Rituais, Festivais e Cerimônias pelo Mundo (I) - World by 2 - Dicas de Viagem

Rituais, Festivais e Cerimônias pelo Mundo (I)

Publicado em 10/01/2020

Seja uma celebração religiosa, um ritual para marcar a mudança da estação, um rito para afastar o mal ou para manifestar boa sorte, participar ou apenas observar as tradições culturais ao redor do mundo podem proporcionar uma experiência de viagem inesquecível.
Uma das coisas mais gratificante enquanto se viaja pode ser participar de um ritual ou cerimônia local. Os festivais podem ser uma ocasião para piedade ou devassidão, abstinência ou indulgência - uma oportunidade para marcar um novo capítulo na vida ou comemorar aqueles que já passaram. Seja qual for a ocasião, participar ou apenas observar rituais e cerimônias pode ser uma maneira maravilhosa de aprender sobre outra cultura.

Leia também: Rituais, Festivais e Cerimônias pelo Mundo (parte II)

flor cerejeira japao

Festival da flor de cerejeira no Japão

O Ueno Park é um grande parque público localizado no centro de Tóquio e é o lar do mais espetacular Festival das Flores de Cerejeira (conhecido localmente como Hanami). Os terrenos eram originalmente parte do Templo de Kaneiji, que foi destruído no final do século XIX. Felizmente, os terrenos do templo foram transformados em um parque público.
Durante o Festival anual Cherry Blossom, residentes e turistas de Tóquio saem para ver as mais de mil cerejeiras que se alinham pelas ruas centrais do parque. Na cultura japonesa, o festival e o desabrochar das flores são um símbolo da nova vida, renovação e beleza da natureza em fuga.
O Ueno Park é o local ideal para visitar as pessoas, pois normalmente é preenchido com os habitantes locais apenas curtindo o belo clima e a paisagem. Durante a estação das flores de cerejeira, o parque fica com uma multidão de pessoas querendo ver as belas flores; portanto, chegue cedo. Não deixe de atravessar a ponte para a Lagoa Shinobazu, onde geralmente ocorre algum tipo de festival tradicional de comida de rua, especialmente quando o tempo está bom e durante a estação do festival.

festival cores india

Holi na Índia

Holi, conhecido como o festival das cores, é um dos maiores festivais da Índia. Holi acontece em dois dias. Na noite do primeiro dia, uma grande fogueira é feita e no segundo dia as cores acontecem. Holi é mais uma celebração na parte norte da Índia e cai depois da lua cheia no mês de março.
O festival é comemorado para marcar a vitória do bem sobre o mal. Segundo a história, neste dia, a malvada Holika tentou queimar seu sobrinho amoroso Prahalad, usando seus poderes especiais. Mas Deus salvou a criança e ela queimou no fogo.
Holi também marca o fim do inverno e a chegada da primavera. É um dos festivais que promove o conceito de igualdade entre diferentes classes e religiões na Índia, pois pessoas de todas as esferas da vida celebram e jogam cores secas e úmidas umas nas outras. A brincadeira com cores começa de manhã e continua até a tarde. Um grande almoço de pratos vegetarianos é servido depois. 
É aconselhável usar corantes naturais, mas às vezes as pessoas usam pós e líquidos coloridos feitos de produtos químicos. Para evitar os efeitos, os participantes devem aplicar uma espessa camada de óleo no corpo e no cabelo antes de participar do Holi. É aconselhável também que as mulheres participem do Holi com um grupo de pessoas conhecidas. Este é um festival de felicidade comemorado com amigos e familiares, e os turistas são convidados a participar.

amsterdam dia rei

Dia do rei na Holanda

O Dia do Rei é um feriado nacional na Holanda para comemorar o aniversário do rei . A comemoração acontece todos os anos no dia 27 de abril e é marcada em todo o país, desde grandes cidades como Amsterdã até aldeias menores.
Como turista, a melhor maneira de se adaptar à multidão local é usar a cor nacional: laranja. Quanto mais louco, melhor. Use uma peruca laranja, chapéu, pulseiras, sapatos, calças, etc. Essa é uma das únicas épocas do ano em que os holandeses não julgam a roupa de ninguém. A família real holandesa tem o título House of Oranje, que explica a escolha da cor. O país inteiro se transforma em uma grande onda laranja de pessoas que estão festejando e se divertindo.
Mas, por favor, não deixe que informações o enganem: o dia do rei é comemorado no dia 27 de abril, a menos que caia em um dia: no Domingo. Nesse caso, é 26 de abril. No dia do rei, os canais de Amsterdã estão cheios de pessoas em barcos. Nas ruas, você encontrará algumas das maiores festas de rua que você já viu, e há mercados de pulgas por toda parte.
Tudo isso no aniversário de alguém que a maioria nunca conheceu! Divirta-se e, como dizemos em holandês, fijne Koningsdag (Feliz Dia do Rei).

oktoberfest alemanha

Oktoberfest em Munique, Alemanha

Há algo nos festivais que quase sempre proporcionam momentos incríveis - muita gente, cheia de tradição e uma experiência incrível. Claro, a Oktoberfest não é exceção. Realizado todos os anos em Munique por pouco mais de duas semanas entre setembro e outubro, o evento traz um afluxo de mais de seis milhões de pessoas para a cidade todos os anos.
Desde a sua origem em 1810, um grande componente da Oktoberfest envolveu a cultura única da Baviera, o estado no sul da Alemanha onde o evento é realizado. Embora conhecido pela cerveja, a Oktoberfest também oferece um ambiente incrível com enormes feiras cheias de barracas, jogos, atrações e comida deliciosa.
Se você é turista, que tal ficar imerso na festa e comprar um dirndl ou lederhosen (vestimenta tradicional da Oktoberfest). Como toda a cidade de Munique fica muito movimentada nessa época do ano, é sábio reservar uma acomodação com bastante antecedência. Por fim, chegue cedo todas as manhãs para garantir uma mesa na tenda de sua escolha. Existem inúmeras entradas para o recinto; portanto, se a entrada principal estiver lotada, continue caminhando para uma das entradas laterais.

purificaçõ bali indonésia

Ritual de purificação em Bali, Indonésia

Se você está procurando uma experiência única em Bali, o ritual de purificação no Templo Tirta Empul pode ser para você.
Hindus balineses de toda a ilha vêm ao Templo Tirta Empul para se submeter ao ritual de purificação, que envolve o uso de água benta para purificar a mente, o corpo e o espírito . O templo é dedicado a Vishnu, o deus hindu da água, e existe há mais de mil anos.
O ritual de purificação em si consiste em vários passos, incluindo meditar, fazer uma pequena oferta e purificar-se sob os diferentes bicos ou fontes de água benta. Cada bico tem um significado diferente, um propósito diferente - e, por esse motivo, é importante que o ritual seja realizado corretamente.
Intrigado com o ritual de purificação? Atualmente, os turistas podem realmente participar do ritual de purificação, mas é importante seguir os passos o mais próximo possível e respeitar o ritual em si. É uma experiência única que você não vê todos os dias, e algo que recomendamos para quem gostaria de aprender mais sobre a cultura hindu balinesa. 

*Planeje sua viagem:

- Encontre passagens pela Passagens Promo
- Encontre onde ficar com a Booking.com
- Faça seu seguro viagem com a Seguros Promo
- Reserve uma casa pelo Airbnb
- Alugue um carro com a RentCars
- Já saia com internet no celular com a EasySim4U
* Usando os sites parceiros, nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog sempre atualizado!
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais vistos da semana