Holanda | Amsterdam - Distrito da Luz Vermelha - World by 2 - Dicas de Viagem

Holanda | Amsterdam - Distrito da Luz Vermelha

Publicado em 07/08/2020

Se estiver curioso sobre o famoso distrito da luz vermelha (Red Light District) de Amsterdã chamado De Wallen, ainda me lembro de como era surreal estar ali e gostaria de compartilhar com você a experiência que tivemos.
Nós já havíamos visitado uma rua de garotas de programa em uma cidade no interior de São Paulo, mas no entanto, o distrito da luz vermelha de Amsterdã é de alguma forma diferente. Semelhante, mas completamente diferente.
Ele tem um ambiente tão natural, onde nada é oculto e muitas vezes parecia um local tão... normal. 
red light amsterdam viajar
Provavelmente em parte devido à legalidade da prostituição na Holanda, os estabelecimentos têm grandes luzes de neon vermelhas anunciando os shows de sexo e há fileiras de quartos minúsculos com as meninas com pouca roupa, oferecendo seus serviços atrás de uma porta ou janela de vidro iluminada.

Atividades para entender o Red Light District


E quando eu disse que "parecia tão normal" é porque você percebe que é lugar 'turístico'. Você pode ver famílias passeando, ansiosas para ver a 'estranheza' deste local de vida noturna - e sim, havia até famílias com crianças. 
É claro que você também verá grupos de amigos fazendo uma leve algazarra e vez ou outra um homem negociando e conversando com uma garota (acertado o valor (em 2014 era de 40 euros - ele entra, uma cortina vermelha será puxada fechando a janela; uma vez terminado o ato, ele sai apressado). 
Grupos de meninas durante sua despedida de solteira também são comuns; provavelmente rindo e se atrevendo a assistir aos shows de sexo.
Mas o número de casais e grupos curiosos era muito maior. Havia até policiais em determinados pontos para garantir a manutenção da ordem pública. De fato, pode-se dizer que o distrito da uz vermelha é uma das áreas muito segura de Amsterdã, devido ao número de policiais, além dos guarda-costas (cafetões?) que as garotas de programa tem.

Eu pessoalmente sempre gostei da atitude liberal e tolerante de Amsterdam em relação a tudo isso, é por isso que eu queria ver por mim mesma como eles lidavam o fato de que algumas pessoas gostam de prostituição, drogas leves e pornografia. 
Mas, naturalmente, se você é o tipo de pessoa que odeia e julga esse tipo de coisa, você definitivamente vai acabar odiando.

História do De Wallen

A prostituição foi legalizada em Amsterdã em 2000, com o objetivo de regular os negócios, proteger as mulheres e garantir que o crime organizado, o tráfico de pessoas ou a lavagem de dinheiro sejam mantidos afastados.
Com isso, a prostituição se tornou uma espécie de "negócio legítimo", em que todas as meninas precisam ser registradas no governo com status de trabalhadoras independentes (para garantir também que não têm menos de 21 anos) e estão posicionadas na mesma faixa tributária que o de um guia de turismo. Então, sim, elas pagam impostos e precisam ser licenciadas oficialmente.
As meninas também têm o direito de escolher quais clientes receber e, se houver algum problema - disputa de dinheiro ou cliente ruim - elas sempre têm um botão de alarme em sua área que as conecta à polícia (lembra que eu disse acima que eles a polícia fica espalhados pelo distrito?).
No entanto, entendo que nunca iremos saber, apesar de todos os esforços do governo para regular esse negócio, se há meninas que ainda estão envolvidas no tráfico de pessoas (há uma grande chance de que ainda existam). 
Na maioria das vezes, isso parece ser um trabalho sazonal para algumas garotas que deixam seus países procurando trabalho rentável em um curto período e depois retornam com uma bela quantia em dinheiro.
As leis para prostituição variam na Europa, mas os oito países: Holanda, Alemanha, Áustria, Suíça, Grécia, Turquia, Hungria e Letônia tornaram a prostituição legal e regulamentada para que não haja espaço para exploração.

Onde fica a Red Light District

De Wallen ou De Walletjes está localizado na parte mais antiga da cidade, cobrindo vários quarteirões ao sul da igreja Oude Kerk e a 10 minutos a pé da Estação Central de Amsterdã. (Não há paradas de bonde nas proximidades, mas a estação mais próxima é Nieuwmarkt ).
Esse Distrito da Luz Vermelha consiste em uma rede de becos contendo aproximadamente 300 pequenas cabines alugadas por prostitutas.
Os canais antigos Oudezijds Voorburgwal e Oudezijds Achterburgwal passam pelas ruas principais do local. É nesses canais que você encontra a parte principal da Red Light. É fácil identificar, porque você verá os letreiros dos os estabelecimentos que fazem shows de sexo. Para ver mais 'janelas com garotas', você terá que andar pelas ruas e becos laterais.
distrito da luz vermelha amsterdam

O que você Pode ou NÃO Pode fazer em De Wallen?

- Regras número 1, 2 e 3: Você NÃO pode tirar fotos das garotas no Red Light District - isto é proibido e qualquer tentativa terá consequências. A garota fica brava e corre atrás de você, ou pior, seus guarda-costas ou 'cafetões' saem para pegá-lo. 
Enquanto andávamos por lá,, testemunhamos pessoalmente uma garota ficando brava com um cara que tirou uma foto dela; não sabemos o que aconteceu a seguir, mas ouvimos histórias que os cafetões garantem que a foto seja excluída ou pior, quebrem sua câmera ou o telefone. Portanto, é melhor que você respeite a privacidade das meninas.
- Cuidado com os seus pertences - o local é seguro com tantos policiais, mas ainda assim, devido à multidão, os furtos podem acontecer. Portanto, sempre tente ir em grupo ou pelo menos vá com alguém para não atrair atenção indesejada, especialmente nas ruas laterais.
- Não comece uma conversa com as garotas - se você não pretende fazer negócios com elas.
- Não compre maconha de revendedores - às vezes há pessoas que tentam vender drogas mais baratas por lá. NÃO compre. As'drogas leves', apesar de permitidas, só podem ser vendidas em 'coffeeshops'; portanto, se você as comprar do lado de fora, estará agindo fora da lei!
- Vá à noite - embora já exista meninas em suas janelas durante o dia, é menos animada. Para ter uma idéia melhor do distrito da luz vermelha de Amsterdam, visite-o durante a noite, quando estiver cheio de pessoas e as luzes de neon estiverem acesas para iluminar a área e os canais. 

Como são as garotas 

Todas estarão vestindo roupas provocantes (lingerie, biquínis, vestidos transparentes, etc.) exibindo seus corpos; algumas até usam roupas que se iluminam sob a luz neon de suas janelas. 
Nas ruas principais há até várias garotas gostosas e com aparência de modelo (sim, tenho que admitir que várias delas são lindíssimas).
Nos becos laterais ficam garotas e garotos que não podem pagar tanto por uma janela cara na rua principal. Pelos becos laterais, há todo o tipo de pessoa, todas as raças, sexo, cores, idade, peso e altura.
A maioria das garotas vai parecer entediada, ficam sentadas, em pé ou apenas olhando para os espectadores ou fica mexendo em seus celulares.
Às vezes você verá alumas dançando e sorrindo levemente. (uma delas sorriu e acenou para mim, fazendo sinal para eu e o Rogério entrarmos - eu fiquei 😱 e continuamos andando normalmente)

O que há para fazer no Distrito da Luz Vermelha

Para aqueles que gostam de coisas eróticas, há muitos shows de sexo e peep. Os três principais locais populares para esses eventos podem ser facilmente identificados por seus elementos distintos: o letreiro de elefante rosa da Casa Rosso (o mais antigo teatro de sexo ao vivo em Amsterdã), os letreiros vermelhos de Moulin Rouge (que não devem ser confundidos com o show francês), e o sinal amarelo de banana do Banana Bar (para quem procura mais interação).
Nós não fomos a nenhum desses shows, portanto, se você quiser saber o que exatamente acontece nesses lugares, precisará descobrir por si mesmo. Casais e grupos de meninas parecem ser o tipo de audiência geral que esses estabelecimentos recebem.
Para quem procura comprar algo (mesmo que lembrancinhas com a temática sexo), existem muitas lojas em De Wallen! Basta andar um pouco e você verá uma.
Você acha sex shops com itens para todos os gostos e há também a loja Condomerie que vende lembrancinhas de camisinha.

Resumindo

O distrito da luz vermelha de Amsterdã é um tipo único de local turístico e depende de você se você quiser testemunhar ou não. Lembre-se de que não é disso que Amsterdã se trata; é por isso que sugiro que você não visite isso no seu primeiro dia na cidade.
Como viajante, sentimos a necessidade de ir conhecer o local por nós mesmos. Rogério e eu ficamos cerca de 2 horas andando pelas ruas e observando o distrito.
Acima de tudo, respeite as garotas; elas podem ser profissionais do sexo, mas são humanas como você. Algumas delas optam por trabalhar lá, enquanto outras não têm escolha de fonte de renda.

*Planeje sua viagem:

- Encontre passagens pela Passagens Promo
- Faça seu seguro viagem com a Seguros Promo
- Reserve uma casa pelo Airbnb
- Já saia com internet no celular com a EasySim4U
- Encontre onde ficar com a Booking.com
* Usando os sites parceiros, nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog sempre atualizado!

0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais vistos da semana