Bolívia | Guia Completo do Salar de Uyuni - World by 2 - Dicas de Viagem

Bolívia | Guia Completo do Salar de Uyuni

Publicado em 11/09/2020

Se você estiver visitando a Bolívia, é provável que o Salar de Uyuni (também conhecido como salinas bolivianas) esteja na sua lista imperdível.
O maior salar do mundo, é realmente uma vista incrível de se ver. Se você quiser experimentar a incrível riqueza de belezas naturais e diversas paisagens que a Bolívia tem a oferecer, um passeio por El Salar de Uyuni é uma ótima maneira de fazê-lo!

O que é Salar de Uyuni?

O maior salar do mundo, também conhecido como Salar de Uyuni, está localizado no sudoeste da Bolívia e cobre mais 10.500 km². É considerada uma das vistas mais extremas e notáveis ​​de toda a América do Sul, se não a Terra. É a herança de um lago antigo que secou, ​​deixando para trás um deserto de sal.
Ao longo dos anos, tornou-se um destino de férias significativo - o principal atrativo é o ponto de vista excêntrico das fotografias que você pode tirar no sal branco. Também é conhecido por ser um pouco difícil de viajar até lá, o que torna tudo mais divertido.
De acordo com uma lenda Aymara, as montanhas andinas Kusina, Kusku e Tunupa que circundavam o Salar estavam envolvidas em um triângulo amoroso. Embora Kusku fosse casado com Tunupa, ele se apaixonou por Kusina. 
A devastada Tunupa chorou sem parar e suas lágrimas encheram a área plana entre os picos. Mais tarde, as lágrimas evaporaram e deixaram o sal para trás.

Como Chegar ao Salar de Uyuni?

Para chegar às salinas bolivianas, existem várias opções. Você pode pegar um ônibus, trem, avião ou uma combinação dos três para Uyuni, a cidade mais próxima da localização de El Salar de Uyuni.
Como alternativa, você pode fazer um passeio a partir de Tupiza, uma cidade localizada a cerca de 200 quilômetros ao sul de Uyuni.
As excursões que partem de Tupiza seguem uma rota diferente das que partem de Uyuni; como menos turistas optam por iniciar seus passeios de salares a partir dali, você pode garantir que verá menos outros turistas durante a maior parte da viagem.
Uma alternativa para visitar as salinas bolivianas é saindo de San Pedro de Atacama, uma cidade do outro lado da fronteira no Chile. Geralmente, as excursões são um pouco mais caras, mas os padrões dos operadores turísticos costumam ser melhores e evita que você precise pegar o ônibus longo e desconfortável através da fronteira entre Calama (Chile) e Uyuni. 

Quando visitar o Salar de Uyuni?

O salar é conhecido por se assemelhar a um misterioso oceano de espelhos - mas não parece ser o ano todo.
O efeito espelho do plano de sal ocorre durante a estação chuvosa, que ocorre entre dezembro ou janeiro e abril.
Durante esses meses, uma fina camada de água cobre a parte externa do sal, o que o torna semelhante a um espelho ideal para fotografias em perspectiva. 
Visitar durante a estação seca não quer dizer necessariamente que sua experiência será pior - na verdade, neste período os visitantes podem acessar mais áreas da paisagem e há menos risco de cancelamentos de passeios devido à chuva excessiva (o que é comum).
O Salar de Uyuni têm a particularidade de oferecer duas paisagens diferentes de acordo com a estação. Muito diferentes, mas igualmente bonitas!
Na estação seca, o solo salgado está aparecendo e realmente dá a impressão de um deserto branco . A sensação de estar cercado por 360 graus de nada pode ser emocionante.

Escolha uma excursão ao Salar de Uyuni

Se você já conhece o World by 2, sabe que somos defensores incondicionais de passeios auto-guiados. No caso do Salar de Uyuni, uma excursão organizada é simplesmente a única maneira recomendada de vê-los.
Estamos falando de mais de 10.500 km² de nada, sem estrada, sem caminho nem sinal. Um deserto. É possível alugar um 4x4 e ficar sem um guia, mas simplesmente não é uma boa ideia.

O que considerar ao reservar uma excursão a Salar de Uyuni
Aconselhamos a reserva antecipada de uma excursão online, principalmente na alta temporada, mas há muitas empresas na cidade de Uyuni oferecendo passeios ao salar. Se você não é um viajante que gosta de planejar antes, é bastante fácil entrar em um escritório de turismo após a chegada e reservar um passeio no mesmo dia ou no próximo.
A maioria das empresas de turismo oferece passeios de um a três dias pelas salinas, lagos e região circundante.
Se você tiver pouco tempo e dinheiro e estiver interessado apenas em ver as planícies de sal, uma excursão de um dia será suficiente.
Alguns tours indicados pelo nosso parceiro Get Your Guide:

O que levar para o Salar de Uyuni

Protetor solar, óculos de sol e um chapéu ou boné.
Um gorro, luvas e um cachecol para aqueles dias frios e com vento.
Roupas quentes para dormir, especialmente um par de meias boas e grossas !
Chinelos, especialmente se estiver visitando durante a estação chuvosa. Você não quer pisar na água salgada com um par de suas melhores botas ou sapatos favoritos. 
Calças fáceis de secar e vestir também são excelentes opções (esqueça os jeans) principalmente se você  viajar durante a estação chuvosa.
Sobre as roupas, lembre-se que a paisagem é basicamente branca e azul, então roupas contrastantes (vermelho, preto, laranja) ficam muito boas nas fotos.
Maiô ou biquini se você escolher uma excursão de vários dias e estiver visitando as fontes termais.
Capa de chuva, especialmente se estiver visitando durante a estação chuvosa.
Camera! Você definitivamente vai tirar algumas fotos legais! Além disso, traga adereços divertidos para fotos em perspectiva.
Água! Embora a maioria das empresas de turismo inclua água nas refeições, convém levar um litro ou dois para si, pois será caro comprar no caminho. Nada cura melhor a doença da altitude do que beber água e manter-se hidratado!

*Planeje sua viagem:

- Encontre passagens pela Passagens Promo
- Faça seu seguro viagem com a Seguros Promo
- Reserve uma casa pelo Airbnb
- Já saia com internet no celular com a EasySim4U
- Encontre onde ficar com a Booking.com
* Usando os sites parceiros, nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog sempre atualizado!

0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais vistos da semana