Roteiro | Brasil - Guia de Florianópolis - World by 2 - Dicas de Viagem

Roteiro | Brasil - Guia de Florianópolis

Publicado em 06/11/2020

No litoral sul do Brasil, há um local que atrai muitos brasileiros. É uma ilha catarinense chamada Florianópolis - conhecida pelas caminhadas incríveis, praias lindas e ondas dos sonhos dos surfistas. 
A cidade de Florianópolis, também chamada de Floripa, é a capital do estado de Santa Catarina, e oferece de tudo, desde sol, praias, áreas verdes, festas, museus, fortalezas, restaurantes e atividades esportivas ao ar livre. 
florianópolis viagem
Com este guia, mostraremos como você pode organizar sua estadia perfeita em Florianópolis. Continue lendo para descobrir os melhores pontos turísticos e atividades da cidade.

Florianópolis (cidade e ilha)

Florianópolis na verdade é formada parte no continente e parte na ilha logo depois da ponte. Sem surpresa, é a ilha onde você passará a maior parte do seu tempo.
A partir de agora, quando nos referimos a Florianópolis - ou Floripa- estamos na verdade falando exclusivamente sobre a ilha.

Como Chegar

Aéreo: Se você estiver voando para Floripa, provavelmente chegará ao Aeroporto Internacional Hercílio Luz (FLN) que fica a cerca de 12 km do centro de Florianópolis. Este é o maior aeroporto da ilha e o mais facilmente acessível com muitos voos domésticos. 
Ônibus: Se você tem tempo extra, mas está com pouco dinheiro, você pode pegar um ônibus noturno do Rio de Janeiro ou de São Paulo para Florianópolis. 
De carro: Se você está vindo de SP ou RJ, pode dirigir pela BR-116 e BR-101 até chegar na cidade.

Como se locomover na cidade

Florianópolis é uma ilha relativamente pequena, que pode ser dirigida de norte a sul em cerca de 2 horas. No entanto, lembre-se de que as estradas são limitadas, portanto, se houver feriado ou temporada de muito movimento, as estradas podem ficar muito congestionadas.
De carro: Se você pretende explorar a ilha e fazer algumas das caminhadas, recomendamos vir de carro ou alugar um carro ao chegar na ilha. 
Além disso, se você pretende tentar pegar o nascer do sol em qualquer lugar diferente de onde você está hospedado, um carro é altamente conveniente. A ilha é bastante diversa, com muitas enseadas e tipos de praias diferentes, desde falésias íngremes a praias de areia, a ventos fortes para kitesurf e parapente. 
Ônibus: Para as principais partes de Florianópolis, principalmente o lado norte, há uma linha barata que vai direto do centro até a costa. 
Táxi ou Uber: nós sempre indicamos o Uber como um bom meio de transporte, principalmente porque você sabe quanto vai custar antes mesmo de decidir chamá-los. Os táxis também são boas opções, porém tente combinar o preço antes.

Quando ir para Florianópolis

A melhor época para visitar Florianópolis é entre dezembro e março. Você terá o melhor clima, que é quente e úmido, e a chance de ter céu limpo e sol o dia todo é maior. 
Observe que não é incomum experimentar tempo nublado e chuvoso em Florianópolis.
Se você vem ao Brasil exclusivamente para curtir as praias e tomar sol, verifique a previsão do tempo com atenção para evitar decepções.
O inverno em Florianópolis pode ser surpreendentemente frio, pelo menos para relaxar nas praias já que as temperaturas podem oscilar entre 8 e 12 graus.

O que fazer em Florianópolis

Centro Histórico
Definitivamente, uma parte bonita e informativa de Florianópolis é o centro histórico da cidade. Lá, os visitantes encontrarão diversos edifícios históricos, como o Mercado Público e a Catedral Metropolitana, além de belos parques arborizados, praças e museus. 
Você também encontrará uma grande oferta de restaurantes, bares, estabelecimentos comerciais e alojamentos de todo o tipo. Simplesmente embarque em um agradável passeio pela cidade e um pouco fora do centro histórico e desfrute do ambiente. Você não vai se arrepender.

Mercado Público
No passado, esse mercado consistia apenas em algumas barracas separadas em duas partes, uma para os revendedores locais e outra para os revendedores do interior ou fora do Brasil. 
Aqui se vendiam alimentos, refeições preparadas na hora e especiarias como canela, baunilha e cacau, que não existiam na Europa e eram muito interessantes e lucrativos para os comerciantes e turistas europeus.
Em 1838, o governo foi autorizado a comprar um mercado, que mudou de localização e construção algumas vezes até 1851, quando o primeiro mercado público foi aberto. Hoje, existe um mercado, em partes de dois edifícios que foram construídos há cerca de 50 anos. Este é agora um mercado não só de alimentos, mas também de roupas, louças e artesanato.

Museus
A cidade possui vários museus que valem a pena visitar e que são muito informativos sobre a arte e a história da região. Recomendados são o Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) , instituição oficial das artes plásticas, e o Museu de História de Santa Catarina (MHSC), que fica no Palácio Cruz e Souza (vale a pena conhecer o palácio). 
Existem também o Ecomuseu do Ribeirão da Ilha , que preserva os fundamentos da cultura açoriana, e o Museu dos Homens Sambaqui , situado numa antiga escola.

praias floripa

Praias de Florianópolis

Se você está procurando por lugares mais desenvolvidos, pode experimentar uma das muitas praias do norte, onde muitos hotéis resorts estão localizados. 
Na parte sul da ilha ficam as praias mais escondidas e menos lotadas, mas várias delas só são acessíveis por trilhas.
Campeche é um refúgio para os surfistas devido às fortes ondas que emanam do mar aberto. A praia possui areias brancas e águas calmas e límpidas.
A costa leste é ótima para o surf e principalmente para todos os que amam curtir as ondas e relaxar na praia.
A ilha oferece 42 praias à sua escolha, todas limpas, o local é totalmente seguro com muitos supermercados, bares e restaurantes ao redor.
Para diversão, sol e um público jovem, você deve ir direto para a estilosa Praia Mole. 
Barra da Lagoa e Joaquina, ideal para famílias, também são opções populares.
Lagoinha do Leste, Praia do Matadeiro e dos Naufragados são consideradas as 3 principais praias da cidade em termos de beleza e as trilhas para chegar a elas te dão vistas incríveis.
A praia do Santinho é a zona mais turística, junto ao popular Resort Costão do Santinho.
Se você quer muita badalação, festas (e preços altos, sendo muito sincera) Jurerê é a praia certa para você.

Onde ficar em Florianópolis

Dependendo de como você pretende passar a viagem, existem algumas opções diferentes de onde se hospedar na ilha. 
Vamos dar opções para todos os gostos e bolsos:

Majestic Palace Hotel (luxo) - Piscina incrível na cobertura com quartos elegantes e sofisticados. Excelentes vistas sobre o oceano com uma excelente localização para explorar o lado norte da ilha. 
IL Campanario Villaggio Resort (luxo) - Localização perfeita perto do oceano e dos clubes de Jurerê. Quartos brancos em estilo colonial com toques de luxo e elegância. Alguns quartos oferecem até uma cozinha compacta, permitindo que você realmente faça do resort uma casa longe de casa. 
Costão do Santinho (all inclusive) - Resort all inclusive super conhecido na praia do santinho.
Pousada Vila Tamarindo (Ecolodge) - Localizada a 10 minutos da praia e rodeada de jardins, é o lugar perfeito para desfrutar da natureza a um preço acessível. Há um shala de ioga no local com aulas, bem como serviço de massagem / spa disponível. Os quartos são limpos e espaçosos, com móveis reciclados e redes externas. Não é 5 estrelas elegância, mas é uma vibração agradável e descontraída de praia. 
Ingleses Praia Hotel (bom custo x benefício) - Localizado na Praia dos Ingleses em Florianópolis, o Ingleses Praia Hotel dispõe de piscina ao ar livre e piscina coberta com sauna. Você poderá desfrutar do serviço de praia e relaxar junto ao mar. Há Wi-Fi gratuito em toda a propriedade.

Para ver mais opções de hospedagem e achar uma que caiba no seu bolso e seu gosto, você pode pesquisar aqui: 

Booking.com

Dicas antes de ir

- Planeje caminhar de manhã ou no final da tarde, já que o sol está forte durante o meio-dia. 
- Se você alugar um carro, planeje ir para o norte / sul durante os horários menos movimentados do dia. Os engarrafamentos podem causar grandes atrasos. 
- Reserve sua hospedagem com antecedência se pretende ir no verão.

Veja também


*Planeje sua viagem:

- Encontre passagens pela Passagens Promo
- Faça seu seguro viagem com a Seguros Promo
- Reserve uma casa pelo Airbnb
- Já saia com internet no celular com a EasySim4U
- Encontre onde ficar com a Booking.com
* Usando os sites parceiros, nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog sempre atualizado!

0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais vistos da semana