Como Gerenciar Dinheiro em Viagem - World by 2 - Dicas de Viagem

Como Gerenciar Dinheiro em Viagem

Publicado em 30/03/2020

Este post fala sobre algumas opções para você gerenciar seu dinheiro enquanto viaja pelo mundo! Ao viajar para o exterior, a parte do planejamento financeiro sempre pode ser uma dor de cabeça. Taxas de câmbio e taxas de transação estrangeira são apenas o começo. Como nômade digital, o que você deve considerar pode se tornar ainda mais confuso.
transferwise
Alguns dos países que você pode visitar também terão tendências de transação diferentes das que você está acostumado. Por exemplo, quando chegamos na Ucrânia, gastamos um tempo para compreender os caixas eletrônicos. 
Se você trabalha enquanto viaja, além de usar um banco para fazer pagamentos e sacar dinheiro, é importante garantir que você seja pago pelos seus clientes. Você deve ter a certeza de escolher uma instituição financeira que melhor o atenda.
Agora que você entende por que é importante selecionar uma instituição financeira com cuidado, você deve fazer uma lista do que você quer que ele faça. Para ajudar você a começar, aqui está uma seleção preliminar de tópicos a serem considerados:

Taxas de transação no exterior - Quais são as taxas da instituição pelo uso do seu cartão em países além do seu? Essas taxas podem variar e aumentar rapidamente se você usar o cartão com frequência.
Taxas de câmbio - algumas instituições cobram taxas além das taxas de câmbio. Outros bancos,  cobram apenas taxas adicionais nos finais de semana ou para tipos específicos de moeda.
Acessibilidade - Você pode usar seu cartão de débito em qualquer caixa eletrônico estrangeiro ou está limitado apenas às principais instituições bancárias estrangeiras? Se você planeja usar exclusivamente seu cartão de crédito, precisa ter um número de PIN para isso? 
Gerenciamento de cartão - O que acontece se o seu banco suspeitar de fraude e congelar o seu cartão? Ou, o que acontece se o seu cartão desaparecer? Qual é a política deles para substituir o cartão se você estiver no exterior? Qual é o tempo de entrega esperado? 
Renda - Como nômade digital, você está trabalhando duro pelo dinheiro. Ser capaz de receber esse dinheiro com facilidade é essencial. 
Atendimento ao Cliente - A empresa fornece atendimento ao cliente 24/7? Como eles se comunicam? Se eles exigirem uma ligação exclusivamente de telefone fixo e você não puder usá-lo, isso pode ser um problema.
Tranquilidade - O banco é segurado por um órgão governamental ou eles têm alguma garantia de que, caso seus negócios falhem, você não perderá seu dinheiro?

Com tudo isso em mente, vamos dar uma olhada em algumas das opções que podem te ajudar:

A Remessa Online permite que as pessoas tenham uma vida global, com serviços financeiros que não são limitados a fronteiras. A Remessa Online é a primeira plataforma independente 100% online a realizar transferências internacionais de um jeito simples, com menos burocracia e muito mais barato que um banco. 
O site é intuitivo e você consegue tirar suas dúvidas pelo atendimento online, tudo em português.

Assim como a anterior, a Transferwise se propõe a fornecer "contas sem fronteiras". Sua intenção é simplificar a transferência de dinheiro e evitar altas taxas de transferência de moeda. 
Essas contas aceitam 40 moedas diferentes. Isso permite que você receba pagamentos de todo o mundo. 
É gratuito abrir uma conta. Qualquer uma das taxas que eles têm é de fácil acesso para leitura, o que significa que nada está oculto.

N26

O N26 é um banco móvel com sede em Berlim, Alemanha. Suas contas vêm com um cartão de débito físico (Mastercard), que pode ser usado em qualquer caixa eletrônico para sacar dinheiro. Funciona com Google Pay e Apple Pay, e eles trabalham com a Transferwise para trocas de moeda. O melhor é que você não precisa ser um cidadão europeu para ter uma conta N26, apenas um endereço na Europa para o envio do cartão.

Conclusão

Para resumir tudo o que escrevi hoje, a maior lição que posso recomendar é assistir os vídeos que indicamos e tirar suas dúvidas no atendimento de cada site. Eu recomendo reservar um tempo para considerar o que você precisa que sua instituição financeira faça por você. Você precisa ser pago? Você precisa transferir dinheiro? Quando se trata de dinheiro, encontrar a melhor forma de pagar o mínimo possível de taxas fará com que sua jornada de nômade digital seja muito mais confortável.

Veja também

Como levar e administrar dinheiro em viagens internacionais
Mais artigos sobre nomadismo
8 comentários via Blogger
comentários via Facebook

8 comentários:

  1. Como não sou nômade digital, apenas uma turista ocasional, com duração máxima de 15 dias a cada viagem, minha opção é sempre levar dinheiro em espécie (assim controlo melhor os meus gastos e quando acaba a viagem, já não devo mais nada) e cartão crédito para alguma emergência, mas raramente eu uso. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando viajamos de férias também sempre optamos por dinheiro em espécie.

      Excluir
  2. Não fazia ideia de todos esse itens a serem observados para gerenciar o dinheiro numa viagem, principalmente para quem vai ficar fora por mais tempo. Imagino que as dicas servem não só para nômades digitais, mas também para quem vai ficar fora para um curso, por exemplo. Muito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Essas opções são ótimas para quem fica mais tempo em viagem ou até para quem viajar várias vezes por ano, para vários destinos.

      Excluir
  3. Qual dessas três formas de remessa online você usou já? Se usou as três, recomenda qual?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já usamos Remessa Online e Transferwise e nosso cartão para uso internacional é sempre o N26! Economizamos muito em taxas usando essas ferramentas.

      Excluir
  4. ótimas dicas para Gerenciar Dinheiro em Viagem, de fato precisamos cuidar bem dessa parte senão pode interferir em tudo.

    ResponderExcluir
  5. Muito boas as dicas, não só para viagem longa, mas também para emergências precisando de dinheiro em qualquer viagem!

    ResponderExcluir

Mais vistos da semana