Guia para se Tornar um Nômade Digital - World by 2 - Dicas de Viagem

Guia para se Tornar um Nômade Digital

Publicado em 23/11/2020

Se você nunca se deparou com este termo (Nômade Digital, vamos começar te ajudando:
O nômade digital é a pessoa que trabalha pela internet e viaja pelo mundo.
Parece algo bem simples, mas antes de continuarmos, indico que leia os artigos: O que é ser um nômade digital e também Quero ser nômade digital: Tem certeza?
Nos últimos anos já passamos por cerca de 11 países trabalhando como nômades digitais. Mesmo ficando tempo no Brasil por conta da pandemia, ainda assim continuamos trabalhando de casa, só esperando as fronteiras abrirem para podermos conhecer um pouco mais deste mundo.
Se você encontrar histórias inspiradoras, confira nossa série de entrevistas com nômades digitais
nomade digital como ser

Como é o estilo de vida do nômade digital? 

Viver o estilo de vida nômade digital significa que você pode trabalhar de qualquer lugar. Usando a Internet, você pode ser independente de um local fixo de trabalho e ainda ganhar a vida trabalhando remotamente. 
Para muitos empregos, simplesmente não importa onde você esteja desde que tenha uma conexão confiável com a Internet. 
Esse estilo de vida é imensamente libertador, embora tenha seus desafios. 
Acho que o maior desafio é começar! Eu sei disso porque sempre recebemos mensagens de pessoas que querem descobrir como se tornar um nômade digital. Para nós também foi assim.
À medida que esse estilo de vida está se tornando mais popular, sinto que há muitas pessoas que adorariam viajar pelo mundo neste estilo, mas estão confusas sobre como exatamente fazer isso. 
Meu objetivo neste guia é explicar o processo de como se tornar um nômade digital e torná-lo o mais simples possível. 

✨Torne-se um nômade digital: um guia passo a passo 

Você pode trabalhar online de qualquer lugar? 

Seu trabalho atual é o tipo de trabalho que você pode fazer remotamente? Você tem um trabalho freelance ou um negócio que pode administrar de qualquer lugar? 
Se você é um funcionário , comece pensando no que você faz atualmente para viver e pergunte-se se é o tipo de trabalho que você pode fazer em casa ou em um café. 
Se o seu trabalho pode ser feito de qualquer lugar com uma conexão à Internet, você está com sorte (se não, então continue lendo, irei abordar todas as opções abaixo). 

O que resta a você fazer é convencer seu chefe de que você não precisa mais aparecer no escritório todos os dias. É um pouco demais, então primeiro você deve pedir um período de teste, o que significa que você trabalhará remotamente de casa por alguns dias. 
Isso deve mostrar ao seu chefe que você está disponível online quando necessário e que é produtivo, capaz de cumprir prazos e atingir metas, mesmo que não esteja fisicamente no escritório. 
Agora você tem alguns resultados comprovados e essa é uma boa base para negociações. Você pode negociar um período mais longo de trabalho remoto e ver o que consegue. 

Se, apesar de tudo isso, seu atual empregador se recusa a deixá-lo trabalhar remotamente, você pode procurar trabalho com um empregador diferente que seja mais aberto à ideia. 
Dessa forma, você não terá que mudar de posição ou aprender habilidades inteiramente novas, apenas encontre um trabalho semelhante em outro lugar. Alternativamente, você pode ter que encontrar um novo emprego. 
Isso parece assustador, eu sei! Mas pense que talvez trocar de emprego te ajude a realizar o sonho de ser um nômade digital.

Onde encontrar trabalho remoto 

Se precisar de um novo empregador, saiba que os empregadores que apoiam o trabalho remoto estão se tornando cada vez mais comuns. 
Você pode encontrar empregos remotos em tempo integral e parcial online. 
Aqui estão alguns sites importantes para pesquisar trabalho remoto: 
Remotar - Atualmente, a Remotar é a maior plataforma de curadoria de vagas 100% remotas do Brasil.
Napratica - O site tem uma seleção de vagas remotas abertas, que é atualizado mensalmente.
Remote - De vagas full time a freelancer, com foco na possibilidade de trabalhar remotamente.
Workana - Oportunidades para freelancers de áreas, principalmente, criativas, como desenvolvimento de sites e edição de vídeo.
Se você não conhecia alguns destes sites, veja também uma lista de 40 sites para você encontrar trabalho remoto.

Se você é um freelancer ou proprietário de uma empresa e pode trabalhar em qualquer lugar, precisa dar mais dois passos em seu caminho para um estilo de vida nômade digital: 
- Certifique-se de ter clientes suficientes que pagam em dia . 
Às vezes é difícil quando você está trabalhando como freelancer ou administrando um negócio, pois sua renda pode não ser regular. Também ajuda se você tiver mais de um fluxo de renda. 
- Escolha seu destino de acordo com seu orçamento e renda potencial . 
Você pode se mudar para um lugar onde o custo de vida seja baixo o suficiente para permitir que você viaje e se divirta sem se preocupar muito com o trabalho. 

E se você não puder trabalhar online? 

Caso o seu trabalho atual não seja o tipo de trabalho que você pode fazer remotamente, e você ainda deseja ser um nômade digital, escolha um novo trabalho como funcionário remoto, freelancer ou empresário. 
Se você atualmente precisa estar presente em um determinado horário e local para poder trabalhar, então é necessária uma mudança de carreira. 
Isso significa que você precisará escolher um novo emprego, aprender e desenvolver as habilidades e começar seu novo estilo de vida nômade digital. 
Isso é assustador! Mas foi exatamente isso que fizemos! Largamos nossos empregos em indústrias depois de aprendermos novas habilidades e de nos desenvolvermos para trabalhar remotamente.

Exemplos de empregos de nômades digitais 
A base para seu estilo de vida nômade digital são os trabalhos que você pode realizar em qualquer lugar do mundo, contato que tenha internet. Há muita coisa que você pode fazer com uma conexão à Internet! 
Dá uma olhada em carreiras que um nômade digital pode trabalhar:
Designer gráfico 
Desenvolvedor web 
Web designer 
Especialista em marketing digital 
Escritor 
Fotógrafo
Editor de vídeo 
Desenvolvedor de software 
Professor de línguas online 
Atendimento remoto ao cliente 
Editor de Podcast 
Recrutador / Consultor de contratação 
Gerente de Produto 
Vlogger
Gerente de comunidade 
Especialista em mídia social 
Coach de carreira e vida
Revisor 
Ilustrador 
Animador 
Blogger
Esta não é uma lista abrangente, é claro, mas dá uma idéia geral. Inclusive você pode somar mais de 1 atividade em seu trabalho. Quando estou escrevendo para o blog, sou blogueira, mas também trabalho com marketing digital e social media.

Aprenda com quem já é nômade

Pesquise no Google o nome do trabalho que mais te agrada + nômade digital e encontre pessoas que já estão fazendo o que você quer. 
Já que você vai fazer uma grande mudança no estilo de vida, é melhor se preparar agora do que se arrepender depois. Existem toneladas de entrevistas com nômades digitais online que lhe darão um vislumbre da realidade do estilo de vida e da profissão. 
Você também pode enviar uma mensagem a alguns deles, apresentar-se e dizer que está pensando em mudar de estilo de vida. Pergunte sobre cursos recomendados, quadros de empregos, potencial de ganho e qualquer outra coisa que você tenha dúvidas. 
Você pode perguntar em grupos de nômades digitais no Facebook ou pelo Instagram.
É uma boa ideia obter uma imagem realista de como o trabalho realmente é, para que você possa decidir se é realmente para você. 
nomades digitais

Como adquirir as habilidades para seu novo estilo de vida nômade digital 

Você pode fazer alguns cursos que o levarão a um nível profissional. Existem também profissões que você pode aprender do zero, de acordo com seus interesses. É fácil aprender online hoje em dia. 
Você não precisa gastar muito tempo e dinheiro para obter um diploma para fazer a maioria desses trabalhos. Os cursos online podem ensinar as habilidades de que você precisa. 
Às vezes, você pode fazer um curso de graça, mas se quiser um certificado, será necessário pagar por ele. Outros cursos não são gratuitos, mas ainda assim são muito acessíveis e oferecem uma boa relação custo-benefício. 
Os principais sites para cursos on-line são: Udemy, Sebrae, Hotmart, Eduzz.

Empreendendo

Se você não gosta da ideia de ser um funcionário e também não gosta da ideia de trabalhar como freelancer para clientes diferentes, isso pode ser um sinal de que você deve começar seu próprio negócio. É a forma mais cara a curto prazo de começar sua vida nômade, mas pode dar certo para muitas pessoas.
Como um empresário nômade digital você terá o dobro de liberdade, mas também muita responsabilidade. 
Leve isso em consideração, ao imaginar suas viagens: você está à altura desse nível de responsabilidade? 
A lista que demos de exemplos de trabalhos que você pode fazer em qualquer lugar também pode lhe dar algumas ideias para pequenas empresas que você pode iniciar e talvez mais tarde crescer para algo maior. 

Encontre um mentor de negócios 
Para evitar erros nesta fase, é uma boa ideia consultar alguém com mais experiência em empreendedorismo. 
Idealmente, você deseja procurar alguém para orientá-lo. 
Se não conseguir encontrar um mentor, leia tudo o que puder sobre o assunto e faça cursos online sobre sucesso empresarial e empreendedorismo para aprender como abrir um negócio de forma mais sistemática. 
Os cursos do Sebrae podem te ajudar no início.

Se você escolheu o caminho do freelance ou do empreendedor, antes de reservar um voo, certifique-se de que pode pagar por seu novo estilo de vida nômade digital. 
Primeiro encontre alguns clientes confiáveis ​​ou clientes que pagam em dia, de preferência clientes que lhe dão trabalho regularmente. 
A menos que você tenha uma boa quantidade de dinheiro disponível em sua conta poupança, sugiro que não ignore isso. 
Esse estágio pode levar algum tempo e esforço, mas é a chave do seu sucesso e o salvará de muitas frustrações mais tarde. 

Escolha seus destinos com sabedoria 

Idealmente, como um nômade digital, você deseja viajar para um lugar onde o custo de vida seja mais barato do que a sua renda mensal. 
Você pode verificar o custo de vida em diferentes lugares ao redor do mundo usando sites como o Nomadlist
Eu o uso antes de cada viagem para ter uma ideia de quanto custam as coisas, desde uma passagem de ônibus até uma refeição em um restaurante. 
Mas o custo de vida não é o único fator a ser considerado. Muitos aspirantes a nômades digitais com quem conversei estão preocupados em conhecer pessoas e fazer amigos em seu novo destino. 
Se você já tem amigos, família ou contatos em algum lugar, isso tornaria a mudança muito mais fácil. 

Trabalhe no seu destino 

Muito antes de o termo “nômade digital” se tornar tão comumente usado, as pessoas viajavam e encontravam trabalho em seus destinos. 
Trabalhar em albergues em troca de hospedagem e alimentação é provavelmente o exemplo mais popular e você pode conhecer um pouco mais sobre essa troca no site Worldpackers. Há também opções de cuidar de animais de estimação em troca de hospedagem, e você consegue fazer isso procurando por sites de House sitting.
Esses trabalhos não requerem necessariamente uma conexão com a Internet, portanto, é uma boa opção se você quiser se desconectar por um tempo. 
Então, o que você pode fazer além de trabalhar em albergues? Aqui estão alguns exemplos de empregos em que você pode trabalhar enquanto viaja: 
Professor de línguas 
Professor de ioga 
Chefe de cozinha 
Trabalhando em um navio de cruzeiro 
Au pair 
Instrutor de mergulho 
Trabalhador agrícola 
Equipe do acampamento de verão 
Instrutor de ski 
Mas ATENÇÃO: Preste atenção à situação do visto de trabalho nos lugares para onde você viaja. Em alguns países, até mesmo o trabalho não remunerado é considerado trabalho que exige visto. Então ou você pede o visto correto ou vai acabar trabalhando ilegalmente, e isso nunca deve ser feito, pois se você for pego, poderá ser deportado e as chances de conseguir entrar em alguns países novamente são mínimas.

Seguro viagem para nômades digitais 

Antes de embarcar em seu novo estilo de vida nômade digital, você deve comprar um seguro viagem. 
Suas necessidades como nômade digital são um pouco diferentes das necessidades dos viajantes comuns. 
Alguns nômades digitais viajam continuamente por vários anos sem voltar para casa; outros podem viajar por vários meses seguidos, depois ir para casa por um tempo e depois voltar para o exterior. Pode haver variações infinitas. 
Esse estilo de vida de trabalhar de qualquer lugar oferece uma enorme liberdade e flexibilidade no planejamento de suas viagens. 
Para mim, essa é uma das melhores vantagens de ser um nômade digital. 
No entanto, pode ser uma grande desvantagem entrar em contato com seguradoras tradicionais que normalmente são rígidas quanto às datas de sua viagem e opções de renovação. 
Como um nômade digital, você nem sempre será capaz de dar a eles as datas fixas que eles exigem. 
Nós indicamos a leitura dos artigos: A importância do Seguro Viagem e também Como escolher o melhor seguro viagem.

Veja também

Para te ajudar um pouco mais neste mundo do nomadismo, dê uma olhada nestes artigos:
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais vistos da semana