Dicas de Edição de Fotos com o Lightroom para Celular - World by 2 - Dicas de Viagem

Dicas de Edição de Fotos com o Lightroom para Celular

Publicado em 04/01/2021

É difícil mensurar o poder de uma foto. Capturando algumas das suas melhores memórias com a família ou amigos, uma foto o transporta instantaneamente de volta ao momento e também o ajuda a compartilhar essas experiências com outras pessoas que não estavam lá. 
Nossas fotos de viagens se tornaram nosso bem mais precioso. Elas continuam a nos deixar muito felizes quando olhamos para trás, repetidamente. 
Dito isso, o processo de edição de fotos pode parecer difíl no início! Parece que existem infinitos botões e opções com tantas maneiras diferentes de obter efeitos. 
edição foto lightroom
Foto tirada de celular antes da edição
Queremos compartilhar com você alguns ajustes simples que o ajudarão a criar imagens equilibradas e atraentes. 
Antes de começarmos, indicamos a leitura dos artigos: Fotos de Viagem com CelularConceitos de Fotografia com SmartphoneEdição de Fotos pelo Celular. Lendo esses artigos, você já terá uma boa base para acompanhar o que falaremos aqui.
Nesta postagem, abordaremos alguns itens como predefinições, balanço de branco, ferramentas básicas de edição, ajustes de cores, efeitos especiais e recorte. 
Mas lembre-se: a edição de fotos é como qualquer outra forma de arte, não existe uma forma “certa” ou “errada”, existe apenas preferência e estilo. 

Escolher o Aplicativo de Edição

A primeira etapa para editar uma foto é decidir se deseja editá-la em seu celular ou computador. Existem muitos aplicativos de edição disponíveis para ambas as mídias. Algumas das plataformas mais populares são VSCO, Adobe Lightroom e Photoshop. 
Cada um tem seus prós e contras, mas depois de tentar esses e tantos outros, nosso favoritoé o Adobe Lightroom. Adoramos que a Adobe tenha uma versão para desktop e para celular (a versão para celular é gratuita por isso escolhemos ela para nossas dicas). 
Assim que começamos a usar o Adobe Lightroom, nossas edições de fotos melhoraram drasticamente. 
Usamos o aplicativo Lightroom para editar todas as nossas fotos de viagens que são postadas no nosso instagram
É bom ter um programa de edição poderoso como o Lightroom para editar no telefone. Isso significa que podemos editar literalmente em qualquer lugar, de aviões e trens a barcos e ônibus, ou até mesmo na cama. E é perfeito para postagem em mídias sociais porque a edição final já estará no telefone! 

Aplicar Presets 

A melhor maneira de reduzir o tempo de edição e manter um perfil de cor consistente para suas imagens é usar predefinições de fotos (os famosos presets). 
Usamos predefinições em quase todas as nossas fotos porque elas geralmente nos levam a algo entre 80% a 100% do caminho para uma edição perfeita, pronta para o Instagram. 
Então, o que é um preset? Essencialmente, uma predefinição é uma configuração salva de todos os ajustes feitos nos perfis de cor e iluminação. Essa configuração pode então ser re-aplicada a qualquer foto de sua escolha. Ao longo de muitos refinamento e ajustes, criamos nossas próprias predefinições personalizadas para o Lightroom. Com essas predefinições, economizamos inúmeras horas tentando encontrar um estilo ideal de edição. As predefinições ajudam a criar consistência.
Pense nas cores / vibe que você deseja acentuar em suas fotos. Tente manter um estilo de edição específico por pelo menos algumas semanas para ver como é a sensação e a aparência. 
Para criar ou personalizar sua própria predefinição, basta fazer todos os ajustes que desejar em uma foto e, em seguida, clique nos 3 pontos “•••” na parte superior direita e então clique em 'Criar predefinição'. Você pode então dar a ele um nome que você vai se lembrar e usar seu preset sempre que quiser! 

Equilíbrio de branco

Depois de aplicar uma predefinição, a primeira coisa a fazer é ajustar o equilíbrio do branco. O equilíbrio de branco pode mudar drasticamente os perfis de cores de uma foto, dependendo de como estava a iluminação quando você tirou a foto. Aqui estão algumas idéias básicas para ajudá-lo a encontrar o equilíbrio de branco correto: 
Ajustando o branco de uma foto: Clique no ícone "Cor", então encontre algo branco em uma foto, talvez seja roupas, nuvens ou uma parede que você sabe que era totalmente branca. Em seguida, use o conta-gotas para clicar nesta área e ele ajustará automaticamente a foto inteira em referência a esse branco “verdadeiro”. Neste caso o equilíbrio de branco funciona muito bem ou simplesmente não funciona. Experimente para ver se pode economizar algum tempo. 
Algumas dicas:
Em fotos do pôr do sol: Ao ajustar o pôr do sol, experimente mexer nos ajustes de temperatura com uma tonalidade mais quente. Isso pode realmente ajudar a destacar o pôr do sol. 
Fotos na praia: Geralmente gostamos de deixar a temperatura mais fria para realmente realçar os azuis da água. Apenas tome cuidado para não ir muito longe e obter azuis excessivamente saturados. Também esteja ciente de que os tons de pele não ficam muito saturados. 

Edições de luz

O próximo passo é ajustar o painel de edição de luz. O primeiro controle deslizante e o mais importante é a exposição. Ajustamos a exposição para clarear uma foto com muitas sombras ou escurecer uma foto muito clara. A partir daí, você pode fazer pequenos ajustes em coisas como pretos, sombras, brancos e realces. Dependendo da foto, você pode tentar diferentes equilíbrios. Aqui estão alguns truques para resolver problemas comuns: 
Sombras ou contraste muito alto: tente primeiro aumentar as sombras, depois diminuir os realces e, finalmente, aumentar os pretos. Você deve ter cuidado ao aumentar muito os pretos porque isso pode criar uma imagem de aparência muito fosca. 
Destaque o branco / ilumine uma foto: tente aumentar o branco e o realce de uma foto. Certifique-se de equilibrar isso com as sombras e pretos para ter certeza de não perder o contraste da foto.
edição foto celular
Foto editada pronta para ser postada no Instagram

Efeitos Especiais

A próxima etapa é observar detalhes da guia "Efeitos" como textura, claridade, vinhetas, granulado. Esses são pequenos ajustes que podem ser feitos para realçar a sensação da foto e torná-la mais vintage, cinematográfica ou sonhadora. 
Granulação: adicionar granulação a uma foto pode torná-la mais vintage. Normalmente faço isso para fotos aconchegantes de perto ou quando quiser adicionar um clima realmente boêmio à foto. Você pode notar esse efeito em alguma fotografia de moda ou tipo de casamento. 
Vinhetas: adicionar uma vinheta (escurecimento nas laterais) pode ser ótimo para um visual mais cinematográfico.  
Foto mais suave: para obter suavidade em uma foto, há alguns ajustes importantes que você pode fazer. Isso pode ser ótimo para fotos com muitas sombras nítidas, suavizando a pele em retratos, fotos de smartphone ou fotos noturnas com muita granulação. Comece primeiro diminuindo a claridade e desembaçando. 

Cortar

A etapa final é sempre recortar para qualquer plataforma na qual compartilharemos a imagem. Para o Instagram, sempre cortamos na vertical para a proporção de 4:5. Para nosso site, vamos mantê-lo na horizontal e recortar na mesma proporção de 4:5 para manter a consistência entre as plataformas. 

Para que a edição de fotos se torne cada vez mais fácil e prazerosa, não tenha medo de tentar e brincar com o aplicativo. Lembre-se sempre de ter salvo as fotos originais, desta forma, não tem como você "estragar" uma foto. Errou, volte, tente de novo, ou comece desde o início! Só não desista! 

0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais vistos da semana