Como Criar Identidade Visual para sua Marca - World by 2 - Dicas de Viagem

Como Criar Identidade Visual para sua Marca

Publicado em 08/02/2021

Quando você decide começar a formular ou reformular sua marca, tudo pode parecer confuso.
O desenvolvimento de uma marca ou a decisão de alterá-la - Branding ou Rebranding como é chamado no mundo do marketing - é algo que pode ser cansativo e parecer uma bobagem, mas a sua marca é um projeto que você realmente deve amar. A sua marca deve levar às pessoas exatamente aquilo que você quer passar.
Segundo Neil Patel: "Branding é uma estratégia de gestão da marca, envolvendo todas as ações que tem por objetivo torná-la mais forte e mais presente no mercado, sendo reconhecida pelo público, admirada e desejada por aquilo que oferece."
identidade visual
Para mim, amar o design do meu próprio negócio - seja um logotipo, site, mídia social ou qualquer coisa semelhante - é uma parte importante para ter mais sucesso e melhor motivação.
Porque afinal de contas, se você não ama o seu próprio negócio, por que os outros deveriam ?!
Portanto, criei este guia bastante simples para você compreender o desenvolvimento do seu branding (ou rebranding) e este ser um processo tranquilo que você pode seguir quando sentir que seu negócio precisa de uma mudança.

Antes de começar: defina seus objetivos 

Assim como com tudo que você está fazendo na sua vida, você deve definir metas claras antes de começar. Leia também nosso artigo: Construindo a sua marca para seu processo ficar ainda mais completo.
Portanto, antes de iniciar sua jornada para o branding perfeito, certifique-se de definir claramente seus objetivos.
 - Como essa marca deve parecer?
 - Qual a principal mensagem que a sua marca deseja passar ao consumidor?

Foque na experiência do seu consumidor, mas também no que você deseja que a sua marca seja. Pense nestes pontos: 
 - Sua marca deve ser útil e relevante.
 - Sua marca deve atrair seu público-alvo.  
 - Sua marca deve ser fácil de ser lembrada 
 - Sua marca deve inspirar confiança
Seja o que for, seja claro sobre esses objetivos antes de chegar ao processo de design!

Inspire-se

É difícil saber o que você quer sem saber nem por onde começar!
Portanto, você deve buscar inspirações, use o Pinterest, navegue em outros blogs, pesquise no Google.
Tire algumas conclusões após cada coisa nova que você vê. Anote tudo e tente ver alguns padrões que você prefere a outros.
Salve aquilo que você realmente gosta e não se importe se neste momento você gosta de coisas diferentes. Nos próximos passos vamos refinar estas escolhas.

Crie um quadro de inspirações

Com tudo o que você reuniu, crie um quadro de inspirações. Imprima tudo que você salvou no item anterior. 
Com tudo impresso, separe os itens em 2 ou 3 opções que você deseja experimentar. Agrupe esses itens em um quadro ou cartolina e com isso você terá seu quadro de inspirações com 2 ou 3 variações para que você possa escolher.
Agora analise estas 2 ou 3 opções: Quais são as tendências? Você está em uma fase simples e minimalista? Ou você prefere cores fortes e brilhantes? Você gostaria de usar fotos calmas e pacíficas ou algo criativo louco? 
Qual dessas opções em seu quadro te deixa mais confortável em ser a sua marca?

Teste

Reserve algum tempo para experimentar o que estiver em seu quadro de inspiração, para não tomar muitas decisões impulsivas. Aqui estão várias maneiras de fazer isso:
Reúna diferentes variações de fontes que você gostaria de usar, cores a serem usadas, tipos de fotos e o que pode ou o que não pode ser feito na sua marca.
Se você não consegue decidir entre ir apenas preto e branco ou adicionar algumas cores alegres, crie duas amostras para seus possíveis banners, duas amostras para as cores do seu logotipo, para cabeçalhos, etc. Não é sua decisão final, então você pode experimente o que estiver em sua mente!

Peça opinião

Pergunte o que as outras pessoas pensam.
Afinal, seus leitores / consumidores são importantes para você, certo? Portanto, você deve saber quais são as suas opiniões.
Pergunte para seus amigos e familiares, mande algumas amostras e veja o que eles acham. Mostre-o em grupos do Facebook ou no Twitter. Ouça o que eles têm a dizer, mas lembre-se que a palavra final é sempre sua.

Defina uma paleta de cores

Uma das decisões mais importantes é uma paleta de cores! Sim, isso é difícil, eu sei.
Tanto sei que quando definimos a nossa paleta, gostávamos de uma coisa e hoje eu já quero fazer todo rebranding do World by 2 porque detesto a paleta que escolhemos no início...
Para escolher sua paleta de cores você pode usar seu próprio quadro de inspiração: quais são as cores mais usadas? Em seguida, você pode usar um criador de paletas de cores. Por exemplo:
Mas se você não quiser criar sua paleta de cores sozinho e precisar de ajuda, veja os sites:
Sempre que você fizer sua decisão, anote todos os códigos de cores e imprima-os para você manter o foco.

Escolha as fontes

Que tipo de fonte você usará no seu logotipo, no seu site? Qual é a sua fonte para se destacar? Qual será a fonte de suas fotos? 
Sempre que você estiver tomando uma decisão sobre suas fontes, lembre-se que sejam:
Facilmente legíveis (em todas as plataformas e em todos os formatos)
Variáveis (com versões regulares, negrito e itálico)
Letras como "ç" e acentos façam parte da fonte.
Escreva algumas frases com as fontes escolhidas, adicione-as à sua paleta de cores e você começará a ver o quadro da sua própria marca bem ali!

Defina seu logotipo

Para definir seu logotipo, você precisa fazer as seguintes perguntas:
 - Seu logotipo será apenas um símbolo (mark), será apenas escrito (wordmark) ou terá um símbolo e algo escrito?
 - Seu logotipo terá mais de 1 desing? (aqui no blog usamos nosso logo na vertical e também na horizontal)
 - Seu logotipo contará com versão colorida e preto e branco?
 - Seu logotipo será uma lettermark? (lettermark utiliza letras iniciais e abreviações para criar uma representação da marca, por exemplo: HBO - Home Box Office)
Se o seu logotipo tiver um desenho, tome cuidado para que não seja muito detalhado, pois pode não ficar bom em algumas impressões ou resoluções.

Comece a construir sua nova marca

Agora você tem até mesmo seu logotipo! Com todos os itens definidos, agora é hora de decidir que tipo de elementos de design você precisa
Existem muitos elementos de design específicos que você pode desejar para sua marca, mas é importante começar com o que é mais necessário para você! 
Portanto, sugiro que você dê uma olhada nesta lista, acrescente o que vier em sua mente e priorize o que for importante para você. Dessa forma, você não vai enlouquecer ao criar esses designs!
Banners de site
Banners de mídia social
Cartão de visita
Envelopes e papel timbrado
Assinatura de e-mail

Muito bem! Você acaba de criar a identidade visual da sua marca. Espero que o processo tenha sido calmo e tranquilo para você! 

Veja também

0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais vistos da semana