Hospedagem | Hotel ou Airbnb? - World by 2 - Dicas de Viagem

Hospedagem | Hotel ou Airbnb?

Publicado em 23/04/2020

Uma dúvida que sempre fica na cabeça das pessoas é: Airbnb ou Hotel? Qual é a melhor opção? Ambos parecem boas opções e tem preços parecidos, então como escolher? 
Mas saiba que apesar de parecidos, são opções bem diferentes para estilos de viajantes diferentes.
Antes de tudo, se você não sabe o que é e como funciona o Airbnb, já explicamos no post - Airbnb | Como fazer sua primeira reserva.
airbnb melhor hotel
Vista do nosso apartamento do Airbnb em Chiag Mai, Tailândia

Agora qual a melhor opção para você? Depende. Para nós, passamos a maior parte do tempo em Airbnbs e não em hotéis. Vou explicar meus motivos, além dos prós e contras de cada um, abaixo. Lendo com calma você também vai conseguir escolher a melhor opção para você:

Airbnb x Hotéis: os prós e os contras

Preços
Esta é, sem dúvida, a principal razão pela qual normalmente preferimos o Airbnb: é MUITO mais barato! Além disso, os anfitriões do Airbnb normalmente oferecem descontos semanais e mensais, por isso, se você estiver hospedado em algum lugar a longo prazo, seria difícil encontrar um hotel com um preço melhor que o Airbnb.

Negociação
Ao contrário dos hotéis, com o Airbnb, você negocia diretamente com o host, e o host pode enviar uma Oferta Especial para você. Para obter uma Oferta Especial, você deve, antes de fechar a reserva, enviar uma mensagem ao host pedindo um desconto no valor, pergunte se ele estaria disposto a atingir seu orçamento mais baixo. Eu recomendo fazer isso sempre! Mas as chances de você conseguir algo realmente bom é se você estiver reservando no último minuto, porque é mais um ganha-ganha. Você precisa de um lugar para ficar, mas o anfitrião também precisa preencher essa vaga antes de perder totalmente o dinheiro. 

Vida local
Este é um grande atrativo para o Airbnb para muitos viajantes. Em vez de estar em um hotel cheio de outros viajantes, com o Airbnb, você pode ficar em um apartamento em um prédio cheio de moradores. É uma experiência completamente diferente e pode ser mais autêntica.
Você pode inclusive escolher ficar em um quarto na casa de um anfitrião e assim ter ainda mais contato com um morador local.
Pessoalmente preferimos locar a casa ou apartamento todo, mas mesmo assim já fizemos amizades com anfitriões que levamos para a vida até hoje.

O comportamento
Algo a ter em mente, como hóspede e anfitrião, é que o Airbnb possui um sistema de revisão, para que ambas as partes sejam incentivadas a manter seu melhor comportamento. Se um hóspede, por exemplo, é barulhento e faz festas no Airbnb, esse host pode dar uma classificação negativa e deixar uma crítica ruim, o que significa que será muito mais difícil obter a aprovação de outro host novamente.
E para os anfitriões, eles geralmente dependem muito da renda que ganham com o aluguel do seu espaço no Airbnb. É do seu interesse garantir que você esteja satisfeito, porque eles sabem que uma crítica ruim pode arruinar os negócios para eles.

Confortos
Nos hotéis você é normalmente mais mimado que em Airbnbs. Nos hotéis há quem troque suas toalhas e arrume a sua cama. Há inclusive excelentes opções de café da manhã. 
Já no Airbnb isso fica por sua conta, mas para alguns viajantes, como nós, preferimos assim e pagar mais barato, até porque somos contra a troca de toalhas e roupa de cama todos os dias por conta do impacto ambiental das lavagens.

Qual você deve escolher?

Quando se trata do debate entre o Airbnb e os hotéis, o que você escolhe realmente se resume ao objetivo da sua viagem, ao seu estilo de viagem e às suas preferências pessoais.

Algumas perguntas que podem te ajudar

- Você gosta de viver como um morador local quando viaja para um novo destino? Definitivamente tente o Airbnb.
- Você precisa se sentir mimado e ter acesso ao atendimento ao cliente 24/7? Um hotel atenderá melhor às suas necessidades neste caso.
- Você está na cidade em uma viagem de negócios? Provavelmente optar por um hotel. Para coisas como conferências de negócios, você normalmente obtém uma taxa com desconto no hotel onde a conferência é realizada, por isso parece mais profissional e econômico permanecer no hotel.
- Você está viajando pelo mundo com um orçamento apertado? O Airbnb pode te ajudar aqui (ou fique em um albergue e economize ainda mais!).
- Você está viajando com um grande grupo ou uma família? O Airbnb pode funcionar muito bem aqui, porque você pode alugar casas inteiras com muitos quartos. Como alternativa, você pode tentar conectar quartos em um hotel, mas acho que custará mais.

Espero que ajude você a decidir! E se você quiser experimentar o Airbnb, clique aqui para começar e ganhe um crédito no Airbnb para realizar a sua primeira estadia! Ou confira Booking.com, se você preferir um hotel.

Para mais dicas do Airbnb, verifique estas postagens


*Planeje sua viagem:

- Encontre passagens pela Passagens Promo
- Faça seu seguro viagem com a Seguros Promo
- Reserve uma casa pelo Airbnb
- Já saia com internet no celular com a EasySim4U
- Encontre onde ficar com a Booking.com
- Alugue um carro com a RentCars
* Usando os sites parceiros, nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog sempre atualizado!

0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais vistos da semana