Prós e Contras dos Espaços de Coworking - World by 2 - Dicas de Viagem

Prós e Contras dos Espaços de Coworking

Publicado em 20/04/2020

Neste post, falaremos sobre os prós e contras dos espaços de coworking. Os espaços de coworking estão ganhando popularidade à medida que mais e mais pessoas e empresas gravitam em direção a opções de trabalho remoto.
o que é coworking

O que é um espaço de coworking? 

Nos termos mais simples, é um espaço de escritório compartilhado ou comunitário que pode ser alugado ou acessado por meio de uma associação por diferentes períodos de tempo. Dependendo do espaço, você poderá pagar para usá-lo durante o dia, por uma semana, por um mês ou até mais. Outras pessoas com diferentes formações de trabalho também alugam o espaço de acordo com seus próprios termos; portanto, pode haver outros usuários regulares e pessoas de passagem. 
Pode haver muita variedade entre os espaços de coworking, assim como entre os escritórios comuns. Eles têm diferentes comodidades, configurações, opções de espaço privado ou de reunião e muito mais. 
Embora haja alguns benefícios óbvios em ter um espaço para escritório, os espaços de coworking podem não ser para todos. Vamos dar uma olhada nas vantagens e desvantagens, para poder determinar qual é a melhor solução para você.

Os prós e os contras dos espaços de coworking

Vantagens

Internet
Para um trabalhador remoto, o acesso à Internet é uma necessidade vital e, portanto, é uma das maiores vantagens de um espaço de coworking. Normalmente, eles não oferecem apenas uma conexão à Internet confiável, mas geralmente é uma configuração superior à que você teria em casa ou em uma cafeteria com modem e roteador de alta qualidade, velocidades mais rápidas e melhor segurança. 
Embora o Wi-Fi gratuito possa ser encontrado em muitos lugares, muitas vezes não é a melhor opção se você estiver preocupado em manter suas informações seguras. O wifi gratuito também pode sofrer com a velocidade de download, dependendo da qualidade da rede e de quantas outras pessoas estão conectadas ao mesmo tempo; dependendo da natureza do seu trabalho, você pode precisar de uma conexão mais rápida.

Equipamentos e suprimentos
Ter uma configuração profissional com mesa de escritório, impressora, material de escritório e outras necessidades comerciais é outro benefício dos espaços de coworking. Alguns até têm equipamentos de vídeo e som de alta tecnologia disponíveis. Como nômade digital, é impraticável possuir uma impressora ou transportar equipamentos pesados ​​e material de escritório. Assim, ter acesso a eles através de um espaço de coworking pode ser um bônus.
Dependendo do tipo de negócio que você administra, um espaço de coworking que ofereça acesso a equipamentos de boa qualidade pode valer o preço da entrada em si. Transportar equipamentos caros e pesados ​​como um nômade digital é arriscado e pouco prático. Sempre há a possibilidade de roubo ou dano quando você viaja com equipamentos. 
A maioria dos nômades digitais não precisa se encontrar com os clientes pessoalmente, mas no caso de você precisar se encontrar com um cliente em potencial ou ter uma videoconferência, pode valer a pena ter acesso a um espaço profissional. Certamente aumenta sua credibilidade.

Espaço privado
Dependendo da sua hospedagem, você pode não ter espaço para trabalhar em sua casa temporária. A acomodação compartilhada também pode causar distração ou ruído, o que torna impraticável o trabalho com eficiência. Os espaços de coworking costumam ter salas privadas e até à prova de som, perfeitas para trabalhar independentemente, sem distrações ou participar de chamadas sem poluição sonora de colegas de quarto/casa barulhentos. No entanto, isso pode variar entre os espaços de coworking, por isso é bom verificar.
Mesmo se você não tiver um escritório particular em um espaço de coworking, alguns oferecem os benefícios dos serviços de correio, para que você possa entregar suas correspondências lá. Isso serve como um endereço designado que pode ser mais confiável que seu albergue, hotel, airbnb ou casa de família. 

Conexão e comunidade
Embora você possa inicialmente pensar no espaço do escritório como algo bastante monótono, os espaços de coworking costumam ser o oposto. Eles podem ser agitados de criatividade com outros nômades digitais, expatriados, trabalhadores remotos e empresários usando o espaço para realizar o trabalho. Muitas pessoas podem prosperar com essa energia e também encontrar oportunidades de interagir e aprender com os outros. Ser capaz de trocar idéias com outras pessoas ou ter alguém com quem resolver problemas pode ser uma maneira eficaz de debater. Como se costuma dizer, duas cabeças (ou mais) são melhores que uma. 
Os espaços de coworking também costumam incentivar um senso de comunidade, organizando eventos sociais como churrascos, reuniões noturnas, passeios locais ou cafés da manhã. Isso pode ser particularmente útil no caso de você se sentir sozinho. É também uma ótima maneira de fazer conexões locais, conhecer novas pessoas e fazer amigos que moram em lugares diferentes ao redor do mundo.

Facilidades
Isso será diferente para diferentes locais de coworking, mas muitos oferecem comodidades exclusivas incluídas no custo de uma associação, como espaço para vestiários, lanches, espaço para animais de estimação, cozinhas americanas, aulas e eventos e muito mais. Algumas dessas “vantagens profissionais” rivalizam com as das empresas de tecnologia do vale do silício e podem tornar a vida no escritório como um nômade digital ainda mais maravilhosa.

Desvantagens

Distração
Enquanto um local cheio de criatividade pode ser um trunfo para alguns, dependendo do espaço ou do tipo de pessoa que você é, ele pode ser um pouco demais e te fazer distrair. Alguns nômades digitais se contentam com os espaços privados disponíveis ou mesmo com alguns fones de ouvido com cancelamento de ruído. No entanto, outros podem achar esse tipo de barulho muito chato.
Além de possíveis distrações visuais e auditivas, também pode ser perturbador ter pessoas por perto em geral. Quando essas outras pessoas estão no mesmo barco que você - trabalhadores remotos -, a tentação de conversar e compartilhar experiências pode ser alta. Se você sente vontade de se conectar com outras pessoas ou outras pessoas desejam se conectar com você, isso pode afetar sua produtividade se você gastar muito tempo batendo papo. 

Lugares para ir, pessoas para ver
Ter que ir a um espaço de coworking significa ter que realmente se preparar de manhã e fazer o trajeto até o lugar, o que pode ter sido algo que você estava tentando evitar em primeiro lugar, tornando-se um nômade digital. A menos que você tenha a sorte de encontrar um local de coworking perto de onde planeja morar, você acabará enfrentando um deslocamento no transporte público. Dependendo de onde você está morando no momento, pode não haver transporte público eficaz ou confiável, o que pode aumentar a frustração de ter que se deslocar.

Ambiente de escritório
Embora os espaços de coworking sejam frequentemente muito casuais, provavelmente você não vai até o local de pijama, então existem certas expectativas em um espaço de coworking até que muito parecidas com um escritório. Isso significa ter que fazer um nível de esforço para se preparar e montar suas coisas para ir ao seu espaço de coworking do dia. Também significa sorrir e cumprimentar seus colegas de trabalho quando você chega ao escritório. 
Dependendo das horas em que o seu espaço de coworking estiver aberto, pode ser necessário seguir uma rotina ou um cronograma. Se você estava procurando fugir do horário comercial, então isso pode ser muito parecido com uma rotina regular de escritório formal. Especialmente se você preferir explorar a cidade ou estar na praia durante o dia e depois refazer seu trabalho à noite.

Custo
As taxas para espaços de coworking geralmente são acessíveis, mas ainda é um custo que você precisa levar em consideração no seu orçamento. Isso pode ser especialmente desanimador quando existem alternativas gratuitas, como trabalhar de "casa" ou em uma cafeteria. Se você está apenas começando e/ou trabalhando com um orçamento apertado, pode ser muito tentador manter esse dinheiro no bolso.

Coworking é para você? 

Apesar desses prós e contras, a melhor maneira de entender se um espaço de coworking é o mais adequado é experimentá-los! Também é importante ter em mente que os espaços de coworking variam muito em lugares diferentes. Não há problema em encontrar um espaço que o receba ocasionalmente, nos dias em que talvez você precise do equipamento de escritório ou possa usar a empresa. 
Os espaços de coworking são um excelente hub para fazer conexões com outros trabalhadores remotos. Muitos dos eventos organizados pelos espaços de coworking também são abertos a não membros. Pode valer a pena conferir, mesmo para ver que tipos de eventos sociais eles realizam e que você pode participar.
Encontrar o espaço de coworking certo pode ser um trunfo para o crescimento de seus negócios como um nômade digital ou empresário, mas certamente não é uma necessidade. Existem muitas outras maneiras de administrar seus negócios sem usar espaços de coworking.
Não é difícil nos dias de hoje encontrar wifi grátis. A maioria das acomodações possui Wi-Fi gratuito ou de baixo custo, com qualidade suficiente para realizar o trabalho no conforto do seu hotel, albergue ou Airbnb.

Veja todos os artigos sobre nomadismo e trabalho pela internet aqui.
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais vistos da semana