Quando a sua Foto é Desrespeitosa - World by 2 - Dicas de Viagem

Quando a sua Foto é Desrespeitosa

Publicado em 24/11/2020

Na era do Facebook, do Instagram e das selfies onipresentes, quando todos sentimos a necessidade de tornar nossas vidas mais emocionantes colocando tudo o que fazemos e vemos nas redes sociais, começamos a notar uma tendência perturbadora ao viajar pelo mundo.
Uma tendência que se inclina para o ignorante, o insensível e o totalmente desrespeitoso. E tudo fez ainda mais sentido depois de ler esta matéria do site Hypeness.
selfie
Quem costuma visitar locais históricos já deve ter visto esse tipo de turista: O tipo que faz um sinal de paz ✌🏻 em um memorial de guerra. Aquele que está sorrindo para a foto em um cemitério. Aquele que tenta tirar 20 fotos pulando feliz em um lugar onde as pessoas sofreram. 
Sim, provavelmente você também já os viu. 

Não estamos aqui para ditar regras, mas vamos pensar em alguns locais onde NÃO é bacana tirar selfies:


Quando você está em um memorial em homenagem aos mortos
Memoriais de guerra, memoriais de desastres, memoriais para pessoas que morreram... esses não são lugares para risos ou selfies. Esses são os lugares onde as pessoas - geralmente pessoas que conheceram ou são parentes das vítimas - vão prestar suas homenagens para aqueles que morreram. Você pode não ter as mesmas conexões com essas pessoas, mas deve ter em mente que outras pessoas ao seu redor têm.
Um exemplo que consta na matéria do Hypness é o Memorial aos Judeus Mortos da Europa em mais de uma ocasião. Se você nunca viu o memorial antes, é basicamente um quarteirão coberto pelo que parecem caixas de pedras colocadas em alturas diferentes. Apesar de ser abstrato, NÃO deve ser tratado como um trepa-trepa. Muitas pessoas pulam sobre os pilares, posam em cima deles e até brincam de pega-pega entre eles. Não façam isso, pessoal. Visite o museu gratuito do Holocausto embaixo desse memorial e você perceberá que este não é o lugar para se divertir.

Quando você está em um lugar onde as pessoas realmente morreram
Se você estiver visitando um lugar onde as pessoas perderam a vida de uma forma horrível, não é o lugar para tirar uma selfie. Mostre algum respeito. Se você não está interessado em saber o que aconteceu naquele lugar, pelo menos não desrespeite o lugar. Ou simplesmente não vá até lá.
Nunca vou me esquecer das nossas visitas por Auschwitz e do quanto vimos pessoas tirando fotos que mal consigo explicar o quanto são desrespeitosas. Cheguei a ver uma pessoa tentar colocar a cabeça em um dos fornos para o amigo tirar foto. Forno esse que era usado para queimar os corpos dos judeus. Agora me diz, isso é bacana? 

Quando você está desrespeitando os locais
Em primeiro lugar, você provavelmente deve respeitar as pessoas locais nos lugares que está visitando. Afinal, você é o estranho aqui. Mas, se você não vai respeitá-los, pelo menos não tire fotos zombando deles, de suas casas ou de seu modo de vida. Não tire uma foto de (ou com) alguém que você não gostaria que alguém tirasse de (ou com) você.
Vi pessoas tirando fotos em cenas ultra romântica dentro de templos na Tailândia. Lembre-se que você está em um local religioso! Não é lugar para tirar foto se beijando.

Quando você está abusando de um animal
Este item entrou na lista depois que eu vi selfies de pessoas que davam pacotes de batatas fritas e latas de Coca Cola para macacos na Tailândia. Em primeiro lugar, por favor, NÃO ALIMENTE ANIMAIS SELVAGENS - e especialmente não os alimente com comida humana horrível. Eu queria dar um tapa em cada uma dessas pessoas.
E também sou contra as lindas fotos com elefantes, tigres ou qualquer outro animal selvagem que instintivamente não deveria aceitar um ser humano por perto. 

Se você quer ter uma foto do local, tire a foto com respeito, sem sorrisos, sem piadinhas. Talvez o ideal é você nem sair na foto. Faça sua foto para poder passar a informação histórica e cultural para frente e não pensando em likes e engajamento.
Não seja a pessoa que ganha engajamento por ser uma idiota.

Veja também


*Planeje sua viagem:

- Encontre passagens pela Passagens Promo
- Faça seu seguro viagem com a Seguros Promo
- Reserve uma casa pelo Airbnb
- Já saia com internet no celular com a EasySim4U
- Encontre onde ficar com a Booking.com
* Usando os sites parceiros, nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog sempre atualizado!

0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais vistos da semana