10 Fatos Interessantes Sobre a Antártica - World by 2 - Dicas de Viagem

10 Fatos Interessantes Sobre a Antártica

Publicado em 02/07/2021

No extremo sul do planeta fica uma das terras mais misteriosas do mundo - o reino congelado da Antártica. Este continente de gelo se estende para cobrir mais de 14 milhões de quilômetros quadrados. Ele está situado quase inteiramente dentro do Círculo Antártico, o que significa que as temperaturas estão abaixo de zero durante a maior parte do ano.
Essas condições tornam a vida relativamente esparsa em comparação com outras regiões do mundo, mas os animais da Antártica que ocupam essa paisagem gelada estão bem adaptados para lidar com as condições incrivelmente adversas vistas por exploradores e cientistas que moram por lá. Embora a paisagem possa parecer um tanto desolada para o observador destreinado, é na verdade um dos lugares mais interessantes da Terra.
antártica

10 fatos interessantes sobre a Antártica

- Os vales secos da Antártica são os lugares mais secos da Terra. Com baixa umidade e baixa temperatura nesta parte do continente, apesar de frio, neve e gelo não se acumulam, devido a falta de umidade do local.
- O manto de gelo da Antártica é a maior massa de gelo do mundo e às vezes pode ter até 6,5 quilômetros de espessura. O continente como um todo contém cerca de 90% do gelo de água doce do planeta e cerca de 70% do total de água doce da Terra!
Os cientistas afirmam que, se a camada de gelo da Antártica derreter , aumentará o nível do mar global em cerca de 5 metros.
- Embora a Antártica esteja coberta de gelo, na verdade ela possui uma das maiores cadeias de montanhas do mundo - as Montanhas Gamburtsev - que se estendem por mais de 1.200 quilômetros. Os picos mais altos são estimados em cerca de 2.800 metros ou cerca de um terço do tamanho da montanha mais alta da Terra: o Monte Everest.
- Outra característica geográfica interessante escondida sob o manto de gelo é o Lago Vostok , um lago de água doce enterrado sob 4 quilômetros de água congelada. Este lago tem aproximadamente o tamanho do Lago Ontário e é um dos mais de 200 diferentes corpos d'água que foram descobertos sob o gelo.
- A Antártica é o lar do Monte Erebus - o vulcão ativo mais ao sul do mundo - bem como dos únicos "lagos de lava" conhecidos, que mantiveram magma líquido por eras, apesar das condições frias do continente.
- Existem 30 países diferentes que operam 80 estações de pesquisa situadas em todo o continente. Os habitantes humanos que ocupam essas instalações somam cerca de 4.000 durante os meses de verão e apenas 1.000 durante os longos e rigorosos invernos.
- Em janeiro de 1979, Emile Marco Palma se tornou o primeiro ser humano a nascer na Antártica. Apenas outras 10 pessoas nasceram no continente.
- Por causa da inclinação da Terra, o sol não nasce na Antártica do equinócio da primavera ao equinócio do outono, o que significa que o continente permanece escuro durante todo o inverno.
- Por outro lado, durante os meses de verão, o sol não se põe na Antártica, o que significa que ele realmente recebe mais luz do sol do que o equador durante esse período, onde pode-se ver o sol da meia noite.
- O Deep Lake na Antártica é tão salgado que não pode congelar , mesmo em temperaturas tão baixas quanto 15 graus Celsius negativos!

Veja também


*Planeje sua viagem:

- Encontre passagens pela Passagens Promo
- Faça seu seguro viagem com a Seguros Promo
- Reserve seus passeios com a Get your Guide
- Encontre onde ficar com o Airbnb ou com a Booking.com
- Já saia com internet no celular com a EasySim4U
* Usando os sites parceiros, nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog sempre atualizado!
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais vistos da semana