Dicas para Começar a Trabalhar como Freelancer - World by 2 - Dicas de Viagem

Dicas para Começar a Trabalhar como Freelancer

Publicado em 15/03/2021

Enquanto crescia, sempre me ensinaram que a faculdade e a rotina do horário comercial eram cruciais para atingir a meta final da aposentadoria. Vindo de uma família de classe média, trabalhar em casa ou viajar para locais aleatórios era considerado um tipo de sonho não alcançável.
Embora ainda seja difícil para alguns membros da família entender como vivemos, eles não consideram mais o trabalho remoto tão impossível assim.

Ser freelancer te dá a possibilidade de ser também nômade digital, mas para aqueles que tentam caminho para esse estilo de vida, podemos dizer que nem tudo é o que parece ser.
Qualquer pessoa que já pensou em trabalhar como freelancer sabe que as possibilidades parecem infinitas, mas na verdade são muito difíceis de encontrar.
Os freelancers a mais tempo também dirão que entrar no mercado não é mais como antes. A saturação de candidatos e a terceirização de empresas maiores reduziram os preços e alongaram o processo de procura de emprego. Agora, mesmo os candidatos mais dedicados estão encontrando dificuldades para ingressar no mercado de freelancers.
trabalho online
Felizmente, a supersaturação não indica que a ideia está morta; na verdade, o freelancer está se tornando uma escolha cada vez mais popular para trabalhadores de todas as idades, e a rápida expansão do mercado de trabalho está longe de mostrar qualquer sinal de desaceleração.
Com a tecnologia acessível em quase todos os cantos do mundo, não há razão para que não possamos abrir nosso computador e começar a trabalhar. Então, por que não experimentar?

Os benefícios de trabalhar como freelancer

Algumas pessoas adoram viajar e trabalhar sozinhas, enquanto outras preferem abraçar o estilo de vida do escritório. Não há nada errado nas opções.
Depois de viajar pelo mundo, nós pessoalmente aprendemos que preferimos ter uma base onde podemos ter nossa rotina consistente, mas ainda temos a opção de viajar alguns meses no ano.
Se você prefere um ambiente de escritório, então trabalhar como freelancer provavelmente não é para você. Como freela (como os freelancer são chamados) haverá desafios, você não será capaz de se socializar no escritório e pode ser difícil trocar ideias com outros funcionários remotos, mas se você é como eu e ama a liberdade do seu próprio tempo e pode se auto-motivar, bem, continue lendo!

Embora a tendência de espaços de coworking tenha surgido ao redor do mundo especificamente voltados para freelancers que gostam de colaborar, isso não garante que você terá o luxo de ter outros o mantendo motivado e interessado.
Os espaços de co-working são raros e frequentemente um pouco caros para o freelancer iniciante.

Embora trabalhar para você mesmo crie uma quantidade significativa de responsabilidade, também pode lhe dar liberdade de tempo e controle total sobre sua programação, orçamento e localização. Para muitos indivíduos autônomos que procuram trabalho remoto, ter um local de trabalho em casa pode não apenas criar uma oportunidade de trabalho, mas também economizar dinheiro.
Gastos com locomoção, roupas de trabalho e almoços em restaurantes geralmente não são necessários para freelancers. Além de você poder economizar dinheiro com creches e outros serviços domiciliares, como limpeza, se trabalhar de casa.

Cada corpo também é fisicamente único. Decidir quando parar para o almoço pode significar a diferença entre ser produtivo e ser distraído por um estômago roncando, e nada é pior do que ficar com fome enquanto tenta trabalhar! Nem todos os trabalhadores corporativos não têm o luxo de escolher um horário de almoço, os freelancers têm.

A verdade sobre como encontrar trabalho freelancer

A verdade é que entrar no campo do freelancer é um trabalho de tempo integral e raramente um trabalhador remoto começa a ganhar tanto dinheiro quanto deveria em comparação com a quantidade de trabalho que investe.
Enviar e-mails, fazer ligações, experimentar diferentes tipos de empregos e trabalhar por um preço baixo ou mesmo de graça é comum no mundo freelancer iniciante. 

Erros frequentes de freelancer para novatos

O erro mais comum é tentar conseguir um emprego sem antes ter feito um portfólio ou uma prova de credibilidade.
Anteriormente, o diploma universitário era o que se destacava em um currículo e as pessoas muitas vezes eram contratadas com base na pessoa que completou a melhor graduação. Um diploma universitário agora é mantido por uma boa maioria da população, o que obriga os empregadores a olhar para outras credenciais, como seus portfólios e referências.
Se você é um novato em busca de trabalho remoto, não pense que precisa oferecer mão de obra gratuita para mostrar o seu valor; simplesmente não é o caso. Na verdade, isso poderia colocá-lo em uma situação onde os empregadores o considerariam um trabalhador barato em vez de um trabalhador esforçado de qualidade. 
A chave é começar criando seu próprio site ou portfólio. Como um currículo, produzir exemplos de seu trabalho, publicado profissionalmente ou não, dá a você mais credibilidade do que um caso de trabalho gratuito que você fez. Mostra que você investe tempo e esforço para fazer um bom trabalho e também criar uma variedade de produtos como freelancer.
dinheiro internet

Criando um portfólio

Plataformas de blog e até sites de portfólio estão disponíveis para serem configurados gratuitamente. Não precisa se preocupar se você não tiver habilidades de design, é provável que modelos prontos sejam criados para qualquer nicho possível que você esteja procurando.
Ao criar um portfólio, considere quem seriam seus clientes ideais. 
Entender e estreitar seu público-alvo é um primeiro passo essencial ao iniciar sua carreira de freelancer. Uma ampla variedade de conjuntos de habilidades é excelente, mas você precisa escolher um ou dois nichos e expandir a partir daí.
Limitar uma especialidade acarreta duas coisas. Em primeiro lugar, faz com que você aprimore sua arte e aperfeiçoe essas habilidades; em segundo lugar, facilita o direcionamento de empregos. 
Habilidades de redação, design gráfico e web design são muito procuradas, mas ao combinar os três e à procura de empregos, as possibilidades podem ser esmagadoras.
Encontre o seu nicho e abrace-o.
Comece com uma habilidade que você deseja dominar e tenha uma ideia do que os clientes estão procurando, pesquisando nas listas de empregos. A partir daí, crie um portfólio com todas as habilidades que eles desejam ver.

Tenha um perfil profissional nas mídia social

Ainda pior do que a falta de portfólio é a falta de presença online. Perfis de mídia social não são necessariamente essenciais para um freelancer, mas podem ser o melhor lugar para serem notados e contatados por clientes em potencial.
Você não precisa se juntar a todas as plataformas, mas é melhor se concentrar em duas ou três para que você possa mostrar seu trabalho e causar o maior impacto.
O LinkedIn, por exemplo, conecta pessoas por e-mail, pesquisas de perfil e outras conexões. Essas conexões podem variar de amigos próximos a grandes corporações.
O Facebook, por outro lado, pode conectar você a clientes mais personalizados e fornecer recomendações para clientes de pequenas e médias empresas. De qualquer forma, a exposição é tudo e o esforço para otimizar o seu perfil mostra não só ambição, mas exemplos do seu trabalho.

Gerenciamento de tempo

O gerenciamento do tempo é crucial ao considerar o trabalho remoto, mas pode ser difícil de realizar. Nem todos podem aperfeiçoar a habilidade de permanecer na tarefa e cada pessoa tem que perceber seus pontos fortes e fracos e aprender a melhor maneira de lidar com eles.
Uma ótima maneira de se tornar mais produtivo é anotar seus objetivos e agendas. Você pode criar uma linha do tempo de restrições e realizações que podem ajudá-lo a se sentir mais motivado e a ter uma sensação de realização que falta quando você não está em um escritório.
Trabalhar em casa pode ser uma distração, então crie um espaço de escritório dedicado e tente adicionar elementos que podem ajudar a manter seu foco e reduzir as distrações. Reserve uma área comercial livre de outras pessoas da casa e informe-os quando chegar o seu horário de expediente.

Definir seu valor, sempre cumprir prazos, cumprir sua palavra e perseverança são os fatores críticos necessários para um freelancer iniciante se tornar bem-sucedido. Portanto, certifique-se de estar preparado para os obstáculos, mas também para a liberdade que você terá como freelancer.

Veja também

0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais vistos da semana