Panamá | Guna Yala ou San Blas - World by 2

Panamá | Guna Yala ou San Blas

Publicado em 24/07/2019

Se você assistiu a terceira temporada de La Casa de Papel, deve ter visto Tókio e Rio escondidos em Guna Yala, o paraíso em águas caribenhas.
As ilhas dos sonhos caribenhos estão a apenas três horas de carro da Cidade do Panamá. Kuna Yala -Guna Yala - também conhecida como Ilhas San Blas no Panamá!
Por lá você pode se desligar e desfrutar de um mundo calmo e tranquilo. Água cristalina, ótimos lugares (ou ilhas) para mergulho, quase ninguém e puro relaxamento.
As mais de 300 ilhas Guna Yala no arquipélago são ilhas semi-autônomas pertencentes ao Panamá. Elas estão localizados no noroeste do Panamá, no Mar do Caribe e estão espalhadas por uma área de 100 milhas quadradas. Muitas dessas ilhas são desabitadas. Apenas nas ilhas maiores, especialmente perto do continente, vivem os nativos do Guna.
san blas
Foto: Angel Silva

Como chegar a San Blas (Guna Yala)

Você pode voar da cidade do Panamá, onde fica o aeroporto mais próximo. A partir de lá, você pode pegar um "táxi" 4x4.
Aliás, um 4x4 é necessário, porque depois de uma curta distância na estrada Pan-Americana começa uma montanha-russa, alternando entre asfalto e estradas não pavimentadas até o Golfo de San Blas. 
Depois de 1 a 2 horas você chega à costa, de onde você pega um táxi aquático (chamado Lancha). 
Outra maneira popular de chegar às Ilhas San Blas é fazer uma viagem de barco à vela a partir de Cartagena (Colômbia). Aliás, você deve escolher muito bem com quem irá fazer o trajeto de lancha, então sempre verifique as revisões e resenhas on-line se quiser fazer algo assim. Nem todos são igualmente bons e seguros!
Os visitantes têm três áreas principais para escolher: a área ocidental mais popular e mais acessível , a área Central que sustenta as práticas Guna mais tradicionais e é menos comercial, e a área oriental,que é bastante isolada e não vê muitos estrangeiros.
A área ocidental é acessível por estrada, avião e barco, enquanto a maior parte da área central e toda a área oriental só é acessível por uma combinação de avião e barco. 
guna yala tokio rio casa papel
Foto: Pablo Garcia Saldaña

Antes de ir

Saiba que as ilhas Guna Yala não são o destino certo para todos os viajantes. Para uma viagem a este paraíso dos sonhos, saiba que você viverá com o básico necessário. Nem todo mundo pode passar sem luxo, eletricidade e internet. 
Sem eletricidade: Algumas das ilhas têm um gerador que funciona por algumas horas após o anoitecer para manter as lâmpadas funcionando. Isso também significa: sem internet.
Acomodações mais simples: Você dorme nas cabanas mais simples ou até em barracas. As cabines são feitas de madeira, folhas de palmeiras e bambus e bambu. No interior, com exceção de uma cama com colchão e lençol, não há outros objetos. Algumas cabines têm seu próprio banheiro com vaso sanitário, pia e chuveiro (água salgada).
Há também a opção de você viver em um barco (catamarã) com a família do dono do barco, então basicamente velejará de ilha em ilha e dormirá no barco.

A comida

Há sempre peixe fresco e camarão, frutas e vegetais. Na verdade são deliciosos, mas a comida não é muito variada. Aqui é comido o que é pego e cozido. Além de peixe e camarão, outros tipos de proteína raramente estão no cardápio. Para o café da manhã há principalmente omelete ou ovos mexidos com tortilhas de milho fritas ou salsichas.
Você também pode trazer sua própria comida, que é então preparada e servida. 

Os Guna Yala

O grupo indígena, que vive nas ilhas do arquipélago de San Blas, chama-se Kuna ou Guna. A principal ilha de Guna Yala ou Kuna Yala. Cerca de 300.000 Guna vivem no Panamá, Costa Rica e Colômbia. Destes, apenas 50 mil vivem nas ilhas do arquipélago de San Blas.

Nomes diferentes

Guna Yala, Kuna Yala, San Blas ou Comarca de Kuna Yala. Qual das grafias está correta? Todas! No entanto, desde outubro de 2011, o nome oficial da região é Guna Yala. Isso significa algo como "Terra dos Kuna".
guna yala
Foto: Pablo Garcia Saldaña

Onde ficar

Você também pode encontrar opções de pequenas cabanas ou barcos listados no Booking ou Airbnb, por isso pode valer a pena navegar para encontrar o melhor negócio. 

Quanto tempo ficar

Você pode realmente organizar viagens de um dia para San Blas, se quiser, mas você só vai ter algumas horas lá e não terá tempo para chegar às ilhas mais remotas. 
As maiores indicações são de 2 a 3 noites para poder contemplar toda a beleza do local.

O que levar

Protetor solar: Falando em sol, o sol de San Blas não é brincadeira! 
Passaporte: Lembre-se de trazer o seu passaporte para San Blas! Você terá que passar por um posto de controle Kuna, onde eles verificam os passaportes de todos. O motorista também o lembrará de ter seu passaporte assim que você entrar na van.
Bagagem: O transporte terrestre não tem muito espaço para bagagem, nem o barco, então você deve apenas arrumar uma pequena mala com tudo que você precisa para San Blas e deixar o resto de suas coisas em seu hotel na Cidade do Panamá. Poucas roupas (sempre leve um casaco leve),  roupas de banho, toalha, e protetor solar.

Agora é aproveitar seus dias no paraíso!

*Planeje sua viagem:

- Encontre passagens pela Passagens Promo
- Encontre onde ficar com a Booking.com
- Faça seu seguro viagem com a Seguros Promo
- Reserve uma casa pelo Airbnb
- Alugue um carro com a RentCars
- Já saia com internet no celular com a EasySim4U
* Usando os sites parceiros, nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog sempre atualizado!
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Mais vistos da semana