Alemanha | Guia da Oktoberfest - World by 2 - Dicas de Viagem

Alemanha | Guia da Oktoberfest

Publicado em 18/09/2020

Todos os anos, 6,2 milhões de pessoas viajam de avião, trem, ônibus e carro para Munique, na Alemanha, para celebrar o maior festival de cerveja do mundo: a Oktoberfest. Vestindo Lederhosen e Dirndls em todas as cores do arco-íris, pessoas de todas as idades se reúnem para beber cerveja, comer linguiça e pretzels, dançar e cantar a noite toda.
Se você pretende ir à Alemanha para participar desta incrível evento, este Guia da Oktoberfest vai te ajudar a aproveitar ao máximo a sua visita:
octoberfest munique

O que é a Oktoberfest

A Oktoberfest celebra o consumo de cerveja com 14 barracas de cerveja, música ao vivo, boa comida e barracas de souvenirs - é um evento para todas as idades. 
Uma coisa que você pode não saber é que a Oktoberfest é um festival GRATUITO. Lógico que você tem que pagar pela cerveja e pela comida, mas você pode passear pelos jardins e aproveitar a energia de diversão do local sem nenhum custo.

Onde acontece a Oktoberfest

Realizado na região bávara da Alemanha, a Oktoberfest acontece na cidade de Munique.  O evento na realidade acontece dentro do Theresienwiese, que foi construído para abrigar a oktoberfest e fica a cerca de 2,5km da Marienplatz, bem no centro de Munique.

O que acontece na Oktoberfest

Wiesen, como os alemães chamam carinhosamente a Oktoberfest, é diferente de qualquer outra época do ano. As pessoas saem do trabalho e festejam até tarde da noite. Mas, é um evento familiar. Você encontrará enormes barracas de cerveja para milhares de pessoas, muitas opções de comida, incluindo salsicha, peixe, doces, nozes torradas e, claro, pretzels e pão de gengibre em forma de coração.
O local fica lotado rápido, principalmente no fim de semana. Você vai encontrar filas nas barracas de cerveja. Se você conseguir um bom lugar e estiver se divertindo, eu recomendo ficar por lá, para evitar ter que esperar na fila para entrar em outra barraca. 
Nos dias de semana é um pouco menos lotado, mas ainda é um ambiente divertido.

Como chegar à Oktoberfest

Você pode pegar o metrô, ônibus ou ir caminhando até o local do festival. 
A maneira mais fácil é o metrô na Marienplatz (linha U3 ou U6) até Goetheplatz e depois caminhar até o local ou, se você estiver em outro local da cidade, pode também pegar a linha U4 ou U5 e descer em Theresienwiese.
Se quiser ir caminhando, a partir da Marienplatz, são cerca de 30 minutos.


História da Oktoberfest

Para celebrar o casamento do Príncipe Ludwig e Teresa de Saxe-Hildburghausen, a Alemanha organizou a primeira Oktoberfest em 12 de outubro de 1810. Durou uma semana, mas hoje, é um festival de três semanas. 
Os moradores locais chamam a Oktoberfest de “Wiesen”, em homenagem ao Theresienwiese, a campina onde ela continua ocorrendo.
O festival não começa de verdade até que ao meio dia do primeiro dia de evento o prefeito grite “O'zapft is!” que significa algo como: Aproveitem! Ele então oferece a primeira caneca ao Presidente do estado da Baviera. Isso acontece na tenda Schottenhamel e ocorre desde 1950.

Quando é a Oktoberfest

Apesar de ser chamada de “festa de outubro”, na verdade ela começa em setembro. Enganador? Talvez, mas é por causa do clima. Setembro no sul da Alemanha é incrível.
A Oktoberfest dura três semanas, do final de setembro ao início de outubro. Está aberta todos os dias das 10h00 às 23h30. E a maioria das barracas de cerveja para de servir às 22h30.
roupa octoberfest

Trajes Típicos

Se você quer entrar no clima de verdade, deve usar as roupas tradicionais na Oktoberfest. Não é obrigatório se vestir com trajes folclóricos da Bavária, mas com certeza é muito mais divertido. 80% dos participantes também estarão vestidos, então você pode se sentir um pouco excluído se não o fizer.
As mulheres usam um vestido chamado Dirndls e os homens uma bermuda de couro chamada de Lederhosen. Para obter o melhor preço, indico comprar antes de viajar, pois se você deixar para comprá-los em Munique, pagará um preço absurdo!
Dica: Existe uma tradição sobre como amarrar a fita em seu Dirndl. O laço à direita é para casadas, esquerda é para solteiras, ao centro é para virgens e o laço atrás é para viúvas.

O que pode e o que não pode levar na Oktoberfest

Certifique-se de que a sua bolsa não exceda o volume de 3 litros ou seja maior que 20 cm x 15 cm x 15 cm ou ela não entrará. Também é proibido entrar com mochila. 
Latas de spray aerossol ou garrafas de vidro também não são permitidas.
Animais não são permitidos.
Use sapatos confortáveis! É tradicional usar salto, mas sugiro usar tênis ou sapatilha para ir ao festival, já que ficará de pé a maior parte da noite! 
Leve dinheiro, pois eles só aceitam dinheiro durante o festival. 
Traga um carregador portátil para o seu telefone.

O que fazer, comer e beber na Oktoberfest

Claro, você pode ficar nas barracas de cerveja o tempo que quiser! O que mais há para fazer por lá é beber cerveja!
A cerveja custa cerca de 9 a 11 euros cada, tem 6% de teor alcoólico e são enormes (cerca de 1 litro por caneca), mas ainda assim são caras.  
Prove os pretzels, e a linguiça de vitela da Baviera além de outros petiscos.
Existem 14 tendas principais e cada uma acomoda até 8.500 pessoas. Cada uma tem cerveja, comida e uma banda tocando. 
Cada tenda é diferente por serem decoradas de forma diferente e são conhecidas por terem diferentes alimentos e ambientes:
Hofbräu é popular entre os turistas e conhecida por tocar mais música americana. 
Fischer Vroni é a barraca onde você pode comer um excelente peixe defumado.
Schottenham é popular entre os jovens alemães.

Escolha sua barraca com antecedência
Certifique-se de fazer sua pesquisa, pois algumas barracas são melhores para músicas tradicionais, famílias, festas, etc. Você normalmente precisa chegar lá CEDO se não tiver uma reserva. Se você for um grupo grande, esteja preparado para começar a esperar na fila às 9h30 para garantir uma mesa. 

Apenas a cerveja fabricada em Munique é vendida na Oktoberfest. A cerveja é uma das melhores do mundo, já que de acordo com o Requisito de Pureza da Baviera, existem apenas três ingredientes usados ​​para prepará-la: água, cevada e lúpulo.
Os muitos tipos diferentes de salsichas oferecidas incluem Weisswurst (uma salsicha branca feita com carne de vitela picada e bacon) e Bratwurst (salsicha feita com vitela, porco e vaca). Se isso não te inspirar, experimente o joelho de porco assado. Em quase todos os lugares, você verá pretzels maiores do que sua cabeça sendo vendidos. Para a sobremesa, prove as castanhas torradas. Basta seguir o cheiro delicioso flutuando no ar. Eu recomendo amêndoas carameladas. 

Curiosidades

- O ano em que mais se bebeu cerveja na Oktoberfest foi em 2011 com 7,5 milhões de litros! A quantidade de cerveja consumida poderia encher mais de três piscinas olímpicas!
- Mais de 6 milhões de pessoas participam da Oktoberfest todos os anos. O evento emprega 12.000 pessoas anualmente.
- Em 1896, Albert Einstein trabalhou como eletricista para ajudar a montar as barracas de cerveja.
- Cerca de 600 a 800 pessoas sofrem de intoxicação por álcool na Oktoberfest. Portanto, mantenha-se hidratado e controle seu ritmo!
- A área de achados e perdidos do evento coleta cerca de 5.000 itens a cada ano.
- Não se surpreenda ao ver pessoas cheirando um pó branco na Oktoberfest. O pequeno frasco de vidro cheio de pó branco (que sim! Se parece muito com cocaína) é conhecido como Wiesn Koks ou Wiesn Pulver. É feito de açúcar e mentol e custa cerca de 5 euros.

*Planeje sua viagem:

- Encontre passagens pela Passagens Promo
- Faça seu seguro viagem com a Seguros Promo
- Reserve uma casa pelo Airbnb
- Já saia com internet no celular com a EasySim4U
- Encontre onde ficar com a Booking.com
* Usando os sites parceiros, nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog sempre atualizado!

0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais vistos da semana