Guia para ser um Nômade Digital de Sucesso - World by 2 - Dicas de Viagem

Guia para ser um Nômade Digital de Sucesso

Publicado em 30/11/2020

Tornar-se um nômade digital e trabalhar de qualquer lugar do mundo significa quebrar as algemas do conformismo e partir para a aventura de sua vida. 
Significa trabalhar onde você mora e morar onde você trabalha - a menos que você encontre um espaço de coworking bem organizado. 
Tornar-se um nômade digital é uma carreira libertadora que muitos sonham em ter. Já falamos como começar a carreira de nômade digital, já comentamos que nem tudo são flores e também já contamos como foi a nossa transição.
Começar será um desafio e largar o emprego estável pode ser a mudança mais difícil da sua vida. No entanto, depois de dar o salto de fé, você descobrirá um novo mundo de oportunidades. 
guia nômade

Veja como se tornar um nômade digital de sucesso: 

1. Aprenda com os profissionais 

Cada história de sucesso começou com uma pesquisa minuciosa. Ou pelo menos deveria. 
Esta é uma maneira de preparar seu novo negócio e estilo de vida para o futuro antes mesmo de eles começarem. Portanto, ignore as desculpas e mãos à obra. Pesquise tudo o que puder sobre este estilo de vida. 
Em primeiro lugar, entenda que existem milhões de nômades digitais de sucesso por aí dispostos a compartilhar suas dicas com você. Você pode encontrá-los em todos os cantos do mundo online - de mídia social a fóruns, até palestras TEDx inspiradoras. 
Com isso em mente, comece lendo sobre histórias de sucesso de trabalho remoto, mas também sobre os perigos do trabalho e como superá-los. Tenha em mente que ser um nômade digital pode não ser só coisas boas.
Não se concentre apenas no que você deve fazer, concentre-se também no que você nunca deve fazer. Tente encontrar nômades digitais que começaram de um lugar semelhante ao seu. Se pudermos te ajudar, indicamos que leia nosso artigo: 5 Conselhos para uma Vida Nômade.

2. Decida sobre um modelo de negócios 

Depois de fazer sua pesquisa, você provavelmente chegará à conclusão de que existem várias opções de trabalho, mas em resumo são três modelos básicos de negócios que você pode escolher: freelancer, trabalho remoto e empreendedorismo
Observe que os dois primeiros podem parecer semelhantes, mas na realidade constituem duas descrições de funções completamente diferentes. 
Freelance significa que você estará trabalhando no mundo digital e está totalmente livre para fazer o que quiser. 
Você pode optar por escrever blogs e criar conteúdo em geral para clientes globais, por exemplo. Trabalho remoto significa principalmente que você tem um emprego estável em uma empresa que não precisa que você esteja fisicamente presente no escritório. 
O empreendedorismo, por outro lado, é um desafio completamente diferente. 
Você terá que construir um negócio totalmente novo a partir do zero e é importante construir a sua marca com pilares fortes desde o início. Naturalmente, essa deve ser uma empresa que você possa administrar facilmente do conforto de seu laptop, portanto, criar um blog de viagens é uma excelente maneira de construir uma renda estável. 
Não importa o caminho que você escolha, você precisará ter um fundo de emergência considerável disponível se quiser trabalhar de qualquer lugar do mundo. Isso permitirá que você sobreviva em uma terra estranha, longe de casa, mesmo que perca o emprego. Então já conheça formas de conseguir dinheiro para começar sua vida nômade.

3. Tenha dispositivos essenciais para seu trabalho

Ser um nômade digital significa ter experiência em tecnologia e usar a tecnologia a seu favor. 
Esteja você tirando fotos para sua página do Instagram, escrevendo blogs ou desenvolvendo aplicativos, você precisa adquirir o equipamento certo para sustentar seu novo estilo de vida. Seu sustento depende disso. Tenha bons equipamentos e dispositivos.
Não se esqueça de cabos de carregamento extras, discos rígidos externos e carregadores portáteis.
Crie o hábito de fazer backups constantes. Não deixe esta etapa para depois, ou pode se arrepender um dia.
nomadismo

4. Aprenda sobre a cultura local 

Nem é preciso dizer, mas você não pode simplesmente entrar no país de alguém agindo da maneira como está acostumado e esperar que todos sejam bonzinhos. 
O mundo não vai se adaptar a você, você deve se adaptar ao mundo.
Pelo contrário, seu comportamento pode colocá-lo em sérios problemas, então você precisa pesquisar a cultura local completamente antes de partir. 
Antes de planejar sua primeira viagem, avalie qual destino é mais adequado para um nômade digital iniciante. 
E uma grande dica que damos: Não importa para onde você está indo, certifique-se de aprender os termos mais básicos da língua do destino - nem todo mundo fala inglês, mas acima de tudo, "bom dia" "obrigado" "por favor" falado na língua do local, podem mudar (para melhor) o comportamento das pessoas que te recebem. 

5. Obtenha um seguro de viagem adequado 

Outra consideração essencial em que aspirantes a nômades digitais não pensam até o último minuto é o seguro de viagem. 
Onde isso se aplica? Qual é o valor segurado? Que tipo de lesões e doenças cobre? 
Concentre-se mais uma vez na pesquisa online e encontre seguradoras confiáveis ​​em sua área. 
Mais importante ainda, o processo de utilização do seu seguro deve ser simples e claro. Tire todas as suas dúvidas antes de contratar.

6. Aprenda a gerenciar suas finanças 

O dinheiro faz o mundo dos negócios girar. Você administra sua empresa, de modo que pode avaliar a correlação entre o gerenciamento financeiro e sua sobrevivência a longo prazo. Em outras palavras, aprenda a administrar seu dinheiro antes de pegar a estrada. 
Primeiro, encontre uma plataforma financeira confiável. Você precisa de uma plataforma onde possa receber fundos de qualquer lugar do mundo, de preferência uma que ofereça cartão de débito próprio. 
Em seguida, domine a arte de planejamento e previsão financeira. 
Quanto dinheiro você precisa para esta viagem? Quais são suas despesas diárias? Como você pode reduzi-los? Quais são suas prioridades financeiras? 
Estas são as perguntas que você precisa responder para fazer um plano financeiro sólido. 

O estilo de vida nômade digital é um caminho infinitamente gratificante, tanto espiritual quanto financeiramente. Viajar nos muda como pessoas e também a forma como vemos as coisas. 
Para nós foi uma grata decisão.

Veja também

0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais vistos da semana