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Dicas para Superar o Medo de Avião

Publicado em 11/06/2020

Muitas pessoas têm medo de voar. E com todos os "barulhos", "estrondos" e ruídos estranhos de motor, é fácil entender que algumas pessoas fiquem com medo de voar.
Para muitas pessoas, voar pode ser uma experiência que pode causar ansiedade. Isso pode ser causado devido a várias razões, como: medo do avião cair, alguma ansiedade pré-existente, medo de não estar no controle e uma má experiência anterior de voo, como turbulência.
medo avião
Você sente ansiedade antes de voar? Se você respondeu Sim, este artigo fornecerá maneiras de como lidar com a ansiedade de voar.

Entenda o que está causando seu medo

Se você tem medo de sofrer a terrível experiência de um acidente de avião, a sensação claustrofóbica de ficar preso em um avião ou se tem medo de ter um ataque de pânico a bordo, entender o seu medo é o primeiro passo para vencê-lo.
Algumas pessoas têm medo de altura, o que geralmente é associado ao medo de voar. Há aquelas que podem se sentir desconfortavelmente fora de controle ao voar. De um modo geral, o medo de voar é um tipo de transtorno de ansiedade; portanto, as técnicas usadas para acalmar as ansiedades também podem funcionar bem com esse medo.

Aprenda a controlar o medo

Se você sofre de ansiedade severa, provavelmente não presta muita atenção a todas as estatísticas sobre a segurança das viagens aéreas. Mas aprender sobre viagens de avião pode realmente ajudar muito. Se você nunca voou antes, descubra quais acontecimentos, sons e sensações são parte normal das viagens aéreas. Familiarize-se com a variedade de ruídos, solavancos e chacoalhões normais, mas estranhos, que você pode experimentar. Essa consciência pode ajudá-lo a ter menos medo de voar.
Lembre-se de que a maioria desses ruídos e solavancos estranhos ocorre durante a decolagem e o pouso. A parte principal do seu voo é geralmente muito mais suave.

Participe de um grupo de suporte

O medo de voar é uma ansiedade comum para muitas pessoas, e você pode encontrar inúmeras clínicas disponíveis para ajudá-lo a superar essa fobia. Um terapeuta também pode fornecer apoio individual e fornecer idéias sobre os vários exercícios para manter a mente calma durante o voo. Compartilhar suas experiências e medos com outras pessoas e chegar à raiz do problema pode trazer um conforto para sua ansiedade. Há muitos grupos de ajuda no facebook por exemplo.

Contrate um profissional

Se seus medos são realmente debilitantes e interferem em seu trabalho ou em viagens relacionadas ao trabalho, é hora de chamar um profissional. Psicólogos e/ou psiquiatras especializados em superar fobias, como o medo de voar, podem trabalhar com você para ajudá-lo a superar sua aerofobia. O profissional o ajudará a investigar seus medos para descobrir o que  o está motivando e fornecer ferramentas e técnicas para lidar com a ansiedade e o pânico. 
Se realmente não houver maneira de contornar isso, marque uma consulta com seu médico. Ele ou ela pode discutir a prescrição de um tranquilizante suave, medicamentos anti-ansiedade ou uma pílula para dormir. Muitas vezes, esses medicamentos podem ajudá-lo a relaxar e até dormir durante o voo.

Finja que o avião é um ônibus grande

Se todo esse aprendizado não o convenceu de que você vai ficar bem, o próximo passo é pegar um avião e fingir que vai ficar bem. Feche os olhos e imagine-se sentado em um ônibus leito e indo até o estado vizinho. Finja que qualquer turbulência é apenas uma estrada esburacada. Lembre-se de trazer muitas distrações, como um tablet, smartphone com fones de ouvido, livros, revistas ou qualquer outra coisa que mantenha sua mente ocupada. Ou pegue os fones de ouvido que a comissária vai te oferecer e assista ao filme a bordo.

Encontre uma distração

Filmes, música ou um bom livro são ótimas distrações que manterão sua mente focada em algo que não seja o seu medo de voar. Selecione suas músicas preferidas com antecedência e deixe-a pronta quando você entrar no avião. Se você gosta de filmes ou séries escolha e baixe alguns episódios ou filmes que o manterão entretido durante sua viagem.
Nós temos algumas sugestões de filmes e séries da Netflix.

Pratique técnicas de relaxamento

Se você não consegue se desvencilhar do medo, nem se distrair dele, considere aprender técnicas de relaxamento. Pratique exercícios respiratórios controlados e constantes. Feche os olhos e imagine que você está em outro lugar, como uma praia ensolarada e quente ou qualquer lugar que faça você se sentir calmo e feliz. Concentrar-se em pequenas técnicas como essas pode ajudá-lo a conquistar suas fobias imediatas.

Milhões de pessoas sofrem de medo de voar. Não deixe que o medo de voar atrapalhe seus planos e faça com que você perca oportunidades emocionantes. As dicas acima certamente ajudarão você a encontrar um alívio calmante e banir a ansiedade, para que você possa voar com calma e aproveitar as férias com as pessoas que ama, não importa o quão longe você viaje para estar com elas.

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