrar seu conteúdo de viagem é uma parte necessária para construir um blog de sucesso.
Indicamos a leitura do blog Neil Patel - um dos melhores do ramo, na nossa opinião.

Crie uma lista de e-mails

Construir uma lista de assinantes de e-mail é uma das coisas mais importantes que você pode fazer pelo seu blog. Possivelmente ainda mais importante que as mídias sociais. As pessoas que se inscrevem na sua lista de e-mail são seus verdadeiros fãs e leitores dedicados.
Fora que a sua lista de e-mail é o seu arquivo de pessoas, as redes sociais podem acabar a qualquer momento (quem se lembra do Orkut?) e você pode perder todos aqueles seguidores. Como você entraria em contato com eles? Pela sua lista de e-mails (se você tiver uma).

A realidade dos blogs

Ter um blog de sucesso é difícil. Se você acha que esse trabalho é apenas um período prolongado de férias, está muito, muito errado. É muito trabalho para manter tudo atualizado e relevante para seu público.
Tenha isso em mente, caso contrário, você ficará extremamente desapontado daqui a um ano depois de ter feito um blog sobre seu mochilão com pouco ou nenhum resultado tangível para seus esforços.
A maioria dos blogs terá sorte se durar mais de um ano.
Aqueles que estão nessa vida por um longo tempo, e estão prontos para levá-la a sério como profissão, têm a melhor chance de sucesso.
Aproveite essa oportunidade para crescer!
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Mais vistos da semana