10 Fatos Interessantes Sobre a França - World by 2 - Dicas de Viagem

10 Fatos Interessantes Sobre a França

Publicado em 06/05/2021

Quer você esteja morando na França ou apenas de visita, aprender alguns fatos sobre o país o ajudará a conhecê-lo melhor. 
Portanto, prepare-se para colocar seus conhecimentos de francês à prova enquanto compartilhamos 10 fatos sobre a França que podem surpreendê-lo:
curiosidades frança

A França é o destino turístico mais popular do mundo

Pode ser hora de aprimorar seus conhecimentos da língua francesa, porque a França é o lugar para estar, de acordo com os últimos números do turismo. Um número colossal de 89,3 milhões de pessoas visitaram o país em 2018, tornando-o o destino mais visitado do mundo. A capital do país, Paris, também é a terceira cidade mais visitada do mundo, atrás de Bangkok e Londres. 

O francês foi a língua oficial da Inglaterra por cerca de 300 anos

É difícil imaginar que o francês foi a língua oficial da Inglaterra entre 1066 e 1362. Mas depois que Guilherme, o Conquistador, liderou a conquista normanda e a subsequente ocupação da Inglaterra em 1066, ele introduziu o francês à nação. Isso era falado pela realeza, aristocratas e altos funcionários, alguns dos quais não falavam inglês! Em 1362, no entanto, o parlamento aprovou a Lei de Suplicação em Inglês, tornando o inglês a língua oficial do governo. Isso porque o francês era usado para súplicas, mas era amplamente desconhecido para o povo comum da Inglaterra, que não tinha conhecimento do que estava sendo dito no tribunal.

Na França, você pode se casar com uma pessoa morta!

Um fato bastante chocante sobre a França é que, segundo a lei francesa, você pode se casar postumamente em casos excepcionais. Isso com a condição de que você possa provar que o falecido tinha a intenção de se casar com você enquanto ele estava vivo. O caso mais recente aprovado foi em 2017, quando o parceiro de um policial gay baleado na Champs-Elysees de Paris por um jihadista recebeu permissão para se casar com seu parceiro postumamente.

O primeiro filme exibido foi do francês Lumière em 1895

Os irmãos Lumière, Auguste Marie Louis Nicolas e Louis Jean, eram famosos por seu sistema cinematográfico Cinématographe e pelos curtas-metragens que produziram entre 1895 e 1905. A famosa dupla realizou a primeira exibição pública do mundo em 28 de dezembro de 1895, no Grand Café em Paris. 
Sua estreia na direção foi La sortie des ouvriers de l'usine Lumière (Trabalhadores que deixam a fábrica de Lumière). O filme em preto e branco de 5 segundos de duração simplesmente mostrava trabalhadores deixando a fábrica da Lumière e deixou o público completamente pasmo. 

A França tem mais ganhadores do Prêmio Nobel de Literatura do que qualquer outro país

Com 15 franceses ganhando o prestigioso prêmio desde 1901, é justo dizer que a França produziu alguns dos escritores e pensadores mais influentes do mundo. O poeta francês Sully Prudhomme se tornou o primeiro vencedor do prêmio naquele ano. Entre os poetas, romancistas e escritores mais famosos da França estão René Descartes, Voltaire, Charles Baudelaire, Blaise Pascal, Gustave Flaubert e Victor Hugo.

O Louvre é o museu mais visitado do mundo

Com incríveis 9,6 milhões de visitantes em 2019, o famoso Louvre é o museu mais visitado do mundo. Localizado no coração de Paris, o magnífico museu abriga cerca de 38.000 obras de arte e artefatos que datam dos tempos pré-históricos. Estes incluem a Mona Lisa, a Vênus de Milo e a famosa pirâmide de vidro, que fica no pátio. Não é surpreendente que o Louvre seja um dos lugares mais movimentados para se visitar em Paris.

A gastronomia francesa faz parte do Patrimônio Mundial da UNESCO

A França é famosa por sua comida requintada, que foi adicionada à lista do patrimônio cultural imaterial da humanidade pela UNESCO em 2010. Especialistas descrevem a importância da gastronomia francesa como um costume social que visa celebrar os momentos mais importantes da vida das pessoas e grupos, além de enfatizar a união por sua função de aproximar amigos e familiares e fortalecer os laços sociais.

Os franceses comem cerca de 30.000 toneladas de escargot por ano

Aqui está um fato sobre a França que alguns vão achar nojento: De acordo com a Reuters, os franceses comem cerca de 30.000 toneladas de escargot por ano. No entanto, cerca de dois terços de todos os caracóis comidos na França vêm da Europa Oriental e dos Bálcãs. Portanto, se você comeu caracóis na França, é provável que eles tenham viajado muito para chegar ao seu prato. A iguaria francesa clássica (servida com alho, salsa e manteiga) continua sendo um alimento básico popular da culinária francesa.
Vale comentar que nós já comemos escargot e pessoalmente gostamos bastante e comeríamos novamente!

Virar uma baguete de cabeça para baixo é visto como azar na França

Colocar uma baguete ou um pedaço de pão na mesa de cabeça para baixo coloca as pessoas ao seu redor em risco de infortúnio, ou pior - morte. Esta superstição peculiar supostamente origina-se da época medieval, quando os algozes podiam pegar coisas nas lojas sem pagar por elas. Consequentemente, os padeiros deixariam para eles um pedaço de pão virado. E se você tocasse o pão ou colocasse um pão de cabeça para baixo, tinha que marcá-lo com uma cruz antes de comê-lo para evitar o azar.

A França produz cerca de 1,7 milhão de toneladas de queijo por ano em cerca de 1.600 variedades

Dizer que os franceses adoram comer queijo é um eufemismo enorme. A nação que mais come laticínios produziu cerca de 1,7 milhão de toneladas de queijo de leite de vaca somente em 2018. Existem também cerca de 1.600 tipos distintos de queijo francês para experimentar, agrupados em oito categorias. Felizmente, os franceses não guardam tudo para si. Em 2018, o país exportou mais de 679.000 toneladas de queijo, enquanto quase 895.000 toneladas foram vendidas no varejo francês em 2017. 
Merci beaucoup!

Veja também


*Planeje sua viagem:

- Encontre passagens pela Passagens Promo
- Faça seu seguro viagem com a Seguros Promo
- Reserve uma casa pelo Airbnb
- Já saia com internet no celular com a EasySim4U
- Encontre onde ficar com a Booking.com
* Usando os sites parceiros, nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog sempre atualizado!

0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais vistos da semana