Guia | Conceitos de Fotografia com Smartphone - World by 2

Guia | Conceitos de Fotografia com Smartphone

Publicado em 13/01/2020

Conceitos básicos de fotografia de viagens com smartphone

Quando você tira fotos para amigos, família ou até mesmo seu feed social, quanto tempo você dedica a tirar a foto perfeita? Provavelmente não muito. Mas se você quiser se tornar um fotógrafo melhor, precisará começar a pensar mais antes de pressionar o botão do obturador. 
Vamos falar sobre alguns princípios básicos da fotografia que ajudarão você a tirar fotos melhores.

Neste guia, estamos abordando:

- Conceitos básicos de fotografia para viagens com smartphone
fotografia foto dica viagem

Regra dos terços

A premissa básica da Regra dos terços é que você divide seu quadro em terços, horizontal e verticalmente. Agora você coloca seus objetos principais nas interseções desses pontos. Ao fazer isso, sua composição será instantaneamente melhor (veja a foto deste post). 
A maioria dos telefones possui uma grade já integrada que você pode usar ao tirar as fotos; portanto, verifique suas configurações para ativá-las. 

Luz 

A luz é a chave para a fotografia; isso pode ter um grande impacto na aparência das suas imagens. Você normalmente precisa controlar a iluminação da sua foto, mas com o telefone, ele faz muito do trabalho para você. Com um simples toque na tela no aplicativo da câmera, você também poderá alternar a configuração de brilho. 
Aproveite também a luz natural e a hora de ouro - uma hora após o nascer e antes do pôr do sol - e a hora azul - os 30 minutos antes do nascer do sol e depois do pôr do sol. Pense em como a luz afeta sua foto. 

Foco 

Enquanto algumas fotos podem ter propositalmente uma aparência embaçada, você deve garantir que suas fotos sejam nítidas ou que pelo menos o assunto principal esteja focado. Para obter imagens nítidas em seu telefone, basta tocar na tela que o assunto será focado automaticamente. 
Além disso, verifique se a lente está limpa e sem marcas de dedos. 
Alguns telefones têm um modo retrato que permite criar um fundo mais suave, imitando uma profundidade de campo rasa. Mas fique atento: os modos de retrato são ótimos para capturar pessoas, mas às vezes o desfoque pode acabar na área errada e sua foto acaba parecendo estranha. 

Não dê zoom 

A função de zoom no seu telefone é o zoom digital. O zoom óptico é o que você encontrará com uma DSLR e uma lente. Mas o zoom digital é um processo de imagem na câmera e cria imagens de baixa qualidade. 
Portanto, se você quiser enquadrar melhor sua foto, precisará se aproximar do assunto. Ou tire a foto e depois recorte-a na edição.

Olhando para trás ao longo dos anos de fotos que já tirei, já certei e errei em várias delas. A beleza da fotografia digital é que você pode excluir as que não deseja se acabar tirando cinco fotos da mesma coisa.
Mas continue praticando. A maioria das pessoas não é "dotada" de boa composição; outros têm que treinar seus olhos para ver as coisas de uma nova maneira. E que melhor maneira de praticar do que através do seu smartphone que está bem aí na sua mão?

Aqui estão algumas dicas rápidas para melhores composições de fotografia de viagens para smartphones:

- Tome cuidado especial para que sua foto seja reta e as linhas da foto sejam retas
- Lembre-se da regra de terços ao colocar seu assunto
- Procure molduras naturais para o seu assunto
- Procure por objetos de fundo que distraiam e atrapalhem a foto
- Mude seus ângulos.
- Tente usar a função HDR para qualquer assunto que não seja humano, para capturar a melhor faixa dinâmica de cores.



1 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Um comentário:

  1. Adorei o Guia com as dicas de fotografia, na maioria das vezes estou só com o celular e suas dicas me ajudaram muito.

    ResponderExcluir



Mais vistos da semana