Bagagem Extraviada - O que Fazer? - World by 2 - Dicas de Viagem

Bagagem Extraviada - O que Fazer?

Publicado em 03/09/2020

Sua mala foi extraviada. Essa situação terrível é o pesadelo de todos os passageiros. Você pode se imaginar chegando ao destino dos seus sonhos, e então descobrir que sua bagagem desapareceu!?
Ficar sem sua mala logo na chegada de uma viagem não é uma situação muito bacana e, se você se encontrar nela, notará imediatamente que de início, você nem sabe ao certo o que fazer e como agir, quem procurar.
Por isso escrevemos este pequeno artigo, fornecendo algumas dicas sobre como agir neste caso, então, vamos começar.
bagagem extraviada

Como ajudar a companhia aérea a não perder sua bagagem

A primeira regra para NÃO acabar com a bagagem perdida é a seguinte: Leve-a com você. Se a companhia aérea não tiver a guarda da sua bagagem, ela não poderá perdê-la. 
Decidimos viajar apenas com malas de mão e mochilas, não importando o destino ou o tempo de viagem. Agora viajo apenas na bagagem de mão.
Viajando pelo mundo com apenas 1 mala de bordo de 7 quilos e 1 mochila cada um, nos demos conta que não havia nada que nós não tivéssemos ou que não pudéssemos encontrar para comprar com facilidade caso fosse imprescindível.
Mas se você ainda acha que precisa despachar uma mala, leve alguns itens essenciais em sua mala de mão ou mochila. Se sua bagagem despachada for perdida, você sofrerá muito menos problemas.

Tenha os seguintes itens na sua bagagem de mão

Quaisquer medicamentos prescritos, óculos e itens pessoais insubstituíveis
Todos os documentos de viagem, passaporte, vistos, itinerários e confirmações
Artigos de higiene básicos, caso você precise passar uma ou duas noites sem sua bagagem
Um conjunto de roupa de baixo limpa, uma muda de roupa e algo para dormir
Eletrônicos, câmera, jóias e qualquer outra coisa valiosa
Uma fotografia (no seu celular mesmo) da sua mala despachada para ajudar a companhia aérea a reconhecê-la e identificá-la. 
A verificação de reivindicação da sua bagagem, geralmente anexada ao seu cartão de embarque
Carregadores para todos os itens eletrônicos que você está carregando (telefone, laptop, tablet etc.)

Se sua bagagem não aparecer na esteira

Visite o balcão de bagagens da sua companhia aérea e relate a falta da sua bagagem.
Verifique se as suas informações estão sendo inseridas corretamente no sistema da companhia aérea.
Tudo o que você precisa é relatar que está faltando sua bagagem, fornecer algumas informações pessoais e descrever suas malas da melhor maneira possível (forneça a etiqueta da bagagem, descreva o tamanho e a cor das malas e o material de que foram feitas). Lembra-se da foto da sua mala despachada que citamos acima? Ela será de grande ajuda neste momento.
Pense com cuidado sobre onde deseja que sua bagagem seja enviada assim que for localizada. 
Siga a companhia aérea pelas mídias sociais - se elas ignorarem seus e-mails e não fornecem um telefone de atendimento ao cliente, normalmente precisam responder nas mídias sociais para manter a imagem de marca. Não há nada como um pouco de aborrecimento através das redes sociais para fazer com que a companhia aérea responda.

Aprenda sobre os seus direitos

Quando se trata de direitos de reembolso, há duas coisas que você deve considerar. Antes de mais nada, a maioria das companhias aéreas aceita pagar por alguns custos imediatos que você teve devido à sua bagagem perdida. 
Converse e pergunte sobre o que você tem direito e o que precisa.
Por exemplo, se você foi forçado a esperar por dois dias, eles pagarão por algumas roupas básicas que você teve que comprar. Ainda assim, não faça muitas compras, pois será difícil recuperar seu dinheiro dessa maneira. Atenha-se às necessidades reais e não se aproveite da situação.
Solicite suprimentos de emergência - É diferente de um aeroporto para outro, mas geralmente contém alguns artigos de toalete que podem ser úteis. 

Monitore o progresso de busca

A maioria das companhias aéreas rastreia suas malas e você pode solicitar um número de acompanhamento para fazer o mesmo por um site. Isso lhe dará uma tranqüilidade adicional, e você recuperará a sensação de controle.

Não entre em pânico

Como você pode evitar essa emoção humana básica? Respire fundo algumas vezes e tente pensar positivo. A maioria das companhias aéreas tem uma maneira eficaz de rastrear suas malas. Esperar sua bagagem no terminal por algumas horas pode ser irritante e pode afetar sua vida pessoal, mas a maioria das empresas está fazendo o possível para resolver o seu problema. 
Caso você tenha perdido sua bagagem ou ela simplesmente tenha atrasado, a verdade é que não há muito o que fazer. Geralmente, leva algum tempo antes que sua bagagem volte, mas isso não significa que você deva ficar esperando que ela apareça. 
Depois de relatar o problema, visite um monumento próximo ou vá ao restaurante para uma boa refeição. Evite ficar estressado a todo custo e deixe que a situação aconteça a seu favor. Essas coisas acontecem de tempos em tempos, mas pelo menos você terá uma história para contar um dia.

Faça um seguro viagem

Todos os viajantes experientes sabem que o Seguro de Viagem é essencial ao viajar, mas quantos realmente leem sobre o que é coberto e não? 
As políticas das companhias aéreas são bastante rígidas no que diz respeito à sua responsabilidade se a sua bagagem for realmente perdida. Apesar de muitas arcarem com parte do custo da perda, muitas vezes vale a pena você recorrer à seguradora para tentar recuperar um valor maior.
Saiba o que você precisa pedir e que provas você precisa para apresentar à seguradora.
Leia os termos do contrato e escolha com atenção a seguradora da sua viagem.

*Planeje sua viagem:

- Encontre passagens pela Passagens Promo
- Faça seu seguro viagem com a Seguros Promo
- Reserve uma casa pelo Airbnb
- Já saia com internet no celular com a EasySim4U
- Encontre onde ficar com a Booking.com
* Usando os sites parceiros, nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog sempre atualizado!

0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais vistos da semana