Como Superar o Bloqueio Criativo - World by 2 - Dicas de Viagem

Como Superar o Bloqueio Criativo

Publicado em 28/09/2020

Quantas vezes já nos sentamos para escrever um post e nos sentimos confusos, sem criatividade? Muitas vezes você até sabe o tema que gostaria de abordar naquele artigo, mas ele simplesmente não flui. 
Quer você seja um jornalista, blogueiro ou autor de um livro, escrever é uma parte importante da sua profissão. Como tal, você gasta grande parte do seu tempo criando conteúdo para o seu negócio. Verdade seja dita, é muito mais fácil falar do que fazer. 
Quando realmente me sento para escrever, uma das três coisas tende a acontecer: 
1- minha mente fica em branco, de repente estou exausta e fico procrastinando. Inconscientemente, quero fazer qualquer coisa, menos escrever. Estou em bloqueio criativo. 
2- O post simplesmente fica pronto em minutos, as palavras aparecem rapidamente na mente e tudo se encaixa. 
3- Eu começo vários posts sobre assuntos diferentes mas não acabo nenhum deles.

Como superar o bloqueio criativo 

Crie uma lista de tópicos

Tenha uma longa lista de ideias de conteúdo sobre seu nicho. Temos três categorias principais sobre as quais escrevo em meu blog (Viagens, Nômades Digitais e Marketing Digital), então dividi minha própria lista em três subcategorias. 
Tenho um caderno onde vou anotando ideias para cada categoria e atualmente, tenho mais de 200 ideias que posso consultar e estou adicionando novas quando elas vêm à mente.
Quando você sentir que o bloqueio criativo está te pegando, consulte sua lista de idéias para ajudar a  te inspirar seu próximo projeto.
Desta forma você consegue ser mais produtivo.

Comece com um rascunho

Isso é útil quando o bloqueio chega com força. Em vez de me preocupar com o formato e a gramática, apenas vou escrevendo minhas ideias gerais. Hoje tenho cerca de 42 posts já começados, como esboço.
Quando volto para editar o rascunho, às vezes dias depois, não me sinto tão sobrecarregada. Eu tenho um esboço para começar e as ideias parecem fluir com mais facilidade do que começar do zero.

Descanse sua mente

Quando o bloqueio criativo chegar, faça uma “pausa” na escrita. Reserve um tempo para se afastar completamente do computador. Deite-se na cama ou no sofá e simplesmente feche os olhos para clarear a cabeça.
Se for possível devido a prazos, deixe para amanhã. Leia um livro ou veja um filme.

Defina um horário de trabalho

Dentro de um escritório das nove às cinco, as pessoas têm folga. Se for um ambiente estruturado, eles têm direito a duas pausas de 15 minutos e pelo menos uma pausa de 30 minutos para o almoço durante uma jornada de trabalho de oito horas. Quando você está trabalhando em casa, precisa ter a mesma disciplina.
Há uma razão para que as pausas sejam necessárias no local de trabalho. É vital fazer uma pausa, levantar-se e alongar-se. Reserve um tempo para ir ao banheiro, fazer um lanche, verificar as redes sociais ou apenas ficar sentado em silêncio por alguns momentos. Você não pode trabalhar o tempo todo.
Defina horários ou dias específicos para escrever a cada semana. Eu tenho a meta de escrever 5 posts em dois ou três dias na semana. Nos outros dias eu trabalho com outras atividades relacionadas ao blog ou às nossas redes sociais. Se você está escrevendo todos os dias, não será tão criativo. Você ficará cansado e enjoado disso, portanto, certifique-se de reservar tempo para outras coisas.
Mas não deixar tudo para depois também é importante. Veja Como Parar de Procrastinar.

Busque inspiração

Com recursos ilimitados na internet, aproveite o Pinterest e o Google. Não há necessidade de reinventar a roda. A maioria das pessoas que escrevem muito passa por momentos semelhantes em que a criatividade fica prejudicada.
De forma alguma estou sugerindo que você copie o trabalho de alguém. No entanto, você pode se inspirar em conteúdo recente de pessoas do seu nicho.

Assim como o estilo de escrita de cada pessoa é diferente, cada pessoa é diferente. O que funciona para mim pode não funcionar para você. Dê a si mesmo tempo e paciência para descobrir quais técnicas o ajudam a superar o bloqueio criativo. Com a prática, você será capaz de encontrar alguns métodos que funcionam bem para você.
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais vistos da semana