5 Desafios da Vida Nômade - World by 2

5 Desafios da Vida Nômade

Publicado em 26/08/2019

O estilo de vida nômade está se tornando cada vez mais popular . E muitas pessoas que perseguiram esse sonho começaram uma vida de viagens permanentes. 
Mas, mais cedo ou mais tarde, surge o momento em que a maioria dos nômades digitais se pergunta: “E agora?”.
nomades digitais
Depois de ter tido uma boa dose de viagens pelo mundo e descoberto que trabalhar pela internet de uma praia não é tão fácil, e nem sempre tão divertido como você pensava, você começa a perceber que quer mais da vida.
Você descobre que com toda a liberdade também vem muita incerteza e problemas emocionais inesperados, então hoje vamos falar sobre alguns desafios da vida nômade:

Saúde emocional

Um dos aspectos mais importantes da mudança para o estilo de vida nômade digital é aprender que as pessoas que faziam parte do seu círculo de amigos antes, acabam não sendo realmente tão presentes. Quando fomos começar essa vida, alguns nômades já haviam nos alertado sobre isso, mas não esperávamos que isso seria tão claro e tão rápido.
Você começa a reconhecer que, é preciso esforço para mantê-los, e algumas pessoas deixam de tomar a iniciativa de se encontrar online ou pelo menos manter contato. Isso não significa que sejam más pessoas, mas você deve aprender rapidamente que é preciso trabalho (de ambos os lados) para manter amizades.

Gerenciamento de tempo

Como muitas vezes não há rotina suficiente nem separação física entre o seu espaço pessoal e o seu local de trabalho, você pode trabalhar em praticamente qualquer lugar, a qualquer hora.
Costuma-se dizer que um empreendedor está disposto a trabalhar 80 horas por semana para evitar trabalhar 40 horas por semana para outra pessoa.
Se você é um nômade digital há algum tempo, provavelmente conhece esse sentimento: você está em um local absolutamente fantástico, mas não pode realmente se divertir porque está constantemente pensando em trabalho.

Stress sobre dinheiro

No outro extremo do espectro, para os poucos que alcançam o sonho de gerar renda passiva suficiente, um desafio muito comum é a falta de dinheiro.
Quando as pessoas falam sobre o estresse, a preocupação quase sempre é sobre isso. 
Mesmo quando você consegue uma quantia bacana em um mês, você sempre fica pensando se será igual no próximo mês, se deve economizar mais que o normal, se aquele cliente x vai te pagar em dia...
A menos que você seja muito rico ou viva de renda, o pensamento sobre o dinheiro é uma constante na vida nômade.

Infraestrutura

Outro desafio dos nômades digitais é não ter um ambiente de trabalho físico.
Ter um espaço de trabalho físico onde você se senta para trabalhar é um importante gatilho subconsciente para fazer com que seu cérebro se concentre.
Parece divertido levar seu laptop para trabalhar em um café charmoso, mas a verdade é que ambientes dinâmicos, como albergues, lanchonetes e bares de praia, distraem muito e dificultam o entendimento adequado para fazer as coisas.
Por outro lado a infraestrutura da casa que alugou também pode nãos ser das melhores, mas basta ter um lugar tranquilo para trabalhar com Wi-Fi estável, uma mesa e uma cadeira que não estraguem as costas (como é difícil encontrar boas cadeiras para trabalharmos) pode tornar suas horas de trabalho muito mais produtivas.

Compreender seu corpo

Esgotamento de viagens. Aconteceu conosco e no início ficamos sem entender direito porque estávamos tão cansados.
A verdade é que, para a maioria de nós, o estilo de vida nômade não é sustentável para sempre . E quando você estiver trabalhando fora da estrada, precisará de muito mais tempo em cada destino do que alguém simplesmente viajando a lazer. Você sentirá a necessidade do estilo slow travel.
É difícil fazer muito trabalho quando você está fazendo as malas e seguindo em frente depois de três ou quatro dias. Além disso, é difícil formar uma rotina quando você está constantemente em movimento.
Aprender a respeitar seu corpo, se dar dias de folga, de dormir até tarde e fazer quase nada é necessário. Um estilo de vida acelerado para conhecer mitos lugares pode parecer glamuroso, mas a fadiga da viagem é muito real.

0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário