Holanda | 5 Coisas para Fazer em Gouda - World by 2 - Dicas de Viagem

Holanda | 5 Coisas para Fazer em Gouda

Publicado em 12/11/2020

Você conhece Gouda? Não, não estou falando do queijo (mas falarei mais pra frente). Estou falando da cidade de Gouda, na Holanda. Ah sim, e vale comentar que a forma correta de se pronunciar o nome da cidade é algo como: "rrrou-dah" com o R bem acentuado.
Gouda é uma cidade da província da Holanda do Sul, famosa por seus queijos. É uma cidade tipicamente holandesa histórica com muitos pontos turísticos interessantes. 
Gouda fica a apenas uma hora de trem de Amsterdã, o que a torna uma viagem perfeita de um dia.
gouda holanda

Sobre Gouda

Esta pequena cidade ao sul de Amsterdã, na Holanda do Sul, é responsável por 60% de toda a produção de queijo na Holanda. O queijo Gouda é um dos maiores produtos de exportação da Holanda, indiscutivelmente um dos queijos mais populares do mundo (e um dos meus preferidos).
Visitar Gouda foi uma grande surpresa durante nossa viagem pela Holanda.

Mercado de Queijo Gouda

Agora sim, vamos falar do famoso queijo produzido na cidade: Gouda é um queijo de leite de vaca amarelo. Tem um sabor suave que se intensifica nas notas de nozes e caramelo com o envelhecimento. Você pode encontrar variedades de Gouda Holandês de quatro semanas de idade até aqueles com mais de um ano com o sabor típico, bem como adições como pimenta, cominho, alho e muito mais. Este queijo é feito de acordo com métodos tradicionais de produção e é protegido pela União Europeia.
O mercado de Gouda que vende o queijo tradicional é realizado no mesmo local há séculos. A primeira menção ao queijo Gouda remonta a 1184, tornando-o um dos queijos mais antigos com registo feito até hoje, juntamente com o Parmigiano Reggiano.
Na Idade Média, o Mercado era o único lugar onde os fazendeiros locais podiam vender legalmente seu queijo, dando origem aos rituais de mercado que ainda se repetem a cada semana.
queijo gouda

5 Coisas para Fazer em Gouda

Visite o Mercado de Queijos

A cidade de Gouda ganha vida todas as quintas-feiras de abril a agosto, quando os agricultores das cidades vizinhas viajam para Gouda para vender seus produtos aos comerciantes no Mercado de Queijo de Gouda. Realizado em frente à Prefeitura de Gouda, no Markt, por volta das 10h às 12h30, o mercado ainda tem muitas das mesmas marcas e costumes de hoje de quando começou no século 12.
Chegue cedo para ver as rodas de queijo chegarem a cavalo e carroça e observe os fazendeiros empilhando seus queijos prontos para venda. Quando a negociação começar, veja como um negócio tradicional de queijo holandês acontece enquanto os fazendeiros e comerciantes batem palmas para concordar com a venda.

Goudse Waag

Você não pode visitar o Mercado de Queijo Gouda sem dar uma olhada em Goudse Waag . Construído em 1668, o Goudse Waag já foi usado como uma casa de pesagem para o mercado de queijo.
Hoje, abriga um museu com uma coleção interessante de equipamentos históricos de fabricação de queijo que contam a história de como o queijo Gouda é feito, além de uma seleção de velas de cera naturais e cachimbos de barro feitos localmente.
O andar térreo do museu abriga uma loja que vende uma variedade de queijos e souvenirs com queijo, desde cortadores de queijo com a marca 'Gouda' até tamancos de madeira.
Enquanto isso, a sala de degustação perfeita no primeiro andar oferece degustações de queijos e vinhos.

Sint Janskerk

A Igreja Gótica do século 15, Sint Janskerk, é um dos principais lugares para se visitar em Gouda. Dedicada a São João Batista, o padroeiro de Gouda, a igreja é mais famosa por seus vitrais altos que datam do final dos anos 1500. Cercado pelas cores majestosas nas janelas, você pode ver o estilo medieval dando lugar à estética renascentista.

Prefeitura de Gouda (Goudse Stadhuis)

Bonito e datando do século 15, é difícil não ver o Stadhuis, isolado no coração da histórica Gouda. Em 1438, um incêndio devastou Gouda, destruindo grande parte da cidade e deixando o resto quase em cinzas.
Como resultado, optou-se por construir a Câmara Municipal de forma autónoma, afastada das restantes edificações da cidade. O resultado é a bela estrutura gótica que você pode ver hoje. Quando não há eventos acontecendo e as portas do Stadhuis estão abertas, você pode passear por dentro e desfrutar de delícias como o belo Gabinete do Prefeito.

Molen de Roode Leeuw

Perto do centro da cidade você pode encontrar um adorável moinho de vento chamado De Roode Leeuw (O Leão Vermelho). O moinho de vento foi construído em 1727 e substituiu um antigo moinho de madeira. Uma loja de farinha ao lado vende farinha moída diretamente pelo próprio moinho. 
É um local adorável para fotos também!

*Planeje sua viagem:

- Encontre passagens pela Passagens Promo
- Encontre onde ficar com a Booking.com
- Faça seu seguro viagem com a Seguros Promo
- Reserve uma casa pelo Airbnb
- Já saia com internet no celular com a EasySim4U
* Usando os sites parceiros, nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog sempre atualizado!
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais vistos da semana