Instagram x Pinterest: Qual Plataforma Usar - World by 2 - Dicas de Viagem

Instagram x Pinterest: Qual Plataforma Usar

Publicado em 15/02/2021

Instagram não é igual ao Pinterest e o Pinterest não pode ser usado como o Instagram... e isso é bom! Embora possam ser parecidos, são muito diferentes em termos de distribuição de conteúdo, no planejamento de marketing a ser feito e devem ser usados ​​de uma maneiras diferentes. 
"Ah, mas eu não sei para que serve o Pinterest". Isso é algo que eu ouço o tempo todo , então deixe-me explicar para você. Para uma visão geral rápida, verifique a imagem abaixo, mas continue lendo se você deseja obter mais detalhes!
pinterest ou instagram
Pinterest e Instagram são usados ​​por diferentes motivos. Você quer mais conscientização para sua empresa, compartilhar seus produtos, construir uma comunidade? Então o Instagram é o melhor para você.
Você quer ter mais visitantes no seu site e nas páginas de seus produtos? Então, o Pinterest é a plataforma mais adequada.
Depende completamente de quais são seus objetivos de marketing de mídia social. Você pode querer usar os dois canais por motivos diferentes (esta é a nossa estratégia).

Pinterest

Pinterest é um mecanismo de busca visual que milhões de pessoas usam todos os dias. Via desktop e via aplicativo Pinterest para smartphone e tablet. Pessoas em busca de ideias de looks, receitas, decoração, viagem e muito mais.
Uma das categorias mais populares no Pinterest é: Decoração de Casa. As fotos inspiradoras de interiores e quartos são extremamente populares. Você tem um site ou loja online de produtos de decoração e ambientes? Então já deveria estar no Pinterest. 
Salve fotos do seu site na sua conta do Pinterest e alcance pessoas que estão procurando por itens de decoração.
Quando você adiciona imagens otimizadas à sua conta do Pinterest diariamente, é mais provável que alcance pessoas que procuram seus produtos. Desta forma, você aumenta o número de visitantes do site e as vendas na sua loja virtual.

Instagram

Instagram é um canal de mídia social visual onde as pessoas compartilham fotos através do aplicativo Instagram. Uma plataforma adequada para sua empresa entrar em um primeiro contato com seu público-alvo ideal.
Ao compartilhar belas fotos atmosféricas de seus produtos, você mantém contato com seus clientes, aumenta a reputação da sua empresa e atrai novos clientes.
Além do feed do Instagram, onde você compartilhar suas melhores fotos, também é possível compartilhar fotos e vídeos via Instagram Stories. Por exemplo, você pode dar uma olhada nos bastidores, contar mais sobre sua nova coleção, mostrar a seus seguidores seu showroom e assim por diante. 

Algumas diferenças entre Pinterest e Instagram

Pinterest

• a vida útil das postagens no Pinterest é muito maior do que no Instagram
• atrás de imagens armazenadas no Pinterest, há um link para o site que você preferir = mais chance de tráfego e visitantes extras
• você não precisa se preocupar em compartilhar selfies e legendas super detalhadas o Pinterest não é a plataforma certa para isso
• você não precisa necessariamente interagir com outras pessoas. O Pinterest é uma plataforma de conteúdo e não uma rede social de interações.

Instagram

• quando sua postagem do Instagram para de ter interações, ela é mostrada cada vez menos aos seus seguidores
• seu perfil do Instagram é o único lugar onde você pode adicionar um link clicável
• você pode adicionar várias imagens em uma postagem
• a interação com seus seguidores é muito maior e você pode criar conexão com sua comunidade.

Ambos são excelentes canais onde você compartilha visualmente seus produtos e a história de sua empresa. Determine o que é mais importante para você agora. Quais são seus objetivos e quais são as necessidades do seu público-alvo? 

No que o Pinterest e o Instagram se destacam

Tornar a sua marca, negócio ou serviços mais conhecidos
Tanto o Instagram quanto o Pinterest são ótimos candidatos para fazer isso. Novos clientes em potencial podem descobrir sua empresa nessas duas plataformas, mas acredito que o Pinterest ainda vence esta rodada. Por quê? Só porque é capaz de levar seu conteúdo a um público muito maior com muito menos esforço.

Construir confiança com clientes em potencial
Se você deseja que as pessoas o contratem, primeiro precisa desenvolver a empatia do seu público. Eles devem gostar e confiar no seu trabalho. Para fazer isso, seus clientes em potencial precisam permanecer em contato com você por um período mais longo. Eles precisam acompanhar suas aventuras, acompanhar o seu dia a dia e, de preferência, aprender sobre você também e não apenas sobre o seu negócio.
É aqui que entra o Instagram, uma vez que é uma plataforma perfeita para você conseguir tudo isso por meio do feed e dos stories.

Levar as pessoas ao seu site ou loja online
Quando se trata de direcionar o tráfego orgânico para o seu site, o Instagram nem chega perto dos resultados do Pinterest. Afinal, a forma como o Pinterest funciona torna mais fácil e completamente natural para alguém clicar em um pin e acessar seu site. 
É por isso que você pode fazer com que mais de 1000 usuários do Pinterest visitem seu site todos os meses, mas é muito mais difícil conseguir algo assim no Instagram também. 

Promover seu produto 
Quando se trata de lançar um novo produto ou promover uma oferta por tempo limitado, o momento é crucial. Afinal, não adianta muito se as pessoas descobrirem sua oferta quando ela já acabou. 
Para promoções de produtos com tempo limitado, o Instagram deve ser sua escolha.
No Instagram, você fala com seu público em “tempo real”: você posta algo hoje e a maior parte do público verá esse conteúdo hoje. 
Se você pretende promover um produto ou conteúdo perene, o Pinterest é ideal. Você posta algo hoje e pode estar chamando a atenção por meses. Isso certamente contribui para uma incrível estratégia de marketing de longo prazo, mas quando se trata de lançamentos, não é a sua melhor escolha.

Espero que este post tenha te ajudado a compreender qual a melhor plataforma para seu negócio. Cada uma tem as suas particularidades e se usadas juntas podem ser de grande ajuda no crescimento da sua empresa/blog/marca.

Veja também

0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais vistos da semana