5 Coisas que Me Surpreenderam na Rússia - World by 2 - Dicas de Viagem

5 Coisas que Me Surpreenderam na Rússia

Publicado em 25/03/2021

Para ser totalmente honesta, a Rússia nunca esteve no topo da nossa lista de viagens. É um daqueles países que presumimos que visitaria eventualmente, mas com o qual não estávamos sonhando, até que no final da nossa temporada pela Europa em 2019, estávamos na Ucrânia e nossos planos de ir a Dubai foram por água abaixo.
Então pensamos: Já estamos na Ucrânia, que ótima oportunidade de conhecer a Rússia! E compramos as passagens animados, afinal, a Rússia é um país fascinante com cidades icônicas, uma história rica e interessantes locais de patrimônio mundial da UNESCO.
viagem russia
Muitas pessoas têm certos preconceitos sobre a Rússia. Associam o país ao comunismo e à Guerra Fria, e temos visões em nossas cabeças de edifícios feios da era soviética e habitantes locais sisudos.
Admito que não fui imune a esse pré-conceito idiota. Eu esperava cidades bastante desinteressantes e habitantes locais hostis. Eu me sentia intimidada, mas o que encontrei me surpreendeu. E da melhor maneira possível.
Sim, a Rússia ainda tem seus problemas. E não estou aqui para discutir a política do país. Mas gostei da Rússia muito mais do que esperava.
Aqui estão algumas coisas que me surpreenderam ao visitar a Rússia pela primeira vez:

A arquitetura é incrível

Embora a imagem padrão quando se trata da arquitetura da Rússia seja a de prédios cinzentos e monótonos dos dias soviéticos, a realidade em muitas cidades é bem diferente. Quero dizer, claro, você vai encontrar aqueles blocos de apartamentos soviéticos. Mas você também encontrará uma arquitetura incrível muito anterior à Revolução Bolchevique.
Em São Petersburgo, por exemplo, as ruas largas e prédios barrocos me lembravam Paris. E os canais de lá me lembravam de Amsterdam (o que não é surpreendente, já que Pedro, o Grande, estudou construção naval na Holanda quando jovem).
A praça vermelha é uma loucura para quem gosta de arquitetura. São tantas construções diferentes e esplendorosas!

As igrejas são deslumbrantes

As igrejas não são a primeira coisa em que penso quando falamos na Rússia. Mas deixe-me dizer que você as encontrará em todo o país. Não sei por que isso foi tão surpreendente para mim, mas fiquei absolutamente maravilhada com todas as belas igrejas, catedrais e mosteiros que vi na Rússia.
Existem aquelas famosas como a Catedral de São Basílio em Moscou e a Igreja de Nosso Salvador do Sangue Derramado em São Petersburgo. Existem igrejas que sobreviveram aos anos soviéticos e outras que foram destruídas e só foram reconstruídas nas últimas duas décadas. Há até várias igrejas dentro das paredes do Kremlin.
As igrejas ortodoxas russas são extremamente ornamentadas e bonitas.

O metrô é acessível e também uma atração turística

Quando visitamos uma nova cidade, quase sempre usamos transporte público para nos locomover.
O metrô (especialmente em Moscou) é quase uma atração turística por si só - as estações que datam da década de 1930 são de tirar o fôlego, lembrando palácios subterrâneos mais do que uma estação de metrô comum. Com paredes e pisos de mármore, baixos-relevos, lustres e até mosaicos e vitrais, recomendo pegar o metrô mesmo que você não precise, apenas para ver algumas dessas estações.
E para ficar ainda melhor, o metrô é incrivelmente acessível.

Os russos têm senso de humor

Os russos costumam ser descritos como muito sérios e de aparência fechada. E isso os leva a serem caracterizados como hostis e sem senso de humor. Mas adivinhe? Este é mais um desses estereótipos. Claro, alguns russos podem ser bem sérios (como qualquer pessoa no mundo pode ser). E eles não vão sorrir para você no metrô ou na rua.
Mas, na verdade, conhecemos alguns russos com um senso de humor incrível, super simpáticos e sociáveis, que batiam papo animadamente e até faziam piadas.

É muito seguro

Nós não tínhamos certeza do que esperar como turista. Seríamos questionados pesadamente na imigração? Nós nos sentiríamos inseguros?
Bem, a resposta curta é não. Não tivemos problemas com a imigração, havia uma presença de segurança nos principais locais turísticos (você inclusive tem que passar por um detector de metais para entrar na loja de departamentos GUM), e sendo sincera, nos sentimos mais seguros nas cidades em que estivemos na Rússia do que em várias cidades que já estivemos no Brasil.
A mídia pinta um certo quadro intimidador sobre Rússia, e definitivamente não foi isso que encontramos.

No geral, a Rússia realmente nos surpreendeu - mas no bom sentido.
Eu entendo as pessoas que não visitam a Rússia porque não concordam com sua política - mas, como quase todos os outros países do mundo, o governo da Rússia nem sempre reflete o sentimento das pessoas que vivem lá.

Veja também


*Planeje sua viagem:

- Encontre passagens pela Passagens Promo
- Encontre onde ficar com a Booking.com
- Faça seu seguro viagem com a Seguros Promo
- Reserve uma casa pelo Airbnb
- Alugue um carro com a RentCars
- Já saia com internet no celular com a EasySim4U
* Usando os sites parceiros, nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog sempre atualizado!

0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais vistos da semana