O marketing de influenciadores é uma das maneiras mais bem-sucedidas para as marcas alcançarem um público relevante e aumentar as vendas e o engajamento.
As pessoas se conectam com pessoas e sabendo disso, algumas marcas já perceberam o poder dos pequenos influenciadores.
Sim, parece que o número de seguidores tem feito diferença, mas ao contrário de alguns anos atrás, onde o importante era ter milhares de seguidores, hoje é muito aceitável ter poucos seguidores, mas o importante é que eles sejam super engajados.
O que são micro e nano influenciadores?
Sites diferentes atribuem valores diferentes, mas você entenderá. Os influenciadores de mídia social são divididos em quatro camadas diferentes por tamanho: mega, macro, micro e nano. O gráfico abaixo mostra uma alternativa ao adicionar uma 5ª camada:
Então os nano influenciadores são pessoas com cerca de 1000 a 10.000 seguidores e os micro influenciadores são seguidos por não mais que 50.000 pessoas.
E porque os Nano e Micro Influenciadores são importantes?
O nível de confiança, de lealdade e relevância de um micro e nano influenciador é muito maior do que de macros e megas influenciadores.
O público dos nano influenciadores é pequeno, nichado e altamente engajado.
Os motivos desses influenciadores serem importantes e fazerem diferença para marcas são:
Nano e micro influenciadores são essencialmente pessoas “normais” que não usam o marketing de influenciadores como sua principal fonte de renda, o que os torna mais acessíveis. É fácil para muitos usuários do Instagram se colocarem no lugar de um nano influenciador.
Taxas mais altas de engajamento – eles têm um número muito menor de seguidores, que inclui muitas pessoas que eles podem conhecer pessoalmente. Essa relação muitas vezes leva a uma taxa de engajamento mais alta. Além disso, por causa de sua quantidade de seguidores menor, os nanos e micros são capazes de responder a cada comentário ou DM (mensagem direta), promovendo um nível mais profundo de envolvimento.
Nano influenciadores tem um envolvimento maior com seus seguidores, o que significa que seu endosso age como uma recomendação direta de boca a boca, o que pode ajudar a gerar conversões para as marcas.
Em sua maioria, os nano e micro influenciadores não são influenciadores “profissionais” que tratam a mídia social como um show. Eles estão dispostos a criar conteúdo de marca por um valor muito menor que um mega influenciador.
Mais fácil de trabalhar – pequenos influenciadores tendem a ser muito mais agradáveis ao trabalhar com uma marca. Em outras palavras, é mais fácil trabalhar com eles em comparação com influenciadores mais estabelecidos, que podem ter seus próprios termos.
Então, quando você começar a se sentir desanimado por causa do seu número de seguidores, lembre-se dessas coisas e tente se relacionar com sua comunidade de uma maneira próxima e mostre isso para as marcas que gostaria de trabalhar.