Nomadismo - Trazemos Verdades - World by 2 - Dicas de Viagem

Nomadismo - Trazemos Verdades

Publicado em 08/07/2019

Sempre que leio artigos sobre nomadismo, me sinto um pouco inquieta com o tom da escrita que muitos usam - vida perfeita, de reencontro consigo mesmo e uma sensação maravilhosa de liberdade - tais descrições parecem sair sempre da mesma bolha de positividade nômade.
Não que a vida nômade não nos traga esses sentimentos mas, dizer que é sempre assim, é mentir para si próprio.
trabalhar internet
Claro, existem inúmeros benefícios para este tipo de vida. No entanto, há também tensões e pressões que não são tão faladas quanto os altos desse tipo de trabalho.
Como qualquer estilo de vida, há altos e baixos - vantagens e desvantagens, e como sempre, é necessário pesar e analisar as consequências da decisão de se tornar nômade digital.
Não estou aqui para jogar um balde de água fria em suas expectativas, mas para alinhar suas expectativas com a realidade. 
Neste artigo vou destacar algumas das questões não tão bacanas que podem acontecer com as pessoas estão vivendo a experiência de vida nômade.

Não vai ser fácil ganhar dinheiro

Empregos independentes de localização podem ser uma faca de dois gumes. Eles permitem que você trabalhe em qualquer lugar, mas também significa que você está competindo com pessoas de todo lugar. Seu concorrente pode estar disposto a trabalhar por muito menos.

Você vai se sentir solitário

Os seres humanos são criaturas sociais (alguns mais, alguns menos). Viver viajando não permite que as pessoas criem e mantenham esses relacionamentos por muito tempo. Você consegue ter muitos amigos de curto prazo e provavelmente criar relacionamentos que possam durar uma vida inteira, mas nada profundo. Nenhum deles te conhecerá melhor do que você mesmo.
Por outro lado, seus amigos de antigamente estão longe e cada festa perdida, cada aniversário longe faz você se sentir só.

Você não vai ficar onde quiser

Bom, poder, você até pode, mas lembre-se: Você precisa gerar renda, e ficar dias em uma ilha semi deserta sem internet ou em um país com internet ruim pode atrasar seu trabalho, te frustrar e até mesmo te fazer perder (ou deixar de ganhar) dinheiro.
Há essa ideia romântica de que nômades digitais passam o tempo todo na praia bebendo mojitos. Claro, você gasta parte do seu tempo explorando lugares legais. Mas, na realidade, ainda há muito tempo gasto sentado na frente de uma tela de computador.
A ideia de estar em um destino exótico e não estar passeando ou se divertindo pode ser difícil de ser absorvida num primeiro momento.

Nem toda internet é uma boa internet

Se há uma coisa que você absolutamente precisa como um nômade digital, é a internet. Mesmo hoje, não há garantia de que você terá uma forte conexão com a internet em lugares como Londres, a Europa e a Austrália. Nem todo trabalho freelance exige uma conexão constante, mas em algum momento você precisa entregar o trabalho. 
Cuidado também ao perguntar ao dono da hospedagem se a internet é boa. "Boa" é relativo dependendo do padrão e comparação. Sempre pergunte qual a velocidade de upload e download para não se frustar.

Leia todos os nossos Artigos sobre Nomadismo

0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Atualizações do Instagram