Brasil | Guia Completo de Paraty - World by 2 - Dicas de Viagem

Brasil | Guia Completo de Paraty

Publicado em 28/08/2020

A cidade histórica de Paraty, Brasil, é um dos exemplos mais bem preservados de um assentamento colonial, com maravilhosas ruas de paralelepípedos, arquitetura em estilo português, uma grande variedade de locais históricos e um belo cenário de litoral.
Dito isto, existem algumas ótimas oportunidades de caminhadas aqui, juntamente com antigos caminhos coloniais reformados que costumavam atuar como a estrada para o ouro ser enviado de volta à Europa.
guia viagem paraty

Como Chegar

Paraty está localizada quase na metade do caminho entre as duas maiores cidades do país: o Rio de Janeiro fica ao norte, ao longo da costa e São Paulo na outra direção.
Isso facilita a visita a Paraty para ficar alguns dias ou como uma parada em um itinerário de viagem entre os dois destinos.

Vindo do Rio de Janeiro:
De ônibus: Paraty tem excelentes conexões de ônibus com o Rio de Janeiro e leva cerca de 4 horas. Os ônibus partem regularmente de qualquer cidade e são a forma de transporte mais econômica.

Vindo de São Paulo: 
De ônibus: Paraty tem excelentes conexões de ônibus com São Paulo e leva de 5 a 6 horas, dependendo do seu modo de transporte.

Como se locomover na cidade

A pé - O centro histórico de Paraty é ótimo para explorar a pé. O centro da cidade está fechado para carros, tornando a caminhada um livre de trânsito, fora do centro histórico pode ser difícil andar por aí devido à grande quantidade de tráfego. Abandone os chinelos e use tênis confortáveis, pois as pedras grandes tornam a caminhada um pouco difícil. 
De táxi - Os táxis podem ser caros dentro e ao redor da área histórica e não são medidos; portanto, você deve fixar o preço com antecedência. É melhor pedir ao seu hotel que providencie um para você, pois isso pode custar menos, pois na maioria das vezes eles fazem o que querem por metade do preço ou conhecem um amigo que o fará. 
Uber - como já sabem, nós sempre preferimos usar o Uber no lugar de táxis.
Nós fomos com carro próprio, e basicamente estacionamos na pousada que ficamos e fizemos quase tudo a pé.

Melhor época para visitar Paraty

A cidade de Paraty pode realmente ser visitada em qualquer época do ano, embora talvez seja melhor aproveitar fora da alta temporada e feriados quando as ruas estão mais calmas.
A cidade desfruta de condições climáticas boas e você a encontrará quente durante todo o ano. O verão pode ser bastante abafado, entre novembro e março, enquanto o inverno é mais ameno.
A maior parte da chuva cai durante o verão, e a primavera é geralmente a época mais popular para visitar devido às temperaturas mais baixas.

História

Nenhuma visita a Paraty é completa sem se imergir na história local, porque essa foi uma das cidades mais importantes da era colonial portuguesa.
Paraty ganhou destaque quando o ouro foi descoberto no interior no final do século XVII.
Estradas foram construídas para conectar os locais de mineração a Paraty, por onde poderiam transportar o metal precioso para o porto do Rio de Janeiro e de lá para Portugal.
No século XVIII, a cidade entrou em declínio e só recentemente, graças ao turismo, e o interesse pela arquitetura colonial notavelmente bem preservada, Paraty encontrou seu lugar no mapa novamente.
Todo este conhecimento local você pode obter fazendo uma Excursão Cultural pela cidade.
o que fazer em Paraty

O que fazer em Paraty

Paraty é protegida como Patrimônio Mundial da UNESCO e um patrimônio histórico nacional no Brasil, e quando você chegar, perceberá rapidamente que este é definitivamente um destino para os amantes da história, mas fora da cidade, há muitas grandes aventuras. 
Abaixo estão as melhores coisas para fazer em Paraty.

Centro histórico
O coração da cidade e a verdadeira razão para visitá-la é explorar o belo centro histórico. Datado das primeiras décadas da colonização portuguesa, é uma das cidades mais antigas e mais bem preservadas do país.
As ruas ainda são pavimentadas com paralelepípedos, tornando a caminhada um pouco cansativa nos tornozelos, mas proporcionando uma atmosfera verdadeiramente autêntica.
Muitos dos antigos edifícios coloniais ainda exibem seu caráter único e simplesmente conhecer a história enquanto você caminha por Paraty é uma das melhores coisas a fazer quando você visita.

Igrejas
As igrejas são algumas das atrações mais destacadas do centro histórico.
Há várias para ver pela cidade, com as mais antigas construídas no início dos anos 1700, no auge da corrida do ouro, com o dinheiro sendo investido para permitir a Paraty construir as primeiras igrejas de pedra.
A mais antiga, a Capela de Santa Rita, é de 1722 e agora abriga um pequeno e encantador museu.
A Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Bento data de 1725 e é intrigante, pois foi construída para ser usada pelos escravos que foram transportados pelo Comércio Atlântico de Escravos, dando ao local uma história assustadora.

Free walkig tour
Vocês já sabem o quanto adoramos walking tours!? Há um ótimo passeio a pé gratuito oferecido em Paraty de graça pela Free Walking Tour Paraty.
O passeio em português acontece todos os dias, exceto quarta, às 10h30 e 17h na Praça da Matriz (principal praça do centro histórico)
Este passeio dura cerca de duas horas e é ministrado por um guia local que viveu lá a vida toda. 
Achamos essa uma ótima maneira de conhecer a cidade de Paraty em nosso primeiro dia. O guia local indicará as coisas que você sentirá falta, apenas andando por si mesmo. 

Forte defensor perpétuo
Forte Defensor Perpetuo é outro grande pedaço da história para explorar enquanto você está visitando Paraty. 
O Forte foi construído porque a cidade precisava defender os lucrativos negócios dos muitos piratas e assaltantes que se escondiam nas baías e ilhas próximas ao longo da costa, esperando a chance de atacar e roubar o ouro.
O forte português está bem preservado, tendo sido reconstruído novamente no século XIX. Você pode caminhar pelas muralhas e visitar o intrigante museu de história encontrado dentro das muralhas.
Eles oferecem uma grande visão da história colonial de Paraty e dos ataques piratas sofridos durante a era do ouro. Você também pode encontrar canhões antigos e mais artefatos no forte.
Curiosamente, este foi apenas um dos sete fortes a serem construídos para defender Paraty, mas este é o único que sobreviveu até hoje em um estado tão bem preservado.

O caminho do ouro
O Caminho do Ouro ou a Trilha do Ouro era uma estrada de pedra que levava das minas de ouro até Paraty, onde o ouro poderia ser exportado.
Era a linha de vida econômica da cidade e era importante para a economia do Brasil colonial, mas sofria ataques de piratas.
Por esse motivo, a trilha acabou em desuso, pois se tornou muito perigosa de usar, e o ouro teve que encontrar outro caminho através das montanhas.
Hoje, a Trilha do Ouro é uma importante atração turística em Paraty, oferecendo aos visitantes um passeio histórico único que os expõe à intrigante história da região.

Trindade
Paraty não é apenas sobre a história, e se você precisar de uma pausa para relaxar, você pode ir até a vila à beira-mar de Trindade.
Com a floresta tropical de um lado e as praias de água azul clara do outro, é uma ótima oportunidade para relaxar.
Demora cerca de uma hora para chegar saindo de Paraty e você pode caminhar, mergulhar com snorkel ou simplesmente fazer nada.
Precisamos dizer que o local não foi nosso preferido, mas para quem curte uma vibe mais "relax" vai gostar.

Passeios de escuna por Paraty
No porto principal de Paraty, há um longo cais com barcos coloridos alinhados, prontos para navegar em uma expedição diária por algumas das mais belas paisagens naturais. 
Não há melhor maneira de explorar as ilhas próximas a Paraty do que tomar uma caipirinha e decidir se a praia é onde você deve ancorar. Cada passeio de barco dura cerca de quatro horas.
Existem algumas opções diferentes de passeios que incluem um grande barco de festa até barcos particulares. Mas, é melhor reservar com antecedência. 
Um dos passeios mais populares e o que fizemos é onde você navega pelas Ilhas em um grande barco com várias pessoas.
Nós relaxamos a bordo tomando caipirinha e de vez em quando o barco para você nadar e mergulhar em locais incríveis.
Experimentamos alguns lugares lindos de Paraty, praias cobertas por palmeiras altas e cercadas por águas cristalinas. 
Nosso local preferido foi a Lagoa Azul!

Mergulho
Paraty também pode ser um belo destino para a prática de mergulho, pois a grande baía em que a cidade está construída está cheia de belas ilhas e ambientes marinhos espetaculares.
Muitos passeios de barco acontecem regularmente, pulando pelas ilhas de um lugar para outro e visitando praias isoladas em torno de Paraty, onde você podemergulhar com snorkel em ambientes subaquáticos.
Várias empresas também realizam operações de mergulho em Paraty, com uma maravilhosa variedade de locais de mergulho próximos à própria cidade, oferecendo a chance de todos os níveis de mergulhadores aproveitarem o local, desde mergulhos rasos para iniciantes na praia até mergulhos mais profundos no mar. 

Cachoeiras
Essa é uma das melhores coisas que fizemos em Paraty. Exploramos o Parque Nacional Serra da Bocaina, exploramos  algumas das melhores cachoeiras do Brasil, como a Cachoeira Poço do Tarzan e Cachoeira do Tobogã. 
Aproveitamos e paramos para provar algumas bebidas em uma das duas destilarias locais de cachaça durante nossa viagem pelo Caminho do Ouro.
dicas viagem paraty rio de janeiro

Compras em Paraty

A maioria das lojas de artesanato produtos locais podem ser encontrada no centro de Paraty, mas existem algumas ótimas ao longo da estrada entre Party e Cunha . 
Você também encontrará algumas ótimas lojas que oferecem cachaça de muito boa qualidade. Também existem ótimas lojas de arte e pinturas de artistas locais.

Praias de Paraty

Em Paraty há praias para surfar, velejar, nadar e apenas relaxar.
Abaixo listamos as principais praias de Paraty e arredores para que você possa planejar sua escapada na praia enquanto estiver pela cidade:
Melhores praias de Paraty: 
Cão Morto - A principal praia da cidade 
Barra do Corumbé - Uma praia menor da cidade, com ótimos restaurantes de frutos do mar.
Praia do Pontal - Uma praia menor da cidade, com ótimos restaurantes e dança à noite. 
Meio - É uma praia popular para nadar. 
Praia de São Gonçalo - Ótimas águas calmas para nadar ou simplesmente mergulhar. 
Praia de Jabaquara - Cheia de vida selvagem. 
Cepilho - É uma ótima praia para surfar. 
Praia Grande - Esta praia está localizada em uma vila próxima que oferece um ótimo mercado de peixe. 
Praia de Jabaquara - Esta praia está localizada em uma vila próxima que oferece ótimos surf. 
Praia Jurumirim - É uma praia pequena e popular, acessível apenas por barco. Não há estruturas e não é muito lotada. 
Praia da Lula - Local incrível, só é acessível de barco. A praia é uma das melhores da região. 

Onde ficar em Paraty

Com a parte histórica da cidade sendo o principal ponto focal para os visitantes, as ruas internas da cidade podem estar lotadas e barulhentas o tempo todo.
Por isso, decidimos ficar em uma pousada fora do centro histórico, mas que pudéssemos ir e voltar do centro a pé e concluímos que foi realmente a solução perfeita. 
Ficamos na Pousada Laguna Blue, localizada a cerca de 1km do centro, fomos capazes de fugir do barulho das ruas movimentadas durante a noite. 
Esta pousada era muito limpa, com ar-condicionado e com os quartos localizados de frente à piscina. 
Nota: É melhor reservar sua acomodação com antecedência. Não espere até o último minuto. Muitos dos hotéis e pousadas têm apenas alguns quartos (a pousada que ficamos tem 14 quartos). 

Outros lugares recomendados para ficar em Paraty Brasil: 

Veja também


*Planeje sua viagem:

- Encontre passagens pela Passagens Promo
- Faça seu seguro viagem com a Seguros Promo
- Reserve uma casa pelo Airbnb
- Já saia com internet no celular com a EasySim4U
- Encontre onde ficar com a Booking.com
* Usando os sites parceiros, nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog sempre atualizado!

0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais vistos da semana