5 Coisas que Aprendi Trabalhando como Blogueira - World by 2 - Dicas de Viagem

5 Coisas que Aprendi Trabalhando como Blogueira

Publicado em 19/10/2020

Apesar do blog existir desde 2015, projeto World by 2 foi lançado oficialmente no início de 2019, mas antes disso tive (na verdade ainda tenho) um blog de culinária (Menu Criativo) que começou em 2012. Alguns anos depois, comecei a me considerar uma blogueira em tempo integral.
Em 2016 saí da empresa em que eu trabalhava para me dedicar aos blogs e nossas redes sociais e aqui estão 5 lições que aprendi desde que comecei a blogar em tempo integral há alguns anos!
como ganhar dinheiro blog
Blogar não é apenas um hobby. Hoje o blog e nossas redes sociais fazem parte de um planejamento de marketing para conseguirmos viver viajando pelo mundo.
Antes de começar a ler, gostaria de lembrar que a jornada de cada blogueiro é diferente e onde ela leva depende de vários fatores.

Você tem que amar para ter sucesso

Quer dizer, isso é meio óbvio. Mas só depois de criar um blog por um longo prazo e tentar fazer disso um negócio, percebi que você realmente tem que se levantar e ser apaixonado pelo que escreve se quiser que funcione.
Eu comecei com um blog de maquiagens e depois de cerca de 1 ano larguei tudo pois estava exausta de escrever sobre algo que eu não amava.
Em primeiro lugar, um blog nunca é fácil. Requer muito tempo, criatividade, investimento, tanto em termos de energia quanto monetários. E nem sempre é possível controlar seu sucesso. Com tudo isso, é muito fácil ficar desanimado! 
Se você não ama de verdade sobre o que escreve, será simples pular uma semana, é fácil pular mais uma... Até que semanas se transformem em meses e você de repente perceba que não escreveu um novo post ou fez nada para o seu blog por um longo tempo.
É aí que a paixão e o amor pelo que você está fazendo são úteis. Quero dizer, se você escreve em seu blog porque "quer", não porque "tem que", pular um dia não é uma opção.
Com paixão, vem a inspiração. É muito mais fácil produzir conteúdo quando você sente o desejo interno de divulgá-lo, de descobrir ainda mais e melhores maneiras de informar seus leitores, de entregar mais.
É normal se sentir desmotivado de vez em quando, mas se isso se tornar uma rotina, seu blog não prosperará.

Algumas coisas levarão mais tempo do que outras

Algumas coisas simplesmente não acontecem como você quer. E está tudo bem. Você não pode controlar tudo! E é definitivamente uma das lições de blog mais importantes que aprendi.
Por exemplo, comentários no blog. Embora hoje nosso blog tenha bons acessos, ninguém está realmente comentando. Nós não participamos de nenhum “grupo de comentários”, pois nos parece muito com uma trapaça. O que esperávamos eram comentários orgânicos e eles raramente vem. 
E não há muito que você possa fazer sobre isso. Portanto, minha melhor sugestão é encontrar o foco certo na criação de conteúdo e ter certeza de que está colocando sua energia no que realmente importa.

Nicho não é o único caminho para o sucesso

Passei muito tempo me sentindo mal por ter abordado muitos tópicos. Eu costumava escrever sobre viagem e nomadismo. Mais tarde, acrescentei marketing digital na nossa linha editorial. Combinei os assuntos, ideias para blogs, dicas de viagens, guias de destinos. Sim, tudo isso está de alguma forma relacionado - ou pode estar, se você for criativo.
A maioria dos blogueiros realmente acredita que o nicho é o que lhes traz sucesso. E sim, essa é uma forma de encontrar seu sucesso, e se isso aconteceu com você - incrível! Mas se não estiver funcionando bem - seja bem-vindo à multidão de pessoas que não conseguem, não podem ou (assim como nós) simplesmente não querem trabalhar apenas um nicho.
A realidade é esta: enquanto você estiver fornecendo conteúdo relevante, interessante e consistente, seu blog ficará bem. Quer seja um tópico para um público muito específico ou um assunto mais  abrangente - funcionará, desde que você esteja atendendo ao seu público.
Sim, muitos blogs de sucesso são muito focados em nichos. Mas não é a única maneira. Existem blogueiros que se sentem mais inspirados para escrever sobre vários temas e que desejam compartilhar seus conhecimentos em várias áreas. 

É um trabalho em tempo integral

Se você quer ser um blogueiro em tempo integral, entena que é  um trabalho em tempo integral. 
Ser um blogueiro - e se tornar um blogueiro de sucesso (estamos batalhando para chegar lá!) - inclui muitos aspectos diferentes.
Como um blogueiro em tempo integral, você precisa criar o conteúdo, gerar as ideias, escrever e editar. Você precisa criar designs de pin para o Pinterest, escrever e-mails, criar brindes, promover. Você precisa estar presente nas redes sociais. Você precisa criar produtos para vender ou trabalhar com estratégias de marketing de afiliados (ou ambos!). Você precisa fazer conexões com outras pessoas.
É MUITO planejamento e trabalho. Se você tratar o blog como um trabalho de tempo integral, terá uma recompensa. Mas se você acha que pode pular toda esta parte de planejamento, estratégia e muito trabalho, realmente não funcionará.

Tenha uma comunidade

Encontrar um lugar para crescer sua comunidade é muito, muito importante.
Criar uma comunidade significa ter um diálogo, conectar-se com seus seguidores e leitores. E isso é tão crucial para ter um blog de sucesso e especialmente - fazer qualquer venda, agora ou no futuro.
Existem muitas maneiras diferentes de como você pode fazer isso. Você pode criar grupos no facebook, no instagram, telegram, etc.
Nós somos muito ativos no instagram. Estamos presente na plataforma 7 dias por semana e isso importa MUITO. Agora sei que estou cercado de pessoas que estão realmente interessadas no que temos a oferecer. Essas pessoas querem aprende sobre destinos de viagem, querem conversar sobre este ou aquele local, querem ter dicas de viagem e isso faz uma grande diferença!
Não negligencie o aspecto da comunidade, é importante!

Estas são apenas 5 das coisas que aprendi ao ter um blog. Definitivamente tem sido uma grande jornada e estou ansiosa pelo que vem a seguir. Todas essas lições me ajudaram a crescer e melhorar minha presença online.
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais vistos da semana