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O Básico do SEO – parte 1

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SEO é algo que assusta muita gente, mas, como profissional da Internet, é algo sobre o qual eu poderia falar o dia todo.

Eu amo SEO por muitos motivos: é a melhor ferramenta de marketing gratuita que você vai encontrar, ajuda você a conhecer seus clientes / leitores em um nível superdetalhado e se você dominar o SEO e fizer isso direito, ele estará trabalhando para você a cada segundo do dia.

SEO é essencial para vender qualquer coisa na Internet, seja produtos, serviços ou seja para crescer seu site e/ou sua autoridade em um assunto. Não importa em qual dessas situações você se enquadre, se você tem um blog ou site, você precisa entender de SEO se quiser ter sucesso online.

SEO básico

O que é SEO?

SEO é a abreviatura de Search Engine Optimization, um processo que usa várias técnicas e estratégias para ajudar o conteúdo do seu site a ter uma classificação elevada nos resultados dos buscadores.

Sempre que você digita algo na barra de pesquisa do Google, ela rastreia bilhões de páginas de sites para produzir os resultados mais relevantes para o que você está pesquisando. 

Quando você é o proprietário de um site, deseja que as pessoas encontrem o seu site no topo da busca, antes de encontrarem a sua concorrência, certo? É aí que SEO entra em ação. É como ter um robô promovendo seu conteúdo o tempo todo.

Com um conhecimento sólido das melhores práticas de SEO, você pode aumentar gradualmente a posição do seu site no ranking do mecanismo de pesquisa (SERP). Aumento essa posição, você ganha ainda mais tráfego. 

Quanto mais alta for a sua classificação no Google, mais provável será que seu site apareça na primeira página de resultados quando as pessoas pesquisarem as palavras-chave desejadas.

Com essas palavras chave você pode levar o seu site exatamente ao que as pessoas estão procurando e assim ganhar maior visibilidade, fazer mais vendas e gerar mais renda!

Por exemplo: Se você vende espelhos, e uma pessoa entra no google e digita “espelhos” ou “onde comprar espelho” você gostaria de aparecer em primeiro lugar na pesquisa do google, certo? Isso é o que acontece se você tiver um site com um SEO incrível: seu site nas primeiras posições.

O Básico do SEO

Aprenda com o google

Antes de tudo, saiba que o Google Webmaster tem vários níveis de programas de aprendizados sobre SEO, desde o iniciante até o avançado e nada melhor do que aprender diretamente da fonte.

Então não deixe de conhecer esses programas e leia tudo com atenção. 

Você também vai querer uma conta do Google Analytics para rastrear a atividade e o crescimento dos visitantes.

Como otimizar seu site para os motores de busca

Antes de começar a trabalhar na redação do conteúdo que irá postar, há algumas etapas a serem seguidas logo após a criação do seu blog/site que o ajudarão a obter uma boa classificação nos mecanismos de pesquisa:

Tenha um domínio próprio

Este é um primeiro passo não negociável para ter um site que tenha uma boa classificação. Domínio é o endereço do seu site na internet (no nosso caso, nosso domínio é worldby2.com.br). Alguns sites onde pode-se criar um blog irão te oferecer um domínio gratuito, como no caso do blogger, que te dá um domínio www.seusite.blogspot.com ou www.seusite.wix.com 

Não use este domínio, mas compre seu próprio domínio .com ou .com.br isso já te dará alguns pontos de vantagens com o google, além de parecer muito mais profissional ter um endereço próprio como www.seusite.com.br

Escolha um tema otimizado e responsivo

O Google gosta de sites que são compatíveis com dispositivos móveis e carregam rapidamente, por isso é importante verificar se o tema que você está usando é responsivo (compatível com dispositivos móveis).

Obtenha o certificado SSL

Os certificados SSL são basicamente uma camada extra de segurança para o seu site. Não me peça para explicar como eles funcionam, eu só sei que são importante e o Google gosta muito de sites seguros.

O certificado SSL é o que faz seu site ir de HTTP para HTTPS. Não tem impacto direto no SEO, mas o Google deixou claro que dará tratamento preferencial aos sites seguros.

Se você usa o navegador Chrome, provavelmente já se deparou com o aviso de que um site “não é seguro”, embora conheça e confie nele. A última coisa que você deseja é que esse aviso apareça e afaste os visitantes, portanto, verifique como fazer e instale um certificado SSL.

Tenha links personalizados

Um link permanente é o URL exclusivo de cada página e postagem de blog em seu site. URL é o endereço de cada página do seu site/blog. 

Exemplos: Personalizar seus links permanentes é a diferença entre um visitante ver a URL dessa forma:

Link não personalizado: www.worldby2.com.br/2021/p=301  (do que se trata esse post?)

Link personalizado: http://www.worldby2.com.br/2021/05/o-que-e-seo.html

Esse link permanente tem um impacto direto no SEO e ajudará os mecanismos de pesquisa a entender melhor o conteúdo da página. O google já irá entender que o seu link se trata de algum assunto relacionado a SEO.

Conquiste backlinks orgânicos

O Google recompensa sites vinculados a outros sites confiáveis ​​e bem classificados. Eles são chamados de backlinks. São links externos que levam até o seu conteúdo.

Exemplo: Se você escreve receitas e o site da Nestlè por algum motivo republica sua receita e coloca o link para o seu site, isso te dá muitos pontos com o google, porque ele entende que se um site confiável como o da Nestlè te menciona, é porque o seu site também deve ser bom.

Como obter backlinks para o seu blog:

Escreva conteúdo de alta qualidade para que outros sites te mencionem.

Comente em outros blogs (faça um comentário bacana, que tenha sentido com o post) isso fará com que algumas pessoas conheça o seu blog e quem sabe queiram te mencionar.

Poste como convidado em outros blogs com conteúdo semelhante ao seu. Isso ajuda você a alcançar um novo público e pode vincular de volta ao seu site em sua postagem ou na biografia do autor. O nome disso é guest post.

Crie links internos

Ao criar um link para outro conteúdo em suas postagens, você ajudará o Google a entender melhor do que se trata o seu site e para onde enviar os visitantes pela primeira vez. Os links internos também dão aos leitores um motivo para continuar, o que indica ao Google que seu site vale o tempo das pessoas.

Aqui em nosso site, você consegue encontrar links internos e externos(backlinks) logo abaixo das nossas postagens, normalmente em “Veja também”, onde mencionamos outros artigos relacionados com o que você acabou de ler.

Seja paciente

A desvantagem do SEO é que leva tempo. Não há truque mágico para ser mais esperto que o Google sem trabalhar e fazer as coisas da maneira certa. Se seu conteúdo for único e informativo e seu site for ágil e de alta qualidade, sua classificação aumentará organicamente.

Espero que isso tenha ajudado você a entender melhor como funciona o SEO e como adotar uma abordagem proativa ao configurar seu site. Agora que você aprendeu o básico, certifique-se de verificar a parte 2 dos conceitos básicos de SEO.

Veja também

10 Dicas para Quem Quer ter um Blog

3 Formas de Monetizar seu Blog

O que Fazer Antes e Depois de Publicar um Post

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