Como Manter um Blog de Viagens Quando Não Estamos Viajando - World by 2 - Dicas de Viagem

Como Manter um Blog de Viagens Quando Não Estamos Viajando

Publicado em 10/12/2020

Há uma ideia que os blogueiros de viagem estão sempre viajando, o que não é necessariamente uma verdade,
Na verdade, em comparação com muitos outros blogueiros por aí, nós nem viajamos muito. Apesar de já termos ficado bastante tempo fora do Brasil, nós conhecemos poucos lugares apesar de conseguirmos criar muito conteúdo e, com exceção de talvez uma ou outra viagem pelo Brasil, não temos planos de viajar novamente até que o mundo se normalize em relação ao coronavírus.
dicas de viagem

Então, como faço para manter este blog de viagens?

De maneira nenhuma tenho todas as respostas ou conheço todos os segredos. Mas eu sei o que funcionou para mim, e, portanto, o que potencialmente poderia funcionar para outros blogueiros na mesma situação.
Muitas vezes, as pessoas começam blogs de viagens antes de uma grande viagem - talvez um período de estudo no exterior, férias elaboradas ou mesmo uma viagem ao redor do mundo de longo prazo. Mas o que acontece com muitos desses blogs é que eles duram apenas enquanto durar a própria viagem. Depois que todas as histórias são contadas e as fotos são compartilhadas, o blog de viagens morre uma morte lenta e silenciosa. Mas adivinha? Não tem que ser assim.
Você pode, na verdade, manter um blog de viagens mesmo quando não estiver viajando. Sou a prova viva de que pode funcionar, contanto que você tenha algumas experiências sólidas, muita determinação e um pouco de criatividade.

Como manter um blog de viagens quando você não estiver viajando

Varie os destinos

Minha primeira dica é: se você não tem um nicho específico, varie os destinos o quanto conseguir. Falar sobre locais internacionais e nacionais, espalhados pelo mundo. 
Se você fizer muitas postagens sobre um mesmo local em sequência você pode cansar seu leitor, enquanto escrever sobre destinos diferentes pode trazer novos leitores para seu blog.

Consistência é melhor que quantidade

Se você não tem conteúdo para postar 5 vezes por semana, não poste 5 vezes por semana. Simples assim. 
É melhor você ter consistência para que seus leitores tenham uma ideia de quando verificar novidades do que postar vários dias seguidos e sumir por semanas.
Se você sabe que não viajará muito, ou não conseguirá escrever muito, limite suas postagens a 1 ou 2 por semana, para não ficar sem material muito rápido. 

Crie séries ou assuntos semanais

Quando começamos o World by 2, criei alguns conteúdos semanais, como brindes para as pessoas baixarem e imprimirem, depois tivemos uma série de entrevistas, e então criei a série de artigos sobre marketing digital e nomadismo às segundas feiras. 
Todos esses segmentos obtiveram respostas realmente positivas, e eles quebram a semana muito bem e adicionam alguma variedade ao meu site. E a melhor parte? Eles são muito fáceis de fazer.

Conte histórias, mesmo que você as ache bobas

As pessoas adoram histórias. Se você estiver sem ideia do que postar, pense em algo que você fez ou viu em suas viagens e que costuma contar às pessoas. Talvez tenha sido algo estúpido que você fez, algo incrível que viu ou mesmo algo ofensivo que ouviu. Pode ser a história mais simples ou mais detalhada. 
Você pode se surpreender com a reação dos leitores quando você compartilha algo pessoal.

Dê dicas sobre coisas aparentemente óbvias

Mesmo que você ache que todo mundo sabe quais documentos necessários para uma viagem, como escolher um destino ou como montar a mala perfeita, isso não significa que realmente o façam. Na verdade, alguns dos posts com dicas de viagem que escrevi e que tinha certeza que seriam inúteis se tornaram muito populares. Só porque parece banal para você, não significa que ninguém vai achar que é útil.

Faça pesquisas para ter ideias

Ler outros blogs de viagens não só lhe dará a oportunidade de construir relacionamentos com outros blogueiros, mas também pode lhe dar alguma inspiração. Talvez você encontre uma postagem que realmente ame, ou uma que o faça lembrar de algum lugar que você já esteve ou de algo que você vivenciou. Muitas vezes 3 posts do mesmo local de pessoas diferentes possa te dar inspiração para fazer um sobre o mesmo tema.

Explore localmente

Considere explorar os arredores de onde mora com os olhos de alguém que nunca esteve lá antes. Existe um restaurante realmente bom que só se encontra na sua cidade? A sua cidade tem museus interessantes / únicos? Você pode fazer caminhadas, acampar ou pescar em seu quintal? 
Muitas vezes deixamos de notar as coisas ao nosso redor que podem ser interessantes para os outros, por isso às vezes é bom dar um passo atrás e considerar "casa" de uma nova perspectiva. 
Temos um vídeo sobre a nossa cidade de Salto/SP que é um dos mais assistidos do nosso canal e isso nos deixa muito orgulhosos.

Escreva sobre lugares que você visitou

Você não precisa escrever apenas sobre os lugares que visitou recentemente. Ainda estou escrevendo sobre lugares que visitei anos atrás. E provavelmente poderia voltar ainda mais longe e escrever sobre os lugares que visitei com minha família quando era mais jovem. Com o tempo, muitas vezes surgem novas perspectivas. 
E escrever sobre viagens anteriores também pode ser uma boa maneira de relembrar, permitindo que você “reviva” suas aventuras com suas próprias palavras.

Escreva sobre lugares que você deseja ir

Talvez haja um lugar que você sonha visitar desde os 8 anos. Talvez haja um lugar que você nunca pensou que gostaria de ir, mas agora você se sente atraído por ele. Escreva sobre isso. Não só será bom colocar o desejo para fora, mas outras pessoas que já estiveram nesses lugares muitas vezes também irão dar opiniões sobre eles. Quer seja uma curta pausa na cidade de Nova York ou uma excursão de uma semana à Islândia, escreva sobre onde você deseja ir.

O principal foco, eu acho, é a variedade . Tente coisas novas. Divirta-se com seu blog. Algumas coisas funcionarão; outras não. Mas descobrir o que funciona no seu blog e para o seu público é parte da diversão. E, enquanto você está fazendo todo esse trabalho no seu blog, talvez você nem perceba que não está viajando.

*Planeje sua viagem:

- Encontre passagens pela Passagens Promo
- Faça seu seguro viagem com a Seguros Promo
- Reserve uma casa pelo Airbnb
- Já saia com internet no celular com a EasySim4U
- Encontre onde ficar com a Booking.com
* Usando os sites parceiros, nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog sempre atualizado!

0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais vistos da semana