Guia de como Escrever e Publicar seu E-book - World by 2 - Dicas de Viagem

Guia de como Escrever e Publicar seu E-book

Publicado em 11/01/2021

Escrever um e-book é algo que qualquer pessoa pode fazer. Se você deseja oferecer seu livro como brinde, vendê-lo como parte de sua renda passiva (saiba o que é renda passiva) ou adicioná-lo a qualquer outro de seus produtos digitais, é uma fonte de receita muito valiosa! 
Hoje trazemos um Guia de publicação de e-books com as principais etapas para escrever e publicar um e-book. 
guia fazer e-book
Definitivamente, há muitos benefícios em publicar um e-book e outros produtos digitais e você pode ter considerado isso por uma série de razões. 
Por exemplo, um e-book gratuito pode ser uma ótima maneira de aumentar sua lista de mala direta e mostrar sua experiência ao público. É uma forma de se tornar mais relevante e ser reconhecido no seu nicho.
Um e-book pago pode ser uma fonte incrível de receita passiva e gerar receita adicional. É uma das formas que citamos de como ganhar dinheiro e monetizar seu blog ou rede social.
Este Guia de produção de e-books será uma ótima opção para quem pensa em escrever um e-book, mas não tem ideia de onde e como começar. 
Honestamente, é muito mais fácil do que você pode imaginar! 

O que é um E-book?

Segundo a Wikipedia: "E-book é qualquer conteúdo de informação, semelhante a um livro, em formato digital, que pode ser lido em equipamentos eletrônicos - computadores, PDAs, Leitor de livros digitais ou até mesmo celulares que suportem esse recurso, existindo ou não sua versão em papel."

Quem pode escrever um e-book? 

Primeiro, deixe-me dizer que absolutamente qualquer pessoa pode escrever um e-book. 
Se você tem alguma experiência em escrita e algumas ideias para implementar, você está pronto para começar. E com experiência em escrita aqui, quero dizer algo como... você já escreveu um post em um blog ou um e-mail muito bom? Então você está pronto! 
Existem métodos sobre como projetar e publicar um e-book, falaremos sobre isso mais adiante neste artigo. 
Não tenha medo de começar. Você não pode melhorar a menos que faça a bola rolar. 

Guia de publicação de e-books

Este guia de publicação de e-books consiste em 4 fases: 
1. Preparação: Como ter uma ideia incrível e escrever um eBook que chame a atenção? Como pesquisar e definir seu leitor ideal? 
2. Escrita: Como estruturar seu conteúdo? Quais ferramentas usar para melhorar suas habilidades de escrita? 
3. Projeto: Como fazer com que pareça bom? Quais são as ferramentas gratuitas mais fáceis de usar para o design de e-books? Você pode criar um eBook no Word ?! 
4. Publicação: Como divulgar para as pessoas? Como comercializar e vender? 

1. Preparação 

Antes de começar a escrever seu e-book, é importante reunir ideias, fazer pesquisas e preparar as informações com as quais trabalhar. 

A ideia 
Ou você já tem cerca de zilhões de ideias de tópicos para o seu e-book ou não tem nenhuma. Raramente há algum meio-termo... 
Então, o que fazer para encontrar e esclarecer a melhor ideia? 
Aqui estão algumas dicas: 
Veja os conhecimentos que você já possui. O que é fácil para você pode não ser o caso para o seu público. Frequentemente duvidamos das nossas próprias habilidades e sentimos que todo mundo sabe disso, mas não é verdade! Então, que experiência e conhecimento você pode compartilhar? 
Pesquise o que seu público mais gosta. Se você já tem um blog, Instagram ou lista de e-mail, dê uma olhada nos tópicos mais lidos! Aos quais as pessoas respondem melhor? 
Seus amigos se interessaram em como você faz uma coisa ou outra? 
Reúna todas essas informações e descubra como você pode AJUDAR as pessoas. 
Que tipo de informação útil, perspicaz e divertida você pode fornecer? 
Escreva suas ideias, compartilhe com seu pessoal, obtenha feedback, faça mais um brainstorm. 
Não tenha medo de começar. Depois de ter a ideia, faça o trabalho. Você sempre pode escrever outro e-book mais tarde. 

Defina seu leitor ideal 
Esta é uma etapa importante para qualquer produto digital de sucesso
Antes de começar a trabalhar em direção aos seus objetivos e ao seu público-alvo ideal, você precisa deixar claro com quem está falando. 
Depois de ter a ideia para o seu e-book, imagine a pessoa do outro lado que vai gostar mais dele. 
Como você pode servi-los de uma maneira verdadeiramente útil? 
Quanto mais claro você for sobre o seu público, mais fácil será criar um produto realmente excelente! 
Depois de decidir a quem deseja servir, estenda a mão a essas pessoas e realmente PERGUNTE se elas precisam dessas soluções. Eles estão mesmo interessados? Há mais alguma coisa que você possa resolver e agregar ainda mais valor? 
Para entrar em contato, você pode usar sua lista de e-mail, pergunte no Twitter, Instagram ou grupos do Facebook... eu posso apostar que você obterá alguns insights úteis! 

Faça a pesquisa de campo 
Aprofunde-se no tópico escolhido. 
A pesquisa de campo pode servir a um grande propósito. Por exemplo, você pode pesquisar seu tópico e descobrir novos insights para compartilhar no e-book. Você também verá que tipo de perguntas as pessoas fazem mais e quais são os livros ou postagens de blog mais populares sobre o assunto no momento. 
Então, por onde começar? Eu diria para fazer buscas no Pinterest e no google. 
Esse é o lugar onde muitas pessoas procuram tópicos para ler. Escreva em uma ferramenta de busca seu tópico e veja o que já está lá. Quais postagens aparecem primeiro? Qual é o valor que você pode adicionar sobre aquilo? 
Quais são as coisas em que as pessoas estão mais interessadas? 

Pense no design 
Esta é uma parte importante da fase de preparação - saber como seu livro ficará quando for concluído. 
Se você decidir por um e-book com imagens e fotos, será mais fácil agrupar o conteúdo e escrever sem muita edição para depois fazer um maior trabalho de layout e diagramação.
Se decidir por um e-book sem muitas imagens e fotos, seria interessante pensar no conteúdo como se fosse um livro.
Eu não tinha ideia de como meu design seria, mas o design é uma parte crucial do seu e-book. Vamos ser honestos, um e-book de roteiro de viagens deve ter imagens e fotos do local, para impressionar e dar ainda mais vontade de viajar. 
Já um e-book de uma história fictícia deve ser de fácil leitura, com uma fonte e tamanho que não canse durante a leitura.
Pense também nestes tópicos: 
A estrutura: quantos capítulos seu livro terá e como você os separará? 
Design geral: seu e-book será minimalista ou ousado e brilhante? 
Elementos criativos: como você dará ênfase a algumas informações especiais, por exemplo, alguns fatos ou citações interessantes. 

o que é e-book

2. Escrita

A escrita do eBook real, obviamente, é a parte mais importante deste Guia de Publicação de eBooks. 
Existem várias questões que você deve considerar quando se trata de como o seu e-book será escrito. 

Pesquise as melhores ferramentas 
Você precisará de ferramentas para reunir ideias, escrever, bem como melhorar ou editar sua escrita. 
Aqui estão algumas ideias para considerar: 
Google Keep ou Evernote para notas gerais, ideias de conteúdo e brainstorm. Ambas as ferramentas podem ser usadas em seu telefone, bem como na área de trabalho. É fácil guardar suas ideias em qualquer lugar e a qualquer hora com elas.
Trello para acompanhamento do projeto. Faça o layout da estrutura / esboço do seu livro no Trello e acompanhe seu progresso! 
World para escrever e também para editar.
Canva para diagramação e layout.

Descrever o conteúdo 
Em primeiro lugar, esvazie seu cérebro. Crie um lugar onde você possa simplesmente anotar TODAS e quaisquer ideias que vierem a você. Seja um caderno ou, como indicamos, no Google keep ou evernote.
A partir daí, comece a criar uma estrutura, o esboço de seu e-book. 

Agende horários para escrever
Muitos dos livros que foram iniciados nunca chegaram ao fim. Por quê então? Por vários motivos. As pessoas perdem o interesse, não têm tempo e não têm objetivos definidos. 
Portanto, defina seus objetivos e agende suas sessões de redação! 
Independentemente de você ter decidido escrever seu e-book em um mês ou em um ano, você deve deixar claro quando o fará. Depois do trabalho, à noite? Finais de semana? 
Além disso, defina o local para fazer isso! Isso o ajudará a parar de procrastinar e a manter sua mente sempre que você chegar a esse ponto. 

Revise o conteúdo
Revisão é a parte chata de qualquer material escrito. É cansativo e toma tempo. Porém é extremamente necessário para quem vai publicar um e-book. 
Você pode separar a revisão por capítulos ou revisar todo o e-book quando terminar de escrever. 
Seja qual for a sua escolha, após escrever e antes de revisar, eu sugiro que você tire um tempo entre estas duas atividades de cerca de 1 semana para que não seja feita uma revisão mecânica e superficial. Essa é uma ótima maneira de ver seus erros! Você dá à sua mente algum tempo para descansar, o que ajuda a aumentar a sua produtividade.
Além disso, dê o seu e-book para outra pessoa ler. Pode ser seu melhor amigo ou sua mãe. Um editor pago também é uma opção, mas nem sempre necessária! 

3. Projeto

Design do e-book 
Como mencionado antes, o design é uma parte crucial do seu e-book. No entanto, isso não significa que precise ser complicado! 
Em primeiro lugar, lembre-se de que seu eBook pode absolutamente ser escrito e projetado em um documento Word, sem o uso de nenhuma ferramenta adicional! Simplicidade é a chave e muitas vezes é melhor mantê-lo minimalista em vez de tentar fazer algo que realmente não irá funcionar. 
Para livros de histórias por exemplo, acho que o Word é a ferramenta ideal. 
Se você deseja um design cheio de ilustrações e/ou fotos, você sempre pode usar uma ferramenta de design gratuita como o Canva para o seu e-book 

Layout do texto 
A melhor maneira de criar um layout de texto legal é conferir alguns dos livros mais populares. 
Aqui estão algumas ideias para considerar: 
O seu texto deve ser alinhado à esquerda ou justificado (onde os dois lados são iguais)? 
Qual deve ser a largura de cada página? 
Quanto espaçamento deixar entre as linhas e os parágrafos? 
Como indicar cada novo Capítulo? 
Qual fonte e qual tamanho de fonte usar?

Design da capa 
A escolha mais popular para não designers de capa de e-book é o Canva. É um site (tem também aplicativo) onde você pode escolher um padrão e ajustar texto e foto em uma variedade de estilos e fazer algumas outras manipulações de design gráfico simples. É perfeito para criar uma capa de e-book simples e atraente.
Se você estiver indo para uma opção mais profissional, você pode usar Adobe Photoshop ou Adobe Illustrator. Ou contrate um designer. 

4. Publicação

Escrevi meu e-book no Word, projetei a capa no Canva e publiquei em formato .pdf para os leitores. Tudo funcionou para mim como um encanto! 
A maioria dos blogueiros e proprietários de negócios online seguiram o mesmo caminho, de uma forma ou de outra, e publicaram por conta própria. 
Depois de ter o PDF, você pode vender o eBook em seu site, criar uma loja online ou adicioná-lo como parte de seus outros produtos digitais, por exemplo, um curso online. 
Mas você pode estar realmente disposto a publicar seu e-book. 
Você pode fazer tudo sozinho publicando seu e-book como produtor na Amazon pelo Kindle Direct Publishing ou em plataformas como o Hotmart, Eduzz ou Monetizze.
Dentro das próprias plataformas existem guias de como fazer a publicação de forma fácil e prática.

Espero que este Guia de publicação de e-books tenha inspirado você e tenha dado algumas dicas práticas sobre como criar e publicar seu próprio e-book rapidamente! 
Mais uma vez, quero apenas encorajá-lo a começar. Tudo sempre parece muito mais complicado quando visto de fora.
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais vistos da semana