Guia de Planejamento para Viajar pelo Mundo - World by 2 - Dicas de Viagem

Guia de Planejamento para Viajar pelo Mundo

Publicado em 10/08/2020

Venda sua casa, guarde todos os seus pertences, saia do emprego e diga adeus aos seus entes queridos. Parece fácil, certo? Errado. Com toda a honestidade, antes de sair para uma aventura de viajar pelo mundo, você estará estressado meses antes e constantemente se perguntando: Estou tomando a decisão certa? A resposta: Você só vai saber se for! 
viajar pelo mundo
Preparar-se para viajar ao redor do mundo pode ser estressante. No entanto, quando você estiver na estrada, muitas das suas tensões desaparecerão! As pessoas que você conhecerá, os pontos turísticos que verá, a variedade de alimentos que irá provar e as experiências que terá ao longo do caminho são lembranças que nunca esquecerá. 
Decidir largar tudo e viajar pelo mundo pode parecer um sonho impossível. Mas não! Se pudemos fazer isso, qualquer um pode fazê-lo.
Reunimos esta lista de etapas que você precisará executar para tornar realidade seus sonhos de viajar pelo mundo.

O primeiro passo é perceber (ou admitir) que você deseja tirar mais proveito da sua vida . Sentar-se em um escritório das 8h às 17h e gastar seu dinheiro arduamente ganho em coisas materiais é muito bom se você encontrar uma carreira que ama e aprecia esse tipo de estilo de vida. Não há certo ou errado, o importante é que no final das contas, você se sinta bem fazendo isso.
Ou você pode trabalhar online e viver viajando pelo mundo.

Para nós, precisávamos de algo diferente. Esse estilo de vida típico não ia dar certo! O próximo passo é dar uma olhada na sua situação financeira . Você tem dinheiro suficiente para viajar pelo mundo? O orçamento que você precisará para uma viagem ao mundo dependerá muito de onde você está indo e que tipo de estilo de viagem você terá. 
Se você está com pouco dinheiro, há outras maneiras de contornar esse problema. O mais óbvio é vender seus ativos (casa, veículos, móveis, dinheiro em algumas ações, etc.) mas há também muitas outras opções de conseguir gerar renda enquanto viaja.
Não permita que o pouco valor em sua conta bancária o impeçam de viver seu sonho, onde há vontade, há um caminho.

viajar volta mundo
Quando você chegar à conclusão de que está pronto para viajar ao redor do mundo, precisará descobrir para onde deseja ir e criar algum tipo de itinerário. Essa é a parte divertida e fácil. Faça alguma pesquisa on-line, consulte alguns fóruns, blogs de viagens e leia alguns guias (Lonely Planet ou os Guias Visuais são nossas recomendações). 
Enquanto planejávamos nossa segunda grande viagem, fomos anotando nossos possíveis destinos. Devemos ir somente ao Sudeste Asiático ou vamos percorrer a Ásia? (Mal sabíamos que o coronavírus ia atrapalhar nossos planos! Mas tudo bem, fica um bom motivo para voltarmos).
Planejar para onde ir é muito emocionante. Preparar-se para viajar deve ser um momento alegre. 

O próximo passo para se preparar para viajar ao redor do mundo é garantir que seu passaporte esteja atualizado. Antes de permitir que você entre no país, a maioria dos governos exigirá que você tenha pelo menos 6 meses no seu passaporte antes que ele expire. Se, como nós, você planeja viajar ao redor do mundo por um ano ou mais, definitivamente precisará garantir um tempo suficiente no seu passaporte. Seu passaporte é tudo de mais importante quando você viaja. 
É o seu ingresso (e saída) de países cuide dele como a parte mais importante de toda sua viagem! Você também precisará ter páginas em branco suficientes no passaporte para carimbos de entrada e adesivos de vistos.

Depois de verificar se o seu passaporte está atualizado, você precisará verificar a situação do visto para os países para os quais deseja viajar. Um visto é um carimbo ou adesivo que você recebe quando cruza uma fronteira para outro país. Se você estiver chegando por terra ou por via aérea, precisará mostrar seu passaporte e receber esse carimbo de entrada. Você também receberá um carimbo quando sair de um país.
Muitos carimbos e adesivos de visto estão disponíveis na chegada à imigração, outros precisam ser pedidos com antecedência. 
Você pode pesquisar a necessidade ou não de vistos na Tabela de Vistos para Cidadãos Brasileiros no site do Portal Consular. Na mesma tabela, há o período de permanência permitido para turismo.
A maioria dos vistos permite que você fique no país por 30 dias. Alguns permitem até 6 meses. Sempre verifique a situação do visto e o tempo de permanência permitido em um país antes de ir para lá.

dicas viagem mundo
Em seguida, descubra quais são as vacinas necessárias. Isso pode não ser muito fácil, cada local diz uma coisa. O que SEMPRE indicamos é: Se você ficar em dúvida, a melhor forma de ter a informação real é perguntando na embaixada do país em que você vai viajar. 
Normalmente as embaixadas respondem em pouco tempo e tiram todas as dúvidas. 
Há também hospitais especializados em vacinas para viajantes, como o Hospital Emílio Ribas de São Paulo. Se você for até lá, eles irão aconselhá-lo sobre quais vacinas são necessárias para entrar em determinados países e também aquelas não obrigatórias, mas recomendadas para sua saúde e segurança.
Certifique-se de fazer isso pelo menos 2 meses antes da viagem, primeiro porque algumas das doses precisarão ser espaçadas por um determinado período de tempo; segundo porque você terá que transformar a sua carteirinha de vacinação em um Cartão Internacional de Vacinação.
Nunca deixe de tomar as vacinas obrigatórias, quando entramos na Tailândia, fomos obrigados a mostrar nossa vacinação contra a febre amarela, ou teríamos nossa entrada negada. 

Para recapitular: você percebeu que deseja viajar, descobriu uma maneira de sustentar sua viagem, decidiu onde em nosso mundo maravilhoso gostaria de visitar, garantiu que seu passaporte esteja atualizado, já tomou as vacinas necessárias e você examinou a situação do visto para os países que visitará. Ufa!

O próximo passo para se preparar para viajar ao redor do mundo é: descobrir a melhor maneira de pagar sua viagem e como gerenciar esse dinheiro.
Temos um cartão de crédito, cartão de débito, moeda local e alguns dólares ou euros. Se uma máquina bancária não estiver funcionando e estiver fora da moeda local, sempre podemos trocar o dólar ou euro por dinheiro local. É uma boa idéia ter algumas opções disponíveis para você. Você não quer ficar preso sem dinheiro! 

Agora é hora de você comprar as passagens, então não deixe de ler: 5 Sites para Pesquisar Passagens Aéreas em Promoção
Vale lembrar que você nunca deve viajar sem um Seguro Viagem e que muitos países exigem este Seguro para você ter sua entrada aceita. Saiba mais lendo: Como Escolher o Melhor Seguro para sua Viagem
Preparar-se para viajar ao redor do mundo pode parecer uma tarefa assustadora, mas uma vez que você esteja na estrada, quaisquer dúvidas ou medos que possa ter serão fáceis de serem resolvidos. Seguir seus sonhos de viajar é uma decisão da qual nunca se arrependerá. Se você tem dúvidas do que fazer em cada local, temos muitos Roteiros de Viagens grátis e prontos para você. Inclusive um Roteiro de 2 Meses pela Europa.

Antes de ir, não deixe de conferir também nossa lista de Aplicativos Úteis para Cada Etapa da Viagem.
Esperamos que esta lista tenha ajudado você a começar o planejamento de sua viagem!

*Planeje sua viagem:

- Encontre passagens pela Passagens Promo
- Faça seu seguro viagem com a Seguros Promo
- Reserve uma casa pelo Airbnb
- Já saia com internet no celular com a EasySim4U
- Encontre onde ficar com a Booking.com
* Usando os sites parceiros, nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog sempre atualizado!

0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais vistos da semana