DICAS DE VIAGEM PELO MUNDO

Search
Close this search box.

Como Lidar com os Haters

Compartilhe:

Você não sabe como lidar com um hater? Para ser justa, eu já sabia que isso um dia iria acontecer. Ao se “mostrar” na internet, você precisa ter casca grossa (algo que eu já tenho, porém com paciência limitada rsrs). Você está divulgando conteúdo para o mundo ver e recebendo críticas e análises. Quanto mais bem-sucedido for o seu blog, mais frequentemente você receberá ódio gratuito. É aquela velha frase: prego que se destaca é prego martelado. 

Anos atrás, fui treinada para saber como responder adequadamente aos comentários online. Isso pode ser complicado e é tentador responder a cada comentário áspero com paus e pedras. Infelizmente, muitas empresas fazem isso e ignoram os comentários gentis de clientes fiéis. Isso alimenta a negatividade e desencoraja seus fãs a apoiá-lo. Não é bom!

o que são haters

Responder aos inimigos exige equilíbrio e compostura. É crucial responder sem emoção. Não, isso não significa que você deve ser um robô! Mas você também não deve ser a pessoa que faz textão para lidar com um hater. 

Uma dica é: recue, organize seus pensamentos e leia o comentário em voz alta com uma voz extremamente agradável. Muitas vezes, você lê em tom negativo e presume que foi assim que foi digitado, o que pode agravar a situação e causar mal-entendidos.

Há vários tipos de haters e vamos analisar como lidar e responder cada um deles:

O que são Haters

Segundo a Wikipedia: “odiador ou, em inglês, hater é um termo usado na internet para classificar pessoas que postam comentários de ódio ou crítica sem muito critério… As ferramentas utilizadas para os ataques são normalmente os fóruns e as redes sociais.”

Como responder: O crítico

Essa pessoa questiona suas fontes, discute seus pontos e aponta suas falhas. No começo, você os odeia. Mas pergunte-se: “Se eu remover toda a emoção deste comentário, tanto o meu quanto o deles, haverá verdade no que eles estão dizendo?” 

Isso exige que você se pergunte se você poderia ter feito um trabalho melhor. Se a resposta for sim (o que, honestamente, provavelmente é), admita suas falhas e agradeça-lhes por mantê-lo honesto. 

Os críticos costumam ser os melhores amigos dos blogueiros. Eles o incentivam a fazer um trabalho melhor da próxima vez e o incentivam a olhar para o seu próprio trabalho sob uma ótica diferente.

Como responder: O troll

Antes de alegar que você foi “trollado”, pense: ‘Este comentário acrescenta algo à conversa? Eles estão mantendo o diálogo? ‘ Se não, é um troll. Os trolls se alimentam da atenção e vivem para o valor do choque. 

Eles trabalham duro para irritá-lo, eles querem que você responda. Por mais difícil que seja, sua melhor resposta é ignorar.

É aquela pessoa que só entra no seu post para escrever algo para tentar te desestruturar e quase nunca tem algo relacionado com o post. 

Muitas vezes inclusive, e principalmente no instagram, são robôs usados para fazer comentários automáticos.

Não sei vocês, mas por aqui, quando percebemos o uso de robô nós bloqueamos o usuário na mesma hora.

Como responder: O dono da gramática

Você conhece o tipo. Eles comentam somente com um * e a palavra correta. Você percebe que cometeu um erro gramatical bobo e o comentário deles fica para sempre carimbado em sua postagem, anunciando ao mundo que você é péssimo na escrita. Esse é bem simples de agir: corrija sua postagem, agradeça e siga em frente. Não se preocupe. Uma simples resposta “opa, valeu!” é uma boa resposta.

Como responder: O grosseiro

Você se esforça muito para manter seu blog limpo e é recebido com um comentário cheio de linguagem chula e observações grosseiras. Você entra em pânico. Seu primeiro pensamento é: ‘Minha avó pode estar lendo isso!’ Excluir comentários inadequados é absolutamente aceitável. Você não é obrigado a deixar comentários em sua página se eles o ofenderem. Excluir comentários não é errado. É a sua página, você gerencia o conteúdo! Lembre-se disso! Sua página e suas redes sociais são seus espaços e é você quem manda por ali.

Como responder a: O auto promotor

Eles não estão lá para apoiá-lo, eles estão apenas comentando para se auto promover. Esses de verdade são os mais irritantes para mim. São as pessoas que praticamente fazem spam no seu conteúdo.

Isso é mais comumente visto no Instagram e vem na forma de “Adorei! Me segue” “Ótima foto! Olha o meu perfil” e “Confira minha página!” Essas pessoas são inofensivas. Em seu mundo perfeito, você seguiria sua página e se envolveria em seu conteúdo. No mundo dos blogs, você não precisa  nem responder aos comentários deles com “Obrigado!” Deixe os promotores se promoverem. ou bloquei-os.

Quando recebo um comentário maldoso, tento me lembrar de tratá-lo com gentileza. Uma das minhas citações favoritas é: “Quando você tem um dia ruim, um dia realmente ruim, tente tratar o mundo melhor do que ele tratou você”.

Veja também

Trabalhar em Casa x Saúde Mental

Check List para Suas Redes Sociais

5 Lições que Aprendi sobre Trabalhar Online

*Planeje sua viagem:

- Encontre passagens pela Vai de Promo
- Encontre onde ficar com a Booking.com
- Reserve seus passeios com a Get your Guide
- Faça seu seguro viagem com a Seguros Promo
- Já saia com internet no celular com a Viaje Conectado
- Faça um cartão Wise, a melhor forma de levar dinheiro para o exterior

* Usando os sites parceiros, nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog sempre atualizado!

Gostou? Compartilhe:

Paula e Roger

Paula e Roger

Um casal que ama viajar e resolveu compartilhar o mundo pela internet.

Quem Somos

Planeje sua Viagem

World by 2 na Amazon

Itens úteis selecionados especialmente para sua viagem!

Assine a Newsletter

Relacionados

Artigos Recentes

Onde estivemos

Comente o artigo

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *