Como Evitar a Síndrome Burnout (Esgotamento) das Redes Sociais - World by 2 - Dicas de Viagem

Como Evitar a Síndrome Burnout (Esgotamento) das Redes Sociais

Publicado em 17/05/2021

Um estilo de vida estressante pode colocar as pessoas sob extrema pressão, a ponto de se sentirem exaustas, vazias, esgotadas e incapazes de lidar com a situação.
O estresse no trabalho também pode causar sintomas físicos e mentais. As possíveis causas incluem sentir-se permanentemente sobrecarregado ou com muitos desafios, estar sob pressão de tempo ou ter conflitos com colegas.
A exaustão é uma reação normal ao estresse e não necessariamente um sinal da Síndrome de Bournout. Esgotamento seria a palavra mais adequada para falarmos sobre Burnout.
Esse esgotamento pode fazer com que as pessoas se sintam exaustos, vazios e incapazes de lidar com as exigências da vida.
burnout

Como a Síndrome de Bournout pode estar ligada às redes sociais

Estamos constantemente conectados. 24 horas, 7 dias por semana. 
Quer seja o nosso telefone ou o nosso laptop, muitas vezes há pouco (ou nenhum) escape de notificações. Este é o caso mesmo se a mídia social não for seu trabalho em tempo integral.
Você sente uma necessidade incessante de verificar suas redes sociais, fica ansioso e oprimido por ter que criar conteúdo e espera cada like com entusiasmo. Reconhece esses sinais? Esses são apenas alguns sintomas do esgotamento das mídias sociais.
Se você estiver enfrentando um ou mais dos sintomas a seguir, pode estar sofrendo de esgotamento das redes sociais:
- Você sente necessidade de verificar constantemente suas redes sociais
- Falta interesse em outras atividades ou hobbies dos quais você gostava
- Você tem sentimentos de ansiedade ou tensão quando sabe que não vai poder acessar as redes sociais por um tempo
- Você tem problemas para dormir ou mudanças no padrão de sono
- Há algum sintoma físico incomum, como dores de cabeça e de estômago ou problemas intestinais.
- Você se sente constantemente cansado, seja mental ou fisicamente

Maneiras de evitar o Burnout

Defina limites
Só porque seu telefone está sempre conectado, não significa que você precise estar. Defina limites claros entre você e as redes sociais.
Definir horários 'sem redes sociais' ao longo do dia. Você pode começar devagar, com meia hora. Contanto que você esteja claramente criando um espaço em seu dia em que a mídia social não seja permitida, seu cérebro se beneficiará com o intervalo.
Não olhe e-mails ou whatsapp (a menos que seja uma emergência) depois do seu horário de trabalho. Este é provavelmente o limite mais difícil de definir, mas um dos mais importantes. Ele cria um limite claro entre sua vida pessoal e profissional.
Desligue as notificações em seus dispositivos e aplicativos.
Pode demorar um pouco para se acostumar com esses limites, mas vale a pena o esforço.

Planeje sua estratégia de mídia social com antecedência
Uma estratégia de mídia social bem pensada responde a perguntas essenciais, como: que tipo de conteúdo você postaria? Que frequência de publicação você seguirá? Como você planeja envolver seu público e assim por diante?
A cada mês ou trimestre, reserve um tempo para rever sua estratégia de mídia social para ver o que precisa ser mudado com base em seu desempenho anterior.
Essa estratégia ajudará a orientar suas ações nas redes sociais , economizando tempo e, portanto, protegendo-o do esgotamento. Porque, vamos admitir, o esgotamento surge em parte devido ao excesso de tempo online. Por ter um plano que abrange o que postar, quando postar e quanto postar, você não precisaria pensar nas respostas para essas perguntas diariamente.

Dê um descanso aos seus olhos
Podemos soar como sua mãe ou seu pai agora, dizendo para você não se sentar muito perto da TV. Mas leva apenas duas horas na frente de uma tela para que seus olhos comecem a sofrer de "fadiga ocular digital".
Isso pode causar problemas como olhos secos e irritados, dores no pescoço e nas costas e dores de cabeça.
Portanto, dê um descanso aos seus olhos.

Levante-se e mova-se
Afaste-se de sua mesa e de seus dispositivos e mova-se, mesmo que seja apenas para se alongar ou para fazer um café. Os humanos não foram projetados para ficar sentados por longos períodos de tempo.
Uma caminhada rápida ao redor do quarteirão pode ajudar a limpar sua mente e fazer seu sangue fluir. Isso é especialmente útil se você estiver lidando com clientes particularmente difíceis. Isso lhe dá tempo para considerar sua resposta e também se distanciar um pouco do problema.

Durma bem
O sono é uma das coisas mais importantes que você pode fazer pelo seu corpo.
Faça um favor a si mesmo e adote uma boa rotina para ajudá-lo a adormecer. Abandone os dispositivos (celular, tablet, computadores, tv) por pelo menos uma hora antes de deitar e tente dormir em um horário semelhante todas as noites.
Você não apenas se sentirá revigorado ao acordar, mas também será mais produtivo, alerta e calmo.

Estruture seu tempo
Estruture seu tempo atribuindo partes do seu dia a atividades específicas.
Por exemplo, reserve uma hora por dia para cada uma das seguintes tarefas:
Revise novas menções e postagens, responda a perguntas de seguidores e resolva dúvidas de clientes
Encontre e compartilhe conteúdo relevante de seguidores
Publique novos conteúdos em cada plataforma
Programe postagens para a noite, o fim de semana ou uma próxima semana
Estruturar seu tempo nas redes sociais não só o tornará mais eficiente, mas também o manterá focado e trabalhando com um propósito. Assim, você poderá se sentir ainda melhor guardando o telefone no final do dia de trabalho e reservando um tempo para si mesmo.

Exclua o que não te faz bem
Faça um favor a si mesmo e ao armazenamento do seu telefone e remova os aplicativos sociais dele. Isso também pode incluir e-mails da empresa.
Sabemos que este é um passo difícil. Tê-los no telefone significa que você pode ser produtivo em qualquer lugar. Mas o outro lado disso significa que você nunca pode realmente se desligar.
Aproveite para dar esse passo e deixe seu telefone como seu dispositivo pessoal - não uma extensão do trabalho.

Desintoxicação digital
Tire férias, planeje algum tempo de folga, desconecte durante os finais de semana. Faça uma desintoxicação real, e se isso parecer difícil para você, vá para um local que não tenha wi-fi, assim você não cai na armadilha de dar uma olhada nas redes.

Estas são apenas algumas dicas que você pode usar para ajudar a evitar o esgotamento da mídia social ou voltar aos trilhos se já estiver passando por isso. Lembre-se de que nenhum trabalho é mais importante do que sua saúde mental.
Caso sinta muita dificuldade em passar um tempo, horas que sejam, longe das redes sociais, procure ajuda de um profissional.
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais vistos da semana