Brasil | Pará - Principais Atrações de Belém - World by 2 - Dicas de Viagem

Brasil | Pará - Principais Atrações de Belém

Publicado em 17/03/2021

Como capital do estado, Belém é uma cidade grande e surpreendentemente atraente.
O turismo passou a fazer parte da vida de Belém e a cidade funciona como uma espécie de porta de entrada para o Rio Amazonas, onde muitos turistas gostam de fazer um cruzeiro. 
Ao caminhar pelo centro de Belém, você rapidamente tem uma noção do layout da cidade e da localização das principais atrações turísticas, que incluem uma série de edifícios coloniais, assim como o peculiar Mercado Ver-o-Peso à beira-mar.
Belém do Pará Brasil
Foto: iStock

Veja as principais atrações de Belém do Pará:


Estação das Docas

A revitalização da Estação das Docas reconectou a cidade com a Baía de Guajará e muitos moradores vêm aqui para passear ao longo do calçadão à beira-mar, que é alinhado com guindastes amarelos brilhantes - um símbolo das fortes raízes marítimas da cidade. Quase todas as noites há música ao vivo em uma plataforma móvel acima da área de jantar, enquanto outros destaques incluem o Memorial da Fortaleza de São Pedro Nolasco e o Memorial do Porto.

Teatro da Paz

Localizado na Praça da República, o Teatro da Paz foi construído entre os anos de 1869 e 1874. O teatro tornou-se conhecido por sua bela fachada de influência neoclássica e apresenta imponentes colunas de pedra, bustos e acabamentos em estilo italiano. 

Mercado Ver-o-Peso

O Mercado Ver-o-Peso é uma grande atração em Belém e esse mercado ganhou seu nome quando historicamente era necessário 'verificar o peso' de produtos para efeitos fiscais. A icônica estrutura que abriga o mercado tem uma história particularmente interessante, já que na verdade foi feita na Inglaterra, embarcada e finalmente montada no local em 1901. Se você quer comprar frutos do mar, certifique-se de chegar cedo, quando os barcos estiverem descarregando o pescado do dia .

Parque Zoobotânico

O Parque Zoobotânico está localizado ao lado do Museu Emilio Goeldi. Muitas criaturas nativas da Amazônia chamam o Parque Zoobotanico de sua casa, incluindo algumas enormes cobras sucuri, pássaros coloridos e onças. Também existe um grupo de peixes-boi raros, frequentemente referidos como 'vacas do mar'.

Museu Paraense Emílio Goeldi

Fundado em meados da década de 1860 e parte do complexo Parque Zoobotânico, o Museu Paraense Emilio Goeldi cresceu e se tornou um importante centro de pesquisa. Conforme você explora as exposições, você descobrirá que os destaques incluem uma variedade de artefatos indígenas, incluindo a colorida cerâmica 'Marajoara' criada pelos índios Marajó. No entanto, são realmente os animais brasileiros e os jardins do zoológico que roubam a cena nesta atração em particular - especialmente os macacos.

Bosque Municipal Rodrigues Alves (Jardim Botânico da Amazônia)

O Bosque Municipal Rodrigues Alves está entre os mais antigos jardins botânicos de todo o Brasil e este importante pedaço da Amazônia se ergue no coração da cidade. Com cerca de 16 hectares no total, os jardins contêm uma seleção de coleções importantes, como cactos, plantas suculentas, orquídeas, árvores coníferas e plantas medicinais. Outras atrações incluem lagos, cachoeiras, cavernas, uma montanha em miniatura e um pequeno zoológico.

Parque Ambiental Mangal das Garças

Um parque deslumbrante localizado na área da Cidade Velha de Belém, logo atrás do Arsenal da Marinha, o Mangal das Garças se tornou uma espécie de oásis da cidade, sendo favorecido por muitos pássaros. O estilo de paisagismo e plantio é bastante contemporâneo, com iluminação moderna, calçadões, um farol estiloso, lagoas irregulares, pântanos e agradáveis ​​vistas para o rio. Procure a casa das borboletas, as garças brancas e o aviário de passagem. Curiosamente, o Mangal das Garças foi um presente da Marinha à cidade, que doou este terreno, e foi inaugurado oficialmente no início de 2005.

Palacete das Onze Janelas

A Casa das Onze Janelas, é um edifício proeminente na Praça Frei Brandão e foi outrora a casa de um rico barão do açúcar, antes de ser convertido em hospital para militares brasileiros. A galeria de arte no local é uma atração popular e contém uma seleção de peças modernas, juntamente com algumas exposições de fotografia, enquanto o restaurante chamado 'Boteco das Onze' está entre os melhores da cidade. Existe também um café, onde pode tomar um refresco enquanto contempla a foz do rio Amazonas.

Forte do Presépio 

Sem dúvida um dos marcos mais importantes que a cidade tem a oferecer, o Forte do Presépio foi originalmente construído em 1616, quando Belém foi oficialmente fundada, sendo construído para defender a cidade contra possíveis ataques de holandeses e franceses. Esta fortaleza foi posteriormente reconstruída e remodelada, com suas paredes de pedra datando de meados do século 19.
Atualmente, o Forte está sob responsabilidade do Ministério da Defesa e, nas instalações encontra-se o Museu do Encontro, que conta um pouco do início da colonização.

Palácio Antônio Lemos

Um dos muitos marcos espalhados ao redor da Praça Dom Pedro II, o Palácio Antônio Lemos é onde você encontrará o Museu de Arte de Belém - O MABE, que recebe grande número de visitantes e abriga um impressionante acervo de pinturas brasileiras do século 20, como a famosa pintura a óleo 'Seringal' do renomado carioca Candido Portinari. 

Museu de Arte de Belém

Frequentemente abreviado simplesmente como 'MABE', o Museu de Arte de Belém está situado dentro do Palácio Antônio Lemos, que foi construída entre 1868 e 1883 como sede da Intendência Municipal. O museu de arte conta com cerca de 1.000 pinturas, esculturas e desenhos, bem como fotografias, impressões de edição limitada e uma extensa biblioteca. Ao explorar a galeria, você também deve estar ciente dos móveis e antiguidades de época, que se originaram na época do 'boom da borracha' do país.

Palácio Lauro Sodré

Este imponente edifício abriga uma série de atrações, incluindo o sempre popular Museu do Estado do Pará, que abriga alguns artefatos interessantes relacionados com a fundação da cidade. O palácio foi usado para diversos fins ao longo dos anos e, no passado, já foi residência de representantes reais de Portugal e governadores do estado do Pará.

Museu do Estado do Pará

O Museu do Estado oficial é conhecido localmente como Museu do Estado do Pará e fica no Palácio Lauro Sodré, que domina a Praça Dom Pedro II com sua arquitetura branca. Fundado em 1994, o Museu do Estado está repleto de exposições de obras de arte contemporânea, juntamente com exemplos de pinturas tradicionais brasileiras e artes decorativas dos séculos XIX e XX. O piso térreo tende a conter as principais exibições visitantes e temporárias, enquanto no piso superior ficam as peças permanentes.

Catedral da Sé

Marco colonial com fortes influências neoclássicas e barrocas, a Catedral da Sé começou a ser construída em 1748 e foi concluída pouco menos de 25 anos depois, em 1771. Particularmente notáveis ​​são as torres gêmeas, a fachada branca brilhante e o interior recentemente renovado. A uma curta caminhada estão a Praça Dom Pedro II e a Praça do Relógio.

Basílica Santuário de Nazaré

Vale a pena conhecer a Basílica do Santuário de Nazaré, não apenas por sua arquitetura atraente, mas por seu interior surpreendentemente elaborado e ornamentado. Entre e você será transportado para um mundo de colunas de mármore, vitrais coloridos e esculturas de madeira detalhadas. Todos os anos, em outubro, a Basílica Santuário de Nazaré se torna o centro do espetacular festival anual do Cirio de Nazaré em Belém, que se tornou a maior celebração religiosa de todo o Brasil.

Parque da Residência

O Parque da Residência serviu como residência oficial do governador do estado desde 1934, embora os governadores já usassem este prédio de 1913 em diante. Atualmente, a Residência funciona como sede da Secretaria de Cultura do Pará. Muitas atrações estão nas proximidades e incluem a Passagem das Icamiabas, um anfiteatro com apresentações regulares ao ar livre, o Coreto Pavilhao Frederico Rhossard (Pavilhão do Coreto).

Museu de Arte Sacra

O Museu de Arte Sacra está instalado na Igreja do Santo Alexandre e no adjacente Palácio do Bispo (Palácio Episcopal). A igreja tem grande significado local, visto que foi construída no início do século XVII pelos jesuítas e continua a ser a mais antiga ainda existente na cidade. 
No interior, o visitante descobrirá um vasto interior, com detalhadas esculturas históricas criadas pelos índios, que usavam uma mistura de gesso e madeira de cedro nativa. 
No Palácio Episcopal encontram-se várias pinturas e esculturas contemporâneas, um agradável café e uma popular loja de presentes. 

Museu do Círio

As exposições no Museu do Círio ocupam duas grandes salas e explicam o significado e as origens da famosa celebração e procissão religiosa anual do Círio da Nazaré na cidade, que acontece no segundo sábado de outubro e atrai cerca de um milhão de participantes. 

*Planeje sua viagem:

- Encontre passagens pela Passagens Promo
- Encontre onde ficar com a Booking.com
- Faça seu seguro viagem com a Seguros Promo
- Reserve uma casa pelo Airbnb
- Já saia com internet no celular com a EasySim4U
* Usando os sites parceiros, nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog sempre atualizado!
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais vistos da semana