Free Walking Tour - Tour Gratuito - World by 2 - Dicas de Viagem

Free Walking Tour - Tour Gratuito

Publicado em 07/10/2020

Desde que descobrimos os passeios gratuitos a pé quando estivemos na Europa, geralmente é uma das primeiras coisas que fazemos quando chegamos a uma nova cidade.
Na nossa experiência, os passeios gratuitos, chamados de Free Walking Tour quase sempre são ótimos!
Nunca houve uma ocasião em que tivemos que abandonar um passeio gratuito, mas sabemos que não podemos generalizar. 
Os guias dos passeios gratuitos normalmente são profissionais muito bem treinados, que sabem como tornar o passeio agradável para todos.
tour gratuito
Foto: C. Dustin
Embora nem todas as cidades pelo mundo tenham um tour gratuito, a grande maioria tem, principalmente na Europa e algumas até têm mais de um tipo. 
Uma informação importante é que a grande maioria dos Free Tours são feitos em inglês. Algumas cidades tem a opção em Espanhol, então fique de olho ao pesquisar datas e horários.

Como fazer um Free Walking Tour

Para participar de um free tour é bem simples, basicamente você pode comparecer ao ponto de encontro e procurar o guia, que normalmente usaria uma camiseta ou guarda-chuva com as palavras “Free Tour".
Em alguns tour eles exigem que você se inscreva com antecedência, em vez de apenas aparecer.
Isso ajuda o operador turístico a avaliar quantas pessoas comparecerão. Às vezes, especialmente em cidades europeias populares como Paris ou Praga, muitas pessoas aparecem e eles têm que se dividir em dois grupos. Portanto, reservar seu lugar online com antecedência é sempre uma boa ideia.

Por que fazer um tour gratuito pela cidade

Os passeios a pé gratuitos o ajudarão a economizar dinheiro ao viajar com um orçamento limitado, especialmente se você quiser ir para algumas das cidades mais caras da Europa. 
Mas essa não é a única e nem a principal razão para nós. É sempre uma boa ideia fazer o tour a pé no primeiro ou no segundo dia em uma nova cidade. 
Esse é o passeio que conta a história, as atrações e monumentos mais importantes, as tradições locais e afins. 
Depois de fazer esse tour introdutório geral, você descobrirá que, ao caminhar pela cidade, pode facilmente entender melhor sua história e também é mais fácil decidir o que realmente é do seu interesse visitar com mais calma.
Durante o passeio, os guias costumam compartilhar dicas locais, como onde encontrar o melhor prato local ou onde ir para ter as melhores vistas da cidade. 
Após o passeio, é comum o guia ficar um tempo respondendo às perguntas do grupo. 
Você pode perguntar sobre qualquer coisa - desde como usar o sistema de transporte público até onde comer a melhor comida típica. Nós sempre costumamos perguntar sobre comidas típicas que os locais apreciam e também sobre salário mínimo e custo de vida, assim temos uma ideia para passar em nossos vídeos e também no nosso instagram.
Os guias estão sempre dispostos a compartilhar suas dicas e essas são informações inestimáveis ​​que você não encontrará em nenhum outro lugar. 

Como os tours gratuitos são gratuitos? 

No início de um passeio gratuito, o guia perguntará aos participantes se eles estão familiarizados com o conceito de um passeio gratuito e, em seguida, explicará que os passeios gratuitos são baseados em gorjetas. 
Você paga o quanto quiser ou quanto acha que o passeio valeu a pena. 
É por isso que o guia fará todo o possível para entretê-lo e fazer com que você aproveite o passeio. Essa também é uma das razões pelas quais os passeios gratuitos são tão populares. 
Não se trata apenas de dinheiro. Depois de fazer alguns passeios gratuitos, você perceberá que os guias são profissionais e sabem como tornar interessante até o fato histórico mais mundano. 
Obviamente, nem tudo que você vê ou ouve durante o passeio lhe interessa, portanto, é função do guia mantê-lo entretido. 
Outra coisa que alguns guias turísticos dirão no início do passeio é que este é realmente o trabalho deles. Não é um hobby e eles não são voluntários. 
Eles tratam isso como uma profissão e, em alguns países, precisam obter uma licença para fazer passeios de guia. 

E quanto dar de gorjeta ao final de um tour gratuito?

Na maioria dos passeios gratuitos, o equivalente a 5 até 10 dólares na moeda local é considerado uma gorjeta decente. Às vezes, você sentirá que deseja dar mais gorjeta, então faça 
Se você está com um orçamento apertado, pode dar uma gorjeta menor e já vi pessoas que se desculparam ao fazer isso, mas os guias sempre foram muito educados em relação a isso.
Muitos deles apenas deixam um local para você dar sua gorjeta e sai de perto para que ninguém se sinta constrangido. 
Na hora de decidir o quanto dar de gorjeta, leve em consideração o conhecimento do guia, as valiosas dicas locais, o desempenho do guia, o quanto você realmente aprendeu no passeio e o quanto você gostou. 
Muitas pessoas não dão gorjeta ao final do tour, e ok, já que se trata de um tour gratuito, mas achamos que após tantas informações e do tempo despendido a nos ensinar algo, os guias merecem sim uma demonstração de gratidão.

Que tipos de passeios gratuitos existem? 

O passeio gratuito mais comum é um passeio a pé geral que inclui os principais pontos turísticos do centro da cidade, história e um pouco de cultura (como comidas e bebidas típicas, algumas palavras no idioma local ou mesmo algumas músicas!) 
Como eu disse, o ideal é fazer esse passeio no primeiro ou no segundo dia na cidade. 
Depois, há também passeios gratuitos que focam um tema. Eles também são baseados em dicas e conduzidos por guias profissionais com conhecimento especializado. 
Alguns exemplos seriam um tour gratuito pela arte de rua, um tour gratuito pela história da Segunda Guerra Mundial ou tours gratuitos em uma determinada parte da cidade, por exemplo, tours pela Cidade Velha ou Cidade Nova. 
Além de passeios a pé, você também pode encontrar passeios de bicicleta gratuitos em algumas cidades. Isso também pode ser divertido. 

Free Walking Tours que já participamos 

Listei abaixo os passeios gratuitos que já participamos e posso dizer que todos foram incríveis!


Romênia

Hungria

Eslováquia

República Tcheca

Polônia

Ucrânia

Rússia

*Planeje sua viagem:

- Encontre passagens pela Passagens Promo
- Encontre onde ficar com a Booking.com
- Faça seu seguro viagem com a Seguros Promo
- Reserve uma casa pelo Airbnb
- Já saia com internet no celular com a EasySim4U
* Usando os sites parceiros, nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog sempre atualizado!
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais vistos da semana