Brasil | Paraná - Melhores Atrações de Curitiba - World by 2 - Dicas de Viagem

Brasil | Paraná - Melhores Atrações de Curitiba

Publicado em 16/04/2021

Capital paranaense, Curitiba é uma cidade grande e com inegável qualidade de vida. Curitiba é constantemente considerada uma das melhores cidades para se viver no Brasil.
Curitiba tem inúmeras ruas comerciais para pedestres perfeitas para um passeio à tarde. O transporte público é extremamente organizado, sendo fácil se locomover pela cidade.
Curitiba é uma cidade movimentada e vem com uma boa seleção de atrações para os turistas. 
O que fazer curitiba
Foto: William Brand

Veja as principais atrações de Curitiba:

Jardim Botânico

Um símbolo icônico de Curitiba que aparece regularmente em material promocional, o Jardim Botânico apresenta uma série de jardins de inspiração francesa, com cercas vivas aparadas e tapetes de flores intermináveis. A peça central é composta por uma estufa curvilínea de estilo art-nouveau, que se eleva sobre os jardins e contém inúmeras coleções de plantas tropicais, muitas das quais são indígenas. Outras atrações são lagos, cachoeiras, fontes, esculturas, trilhas na mata e o Museu Botânico de Curitiba, que abriga várias exposições, um teatro e uma biblioteca bem abastecida.

Zoológico - Parque Iguaçu

O amplo Parque Regional do Iguaçu está dividido em um conjunto de diferentes atrações, que incluem instalações esportivas, pesca, trilhas na mata, pomares e o Zoológico. O zoológico extremamente popular do Parque do Iguaçu é o lar de mais de 1.000 animais originários de toda a América Latina. Em dias bons, a área de praia fluvial do parque e as churrasqueiras ficam rapidamente lotadas de banhistas.

Parque Barigui

Este é o maior parque de Curitiba, com cerca de 1,4 milhões de metros quadrados, abriga uma infinidade de animais nativos, incluindo porquinhos-da-índia e gambás.
No parque você ainda encontra churrasqueiras, quiosques, pistas de bicicross e aeromodelismo, quadras poliesportivas, equipamentos para ginástica, estacionamento, restaurante, Museu do Automóvel, Parque de Exposições e Centro de Convenções, Casa da Leitura, Teatro da Maria Fumaça e a Sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Bosque Alemão

Cobre uma área de cerca de 38 mil metros quadrados, com atrações como uma igreja de madeira e a sala de concertos do Oratório de Bach, há vários elementos que celebram as tradições alemãs. Uma boa atração para crianças é a trilha de João e Maria, que narra o conto dos irmãos Grimm.

Parque Tanguá

Belo espaço urbano ocupando o local de uma antiga pedreira. Um longo túnel conecta as áreas de pedreira restantes, enquanto outras atrações incluem trilhas para corrida, ciclovias, um observatório e o Jardim Poty Lazzarotto.
Além de um belíssimo mirante que proporciona uma ótima vista da cidade, principalmente ao pôr do sol.

Parque Tingui

Ao lado do rio Barigui, simpaticamente paisagístico em homenagem aos índios que aqui viveram. Os destaques incluem a estátua do Tindiquera Chieftain, uma igreja ortodoxa e o Memorial Ucraniano.

Ruínas de São Francisco

As ruínas de pedra de São Francisco estão localizadas na Praça João Cândido e estão repletas de história e lendas. Esta estrutura foi destinada a se tornar a Igreja de São Francisco de Paula, e de fato em 1811, tanto a sacristia como os elementos da capela foram concluídos. No entanto, em 1860, as pedras destinadas ao acabamento da igreja foram utilizadas na construção da Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz. Os locais gostam de contar histórias dos piratas que viviam aqui nos túneis. Hoje, várias atrações de lazer, lojas e escritórios compõem as 'Arcadas das Ruínas'.

Torre Panorâmica

Para as melhores vistas da cidade de Curitiba, a Torre Panoramica é o lugar certo. Este marco imponente mede aproximadamente 100 metros de altura e possui seu próprio mirante, sendo construído no início da década de 1990, quando o setor de telecomunicações foi privatizado. As vistas desobstruídas se estendem por literalmente quilômetros, enquanto o pequeno Museu do Telefone no local acrescenta mais interesse.

Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz (Catedral de Curitiba)

Dominando a Praça Tiradentes, a Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz fica no coração da cidade, no local exato onde em 1693, a primeira igreja católica da cidade foi construída. A construção da Catedral Basílica começou em 1876 e durou 17 anos. A frente é ornamentada por duas altas torres sineiras e apresenta elaboradas esculturas em pedra. Infelizmente, o interior perdeu muito de seu caráter original, embora ainda mantenha vários detalhes e estátuas interessantes.

Ópera de Arame

Um local especialmente famoso e muito querido, a Ópera de Arame está localizada dentro do Parque das Pedreiras. A Ópera de Arame foi construída em 1992 e levou apenas 75 dias para ser concluída. Parcialmente rodeado por um grande lago, o local recebe eventos regularmente e tem uma capacidade total para mais de 2.000 espectadores, embora o número agora seja limitado a 1.000 pessoas, para garantir a preservação da estrutura.

Bosque Zaninelli/ Unilivre

Em meio à natureza do Bosque Zaninelli, a Universidade Livre do Meio Ambiente fez de Curitiba a primeira cidade do mundo a manter um espaço de estudos e repasse de conhecimentos sobre o meio ambiente e a ecologia à população. O projeto arquitetônico é incrível, criado com materiais rústicos, repete na forma e nas cores os quatro elementos da natureza: terra, fogo, água e ar. Foi inaugurado pelo oceanógrafo francês Jacques Cousteau em 1992.

Memorial Árabe

Um incomum memorial moderno dedicado à cultura do Oriente Médio, o Memorial Árabe está situado próximo à Praça Gibran Khalil, e atualmente funciona como uma biblioteca. A própria estrutura em forma de cubo é muito simplista e de cor vermelha brilhante, com vitrais, colunas, arcos e uma escultura do aclamado poeta e escritor libanês-americano Khalil Gibran (1883 a 1931). Parecendo ter o caráter da arquitetura mourisca, o Memorial Árabe fica ao lado de um espelho d'água e de uma grande palmeira.

Museu Paranaense 

Com um grande e importante acervo de mais de 250.000 peças individuais, o Museu Paranaense foi inaugurado em 1876 e hoje é chamado de lar de relíquias indianas e moedas valiosas a coleções preservadas de pássaros, borboletas e insetos. A linha do tempo no pavilhão transporta os visitantes em uma jornada até os dias atuais, começando há cerca de 8.000 anos.

Museu do Expedicionário

Criado em 1946 e distribuído por dois pisos, o Museu do Expedicionário é constituído por um conjunto de exposições distintas, que se concentram na Forca Expedicionária Brasileira - FEB, Forca Aérea Brasileira - FAB e Marinha de Guerra do Brasil, bem como as funções de enfermeiras e tropas aliadas. Espere encontrar todos os tipos de exibições de armas, uniformes e munições usadas.

Museu da imagem e do som

Inaugurado no final dos anos 1960 e recentemente reformado e modernizado, o Museu da Imagem e do Som é dedicado ao mundo do cinema e da fotografia. Ao longo dos anos, a coleção cresceu muito em tamanho e qualidade e agora ostenta um impressionante milhão de imagens +, junto com literalmente milhares de filmes, gravações, publicações, documentos e exibições de história oral.

Museu de História Natural

O Museu de História Natural é especializado em botânica nativa brasileira, biologia e ecossistemas locais, e está localizado no Capão da Imbuia (Floresta do Capão da Imbuia). Os visitantes irão descobrir uma série de dioramas representando cenas naturais, com animais empalhados em várias poses. Do lado de fora está o Caminho das Araucárias, que o leva por uma passarela elevada e a um pequeno remanescente da Floresta de Araucárias, completo com painéis e mirantes.

Museu do automóvel

Fundado em 1969 como Clube de Automóveis e Antiguidades Mecânicas do Paraná - CAAMP, o Museu do Automóvel contém uma grande e impressionante variedade de cerca de 150 veículos antigos, com a coleção sendo regularmente girada para que cerca de 80 carros estejam em exibição a qualquer momento. Os destaques incluem um Ford T 1926, Chevrolets das décadas de 1930 e 1940 e um glamoroso Cadillac Presidencial de 1952. Se você pretende visitar o Museu do Automóvel, não deixe de conferir o Parque Barigui, sua natureza e vida selvagem.

Museu Oscar Niemeyer

Uma das galerias de arte contemporânea mais celebradas do Brasil e atualmente o maior museu da América Latina, o Museu Oscar Niemeyer foi inaugurado em 2002 e apresenta uma arquitetura arrojada e modernista. O prédio em si foi projetado pelo famoso arquiteto brasileiro Oscar Ribeiro de Almeida Niemeyer Soares Filho para se parecer com um olho gigante, e muitas vezes é chamado de Museu do Olho. As exposições se concentram em diferentes aspectos das artes visuais, incluindo design e arquitetura, muitos dos quais são alternados e alterados regularmente. O complexo é composto por dois edifícios, com paredes pintadas em cores fortes e brilhantes e adornadas com figuras de dança estilizadas. Todos os anos, várias exposições relacionadas com a ciência também são realizadas aqui, já o auditório Oscar Niemeyer Curitiba tem apresentações e palestras regulares. 

Museu de Arte Contemporânea do Paraná

O Museu de Arte Contemporânea do Paraná é mantido pelo governo do estado e foi oficialmente fundado no início da década de 1970. O acervo de obras de arte moderna soma hoje cerca de 1.500 peças e inclui pinturas e esculturas de artistas brasileiros consagrados como Arcangelo Ianelli, Juarez Machado, Napoleão Potyguara Lazzarotto e Roberto Burle Marx, entre muitos outros.

Museu Alfredo Andersen

O famoso artista norueguês Alfredo Andersen (1860 a 1935) passou grande parte de sua vida morando e ensinando no Brasil. Andersen mudou-se para Curitiba em 1902 e logo depois começou a expor suas pinturas pessoais a óleo, que incluíam paisagens e retratos. Após sua morte, sua casa e ateliê foram transformados em um museu, onde sua vida e realizações são celebradas. O Museu Alfredo Andersen também funciona como um centro educacional de artes visuais, incorporando uma biblioteca e um café.

Veja também


*Planeje sua viagem:

- Encontre passagens pela Passagens Promo
- Encontre onde ficar com a Booking.com
- Faça seu seguro viagem com a Seguros Promo
- Reserve uma casa pelo Airbnb
- Já saia com internet no celular com a EasySim4U
* Usando os sites parceiros, nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog sempre atualizado!
0 comentários via Blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais vistos da semana