Como Começar no Youtube - World by 2 - Dicas de Viagem

Como Começar no Youtube

Publicado em 12/07/2021

Começar no YouTube NÃO é fácil. Você precisa de um plano. Então começamos esse artigo para te ajudar como ter um plano para fazer seu canal do Youtube existir e crescer:
Vamos fazer uma série de 3 artigos para te ajudar:
1- Como Começar no Youtube (você está aqui)
começar youtube

Descubra o Porque

Seu PORQUÊ é a razão pela qual você está criando seu canal. Seu PORQUÊ determinará o valor que seu canal tem para seu público. Por exemplo, para nós, criamos o nosso canal para poder mostrar o mundo para as pessoas. O valor que nosso canal tem para nosso público é conhecer lugares, culturas e comidas que talvez eles não consigam ou não possam conhecer ao vivo.
Qual é o seu PORQUÊ? Faça a si mesmo as seguintes perguntas:
- Por que você está criando um canal no YouTube?
- Por que alguém deveria se inscrever no SEU canal?
- O que torna o conteúdo que você criará único e diferente?
- Por que seu canal é importante?

Descubra seu Nicho

É aqui que as pessoas ficam presas. Quando você acessa o YouTube, há milhares de canais relacionados especificamente a beleza ou moda. A competição hoje é feroz. Não estou dizendo isso para desencorajá-lo, mas para inspirá-lo a aprimorar o nicho que deseja atingir.

Você precisa mesmo de um nicho?
Se você está criando vídeos sobre uma variedade de tópicos, corre o risco das pessoas gostarem de todos esses tópicos ou não. Na realidade, as pessoas vão ao seu vídeo para aprender sobre tópicos específicos. Você quer que elas venham porque amam todo o seu canal ou apenas para assistir aquele único vídeo?
Limite seu foco. Em sua essência, todo criador de conteúdo deve resolver um problema. Por que as pessoas vêm até você? O que você está resolvendo para eles? Destaque-se como líder e seja o centro de referência em seu nicho.
Crie conteúdo que agrada ao seu nicho e você fará com que seja mais fácil para as pessoas CERTAS se apaixonarem pelo seu canal como um todo. Se você se concentrar naquele tópico específico, será mais fácil atrair essas pessoas. Também se torna mais fácil para você criar conteúdo consistente e útil. Você não está pensando em todo o mundo da beleza e do estilo de vida, você pode pensar em coisas específicas para filmar.
Em conclusão, você pode alcançar muito mais pessoas se falar sobre muito menos coisas. Depois de construir seu público e ganhar uma certa reputação, você pode brincar com outros tipos de vídeos, e seu público provavelmente vai querer ver outros aspectos de quem você é. MAS, a maneira mais rápida de construir um público é ser mais específico com o seu conteúdo desde o início.

Como encontrar seu Nicho

Existem três componentes distintos. PRIMEIRO, comece com o que você tem paixão. O que você gosta de assistir, ler, ouvir? Em segundo lugar, quais habilidades você possui? Em que você é bom na sua vida? Que conhecimento você tem? Terceiro, o que as pessoas precisam?
Combine os três, sua paixão mais sua habilidade mais o que as pessoas precisam. Pense em sua vida até agora. Pense sobre o que você tem atraído, incluindo hobbies, educação e experiência de trabalho. Suas habilidades e paixão provavelmente serão encontradas quando você pensar sobre essas coisas.
Em que você é realmente bom ou tem experiência pessoal / profissional. Talvez você seja formado em marketing ou em psicologia. OU, talvez você tenha trabalhado em uma loja de departamentos por anos e tenha uma visão privilegiada de como funciona o mundo do varejo.

Você ficaria surpreso como as experiências cotidianas podem ser vistas como uma habilidade e experiência únicas que você pode usar para criar conteúdo no YouTube. Nem todo mundo já trabalhou em uma loja de varejo, é formado em psicologia ou dirigiu uma creche, por exemplo.

Finalmente, determine se você deseja ter um nicho temático ou um nicho específico.
Lembre-se de que você pode não saber imediatamente qual é o seu nicho. É normal começar sem saber disso.

O que é um nicho temático?
Um nicho temático será um nicho em um tópico específico para qualquer pessoa. Por exemplo, alguém pode ter um canal sobre pele clara. O canal pode ser para qualquer pessoa, homem, mulher, qualquer raça, tipo de pele; basicamente qualquer pessoa interessada no tema pele clara.
Ou um nicho temático pode ser sobre viagem pelo mundo. Nós criamos vídeos mostrando as nossas experiências de viagens pelo mundo. Todos os vídeos serão relacionados àquele tópico específico e para qualquer pessoa interessada naquele tópico específico.

O que é um nicho específico?
Com um nicho específico, você tem uma pessoa específica em mente, como um avatar, então vamos pensar novamente sobre o canal de pele clara: O nicho específico seria: maquiagens baratas para pele clara oleosa. Então, o seu “avatar” seria alguém de pele clara, oleosa e que não pode ou não quer gastar muito em maquiagens. Desta forma, cada vez que você cria algo, você o cria com essa pessoa em mente. Meu avatar acharia este vídeo / postagem útil e relevante? Isso ajuda você a manter o foco em seu nicho e a criar conteúdo que seu avatar irá adorar consumir.

Descubra seu Super Poder

Seu super poder é a última parte da equação. Não confunda super poder com habilidade, como mencionado acima. Sua habilidade é algo que você aprendeu ou experimentou. Seu super poder é algo com que você nasceu, uma habilidade natural. Você pode ter aprimorado e aperfeiçoado esse superpoder por meio de sua experiência de trabalho e / ou educação, mas isso estava ocorrendo naturalmente e era um interesse e uma predisposição que você já tinha. 
Faça a si mesmo esta pergunta: O que sou realmente bom em fazer? O que eu realmente gosto durante o processo de criação de conteúdo (presumindo que você já tenha criado um canal)?
Além disso, o que NÃO gosto? Você gosta de ensinar na frente das câmeras? E quanto ao processo criativo de brainstorming de novas ideias de vídeo? Que tal editar? Talvez você ame o componente musical dos vídeos? E quanto ao lado técnico? Pense em qual parte do processo deixa você MAIS animado.
Além disso, pense na parte do processo que é super fácil para você, que leva menos tempo, mas ainda sai excelente. Você também quer pensar sobre que parte do processo você não gosta. Depois de fazer essas perguntas a si mesmo, provavelmente você saberá seu super poder.

Para mim, por exemplo, ADORO planejar e estruturar como algo será feito. Percebi também que me comunico muito bem por meio da escrita. No caso do youtube, fico muito à vontade em frente as câmeras.
O Rogério por outro lado, é muito meticuloso e gosta do processo de edição de vídeos. No youtube, ele fica um pouco travado em frente as câmeras, mas tem uma didática ótima para explicar as coisas.
Então em termos de vídeos trabalhamos assim: Eu penso na estrutura e tema geral do vídeo, cenários, iluminação etc. Rogério faz todo o ajuste de câmera e pós produção: cortes, edições, publicações, etc.

Começando no Youtube

Então, agora você tem seus três componentes.
- Por que
- Nicho
- Super Poder

Escreva esses três e crie seu conteúdo com eles em mente. Cada conteúdo que você cria deve refletir o porquê, ser criado para o seu nicho e mostrar ou ter inserido seu super poder. Depois de determinar o porquê, crie um plano de conteúdo com base em seu nicho e super poder.
Você também deve verbalizar isso em seus vídeos. Seu público deve saber o porquê e o seu nicho. O super poder não precisa ser declarado ou vocalizado, será aparente para o público ao assistir seus vídeos ou visualizar seu feed.

Como exemplo, aqui está o nosso:
- Porquê
Mostrar o mundo pela internet para as pessoas que não possam conhecê-lo ao vivo.
- Nicho
Nosso nicho é temático: Viagens pelo Mundo (com subtemas: gastronomia, dicas de viagens, etc)
- Super poder
Nosso super poder no youtube é sermos nós mesmos, sem medo de julgamentos.

Cada parte do conteúdo que você vai criar deve refletir essas três partes.
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais vistos da semana