Como Viajar Só com Mochila ou Mala de Mão - World by 2 - Dicas de Viagem

Como Viajar Só com Mochila ou Mala de Mão

Publicado em 04/06/2020

A ideia de viajar apenas com uma mochila ou mala de mão tornou-se muito mais amplamente adotada nos últimos anos. Todo esse conceito de “viaje mais com menos” é muito difundido entre os viajantes profissionais e nômades. 
Portanto, se você (como eu costumava ser) é um exagero compulsivo ao fazer malas, este post deve ajudá-lo. 
Desde o início dos anos 2000, mais e mais mochileiros começaram a se afastar da abordagem "normal" adotada para a mochila. Alguns ficaram obcecados com a quantidade de coisas que precisam levar quando fazem um mochilão. Antigamente falava-se em mochilas de 70, 80 litros, hoje o comum é levar cerca de 40 litros, algo em torno de 7 a 10 quilos. O que devemos lembrar é que não é uma competição. Ninguém ganha mais pontos por possuir menos coisas do que alguém! Não é por isso que fazemos isso.
viajar mala mão
Na nossa temporada de viagens 2019 viajamos com 1 mala média e 1 mala de mão e 1/4 do que levamos nem foi usado. Na temporada 2020 estamos viajando com 1 mala de mão de 8 quilos cada um.
Seja em uma mochila ou em uma mala de mão, o objetivo é carregar menos peso, menos bens materiais, nos permitindo viajar mais, explorar mais e diminuir o risco de ferimentos ou exaustão.

Os benefícios de viajar apenas com uma mochila ou mala de mão

Menos risco de causar dor nas costas, nos braços e no ombro. Além disso, menos tensão exercida sobre as articulações e os músculos. 
Menos peso significa mais energia e maior mobilidade para poder caminhar e explorar mais. 
Muito menos problemas e taxas nos aeroportos. Viajando apenas com uma mala de mão ou uma mochila dentro dos padrões de bagagem de mão, você não terá que esperar nas filas de check-in (é só fazer o check-in online) ou ter que esperar na esteira de retirada de bagagem quando chegar no seu destino. Tudo isso ainda tem o extra de não ter que pagar taxas de bagagem despachada, o que pode deixar suas viagens muito mais baratas.
As viagens domésticas entre cidades ficam muito mais fáceis (seja em ônibus, táxis, metrôs ou trens). 

Como viajar só com uma mochila ou mala de mão

Deixe o que não for essencial 

Você ficará surpreso com a quantidade de coisas que você leva em viagens que realmente poderia ficar sem (com bastante facilidade, devo acrescentar).
Sempre que estiver fazendo as malas, seja o mais rigoroso possível consigo mesmo. Com cada peça de roupa e todo equipamento, pergunte a si mesmo: "Eu realmente preciso disso?". "O que aconteceria se eu não levasse isso?" 
Espero que isso possa esclarecer o que é essencial e o que você pode realmente deixar para trás. 
A chave é distinguir a diferença entre o "preciso ter" e o "seria bom ter". Essa é uma habilidade que pode ser desenvolvida com a prática. 

Leve o que for leve

Os avanços tecnológicos, juntamente com a Internet, tornaram mais fácil do que nunca viajar com pouca bagagem (ou pelo menos com pouco peso). 
Para minimizar o peso das coisas que você traz, pesquise para onde você está viajando e faça uma lista de tudo o que você precisará. 
Como será o tempo? 
Que tipo de atividades você fará? 
Esses são os tipos de perguntas que você deve se perguntar durante a fase de pesquisa. 
Depois de saber o que você precisa trazer, comece a procurar os itens mais leves disponíveis. Por exemplo, nós costumávamos viajar com um estabilizador de celular grande e volumoso que ocupava 1/4 da minha mochila(não muito compatível com um estilo de vida nômade digital), mas decidimos vender o estabilizador e com o dinheiro trocar o celular por um melhor em termos de estabilização.
Pequenas mudanças como essa podem acabar fazendo uma diferença drástica quando se trata de quanto peso e espaço você economiza. 
Não deixe de ler o artigo Como Montar a Mala Perfeita.

Mantenha as coisas simples

O aspecto mais importante desse processo de bagagem reduzida é ​​a mudança de mentalidade pela qual você deve passar para que isso se torne fácil para você. 
A mentalidade que devemos aprender a desenvolver é de simplicidade. Depois que aprendermos a priorizar a praticidade e a eficiência em troca do excesso de luxo, todo o resto se encaixará. Isso não quer dizer que o luxo seja ruim, mas devemos priorizar a simplicidade primeiro. Concentre-se no essencial e, em seguida, o luxo pode ser um bônus adicional no final! 
Ao viajar pela primeira vez apenas com bagagem de mão, no início pode parecer difícil, mas quando a viagem acabar, você tem um sentimento de liberdade, como se você pudesse ir aonde quisesse com muito menos. 
Todo mundo tem necessidades diferentes quando se trata de itens de viagem. Alguns de nós podem não precisar de quase nada, com exceção de algumas trocas de roupa. Outros podem precisar trabalhar e exigirão laptops, câmeras e outros acessórios de viagem. 

Equipamento eletrônicos

Uma coisa que eu recomendaria: não priorize peso sobre qualidade. Ter equipamentos de alta qualidade pode tornar sua vida um milhão de vezes mais fácil durante uma viagem e é o único aspecto da viagem que eu não recomendo que você economize. O melhor cenário é que você pode adquirir um equipamento leve e de alta qualidade.

Antes de fazer sua mala

Só porque estamos tentando viajar o mais leve possível, não significa que queremos correr o riscos. É por isso que é tão importante fazer sua pesquisa. 
Portanto, certifique-se de trazer a roupa certa (você não quer trazer shorts e camisetas quando estiver nevando). Além disso, não esqueça coisas como filtro solar e repelente de insetos (para locais que precisam). 
Se você estiver viajando para algum lugar particularmente traiçoeiro, talvez seja necessário um kit de primeiros socorros. 
Fazer uma lista do que levar na bagagem é crucial. Anote tudo o que você precisa levar e volte a esta lista durante o processo de fazer a mala. 
Se você ainda não viu, aqui no World by 2 tem várias dicas de Como Montar sua Mala.

*Planeje sua viagem:

- Encontre passagens pela Passagens Promo
- Faça seu seguro viagem com a Seguros Promo
- Reserve uma casa pelo Airbnb
- Já saia com internet no celular com a EasySim4U
- Encontre onde ficar com a Booking.com
- Alugue um carro com a RentCars
* Usando os sites parceiros, nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog sempre atualizado!

0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais vistos da semana