Como ser Mais Produtivo - World by 2 - Dicas de Viagem

Como ser Mais Produtivo

Publicado em 19/08/2019

Hoje em dia, cada vez mais pessoas têm a oportunidade de trabalhar em casa. Há muitos benefícios em trabalhar em casa, como pular aquela viagem chata para o trabalho ou chefes constantemente olhando por cima do seu ombro, mas pode ser mais desafiador do que alguns imaginam. É difícil conciliar a vida doméstica com a vida profissional, sem mencionar a proximidade constante de sua cama. Há sempre uma tarefa que pode ser feita e às vezes tudo o que você quer fazer é simplesmente se jogar no sofá e não fazer nada, e não há ninguém lá para impedi-lo! Depois de três anos trabalhando em tempo integral em casa, descobri algumas dicas e truques para me ajudar a manter a produtividade e a sanidade ao trabalhar fora de casa.
dicas viagem
É verdade... mas se você não fizer o trabalho, esse estilo de vida dos sonhos chegará ao fim rapidamente. Não deixe de ler: Sobre Trabalhar pela Internet.
Então, ser produtivo enquanto viajamos é necessário para que possamos aproveitar sim a vida que decidimos ter.
Hoje, quero compartilhar algumas dicas sobre produtividade no trabalho remoto:

Crie um cronograma

A dica número um que eu dou aos nômades digitais novatos é sempre criar e manter um cronograma. 
Quando você está em um lugar novo, a rotina e a agenda são as últimas coisas que você quer pensar. Mas sem qualquer estrutura para os seus dias, você vai perder a noção do tempo e ficar para trás com o trabalho muito rapidamente.
Crie um cronograma para manter-se organizado e permanecer no caminho certo.
Soa chato, mas funciona e é especialmente útil nos dias em que seu cérebro se sente um pouco enevoado e você não sabe em que você deve trabalhar.
Não precisa ser nada complicado, simplesmente listar as tarefas em que você trabalhará todos os dias e quanto tempo você planeja gastar em cada uma delas. É um hábito simples, mas pode ser uma mudança total na sua produtividade.

Defina uma lista de tarefas diárias

Quando você trabalha em casa, o dia pode passar muito rápido, então gosto de criar uma lista de tarefas obrigatórias de no máximo quatro itens. Claro que pode haver mais coisas na minha lista de tarefas, mas criar uma pequena lista diária obrigatória me mantém focado nos itens mais importantes. E depois de riscado um, gosto de me premiar com uma pausa. Isso me mantém motivado para fazer mais e me faz sentir como se tivesse realmente realizado algo no final do dia.

Tenha horas definidas

Continuando a partir do ponto anterior - especifique os dias e as horas que você planeja trabalhar e cumpra-os. Defina suas horas de trabalho e de descanso. Nós costumamos definir por semana, desta forma, se um dia a preguiça for maior, nós podemos compensar no outro dia. 
Eu sou uma pessoa noturna, Rogério é uma pessoa matutina, então ele prefere trabalhar mais pela manhã, enquanto eu sou mais produtiva a tarde. Aproveite ao máximo seu cérebro e energia para trabalhar no melhor momento, então se você se adiantar, poderá ter mais tempo livre para curtir.

Crie um espaço de trabalho dedicado

Encontre um espaço dedicado, livre de distrações para fazer a maior parte do seu trabalho. Nós sempre alugamos airbnbs com mesa de trabalho e deixamos todos nossos itens de trabalho nesta mesa. Isso evita ficarmos no sofá ou na cama e ter itens de trabalho espalhados pela casa.
Se você planeja trabalhar em um espaço de coworking, não precisa de um espaço dedicado, pois normalmente eles têm essas configurações.
Mas se você estiver trabalhando em casa, precisará tentar criar um espaço apenas para o trabalho. 
Algumas pessoas gostam de trabalhar na sala de estar ou na cozinha, e tudo bem, o que quer que funcione para você, contanto que você possa ser produtivo.

Faça pausas

Você já se viu olhando para a tela do seu computador - imaginando em que diabos você estava trabalhando e sem perceber quanto tempo se passou?
Isso é o que acontece comigo quando não faço pausas. Eu acho que é uma boa ideia continuar, mas depois de um tempo, minha mente está esgotada e eu não consigo me concentrar.
As pausas são cruciais para manter a produtividade e manter o ímpeto sem perder tempo.
Nós costumamos intercalar dias inteiros de trabalho em casa com dias visitando e conhecendo lugares novos. Para nós o importante é cumprir nosso cronograma semanal, de forma que ao terminar a semana, a gente consiga se sentir grato por conseguir ter trabalhado e também passeado.

Saiba quando desligar

Trabalhar em casa significa que seu trabalho está sempre acessível para você, mas isso não significa que você deve voltar a qualquer momento que uma tarefa vier à mente. Desligue o computador no final de cada dia e tente não abri-lo novamente até o próximo dia útil. Se surgir algo urgente, anote para resolver o problema logo de manhã.

Ok, pessoal, esta é a minha pequena lista de dicas sobre como me manter produtivo trabalhando em casa. Que dicas você acha úteis quando trabalha em casa?  

Veja também

0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais vistos da semana