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O Que é e Como Criar um Funil de Vendas Online

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Se você está no negócio online há algum tempo, já deve ter ouvido o termo “funil de vendas”. Se ainda não conhece o termo, você está deixando de ganhar dinheiro!

Mas você sabe o que é um funil de vendas? Ou você está intimidado porque parece algo muito complicado e um pouco assustador ?

Hoje, vamos responder à pergunta “o que é um funil de vendas?”, bem como dar uma olhada em como planejar seu primeiro funil de vendas.

funil de vendas

O que é um funil de vendas online?

A primeira pergunta que as pessoas geralmente fazem é “o que é um funil de vendas online?”

Parece algo bastante complicado e a verdade é que poucas pessoas explicam exatamente o que é e como fazer um funil de vendas.

A primeira coisa a entender é que os funis de vendas não são exclusivos do mundo online. Cada empresa tem um funil de vendas. 

Um funil de vendas é simplesmente uma representação visual do caminho que alguém segue entre: ser um cliente potencial e realmente virar um cliente.

como fazer funil vendas

Um funil de vendas on-line típico começa com o direcionamento de tráfego para uma página de destino, fazendo com que o cliente potencial aceite sua lista de e-mail, e termina quando você efetua a venda.

Compreender o processo significa que você pode ser estratégico sobre o caminho que seu cliente segue. E quando você tem um funil de vendas estratégico, você fará mais vendas, terá maiores lucros e, por fim, terá um negócio mais estável.

Comece com um funil de vendas online simples

Vamos manter as coisas simples e começar com um funil de vendas básico de três estágios:

Etapa 1: seu funil começa com conteúdo gratuito

A parte superior do funil geralmente começa com conteúdo gratuito. Isso pode ser postagens de blog, conteúdo em mídia social (instagram, facebook, etc) ou vídeos do YouTube. O público geral pode acessar essas informações sem nenhum custo. Se eles estão vendo este conteúdo provavelmente tem interesse no assunto. É aqui que os clientes em potencial entram em seu funil.

Etapa 2: adicione uma oferta de adesão atraente

A próxima etapa do funil é sua oferta de adesão. Agora, você vai oferecer um conteúdo um pouco mais focado no assunto de interesse e em troca vai pedir para seu público deixar um endereço de e-mail.

Sua oferta de adesão gratuita pode ser um e-book, uma check-list, modelos ou outro conteúdo valioso. Essa oferta de adesão gratuita é geralmente chamada de “ímã de leads”, porque, nesse estágio, o leitor passa de público geral para um cliente potencial: se ele deixou o e-mail em troca de algo é porque realmente tem interesse naquele assunto.

Etapa 3: faça uma oferta de baixo custo

Assim que tiver o endereço de e-mail, você pode começar a apresentar ao seu cliente potencial uma série de ofertas de baixo custo.

A vantagem para o leitor é que uma oferta de baixo custo apresenta muito poucos riscos. Eles têm a chance de “testar” seu conteúdo pago sem gastar muito dinheiro.

A oferta de baixo custo pode ser um guia, um e-book, uma série de vídeos, etc.

A vantagem para você é que você transformou um cliente potencial em um cliente. E quando alguém se torna um cliente, é mais provável que compre mais produtos de você por um preço mais alto.

A oferta de baixo custo é uma situação em que todos ganham.

Como funciona um funil de vendas?

Ao visualizar um funil de vendas, você vê que seu conteúdo gratuito (na parte superior do funil) vai para o maior público.

marketing digital

A próxima banda no funil é menor porque nem todos que acessam seu site fornecem um endereço de e-mail. Então, as pessoas começam consumindo seu conteúdo totalmente gratuito e, em seguida, um subconjunto desse público se torna leads (e-mails).

As pessoas que comprarem sua oferta de baixo custo serão um grupo ainda menor.

Por fim, você encontra seus clientes e fãs mais leais na ponta do funil. Essas são as pessoas que comprarão seus produtos mais caros (e talvez até mesmo tudo que você oferece, se forem superfãs).

Seu trabalho é criar um caminho que conduza naturalmente seu público desde o conteúdo gratuito no topo até os produtos de preço mais alto na parte inferior. Quanto mais pessoas você mover em seu funil, mais vendas – e mais dinheiro – você fará.

Como faço para criar um funil de vendas online?

Para criar seu funil de vendas, comece na parte inferior e trabalhe de trás para frente.

Decida o que você deseja que o leitor faça. Qual é o seu objetivo final? Que ação você deseja que eles realizem? Por exemplo, no funil de vendas simples descrito acima, você deseja que eles comprem sua oferta de baixo custo. Portanto, decida qual será essa oferta.

Decida que tipo de brinde você deseja oferecer como uma oferta gratuita. Será um download em pdf? Um desafio grátis? Uma série de vídeos? Sua oferta gratuita deve estar intimamente relacionada à sua oferta de baixo custo para atrair os tipos certos de pessoas interessadas.

Decida onde você apresentará sua oferta gratuita. Estará em uma página de destino dedicada? Em uma postagem de blog? Você pode até fazer uma série de postagens de blog, vídeos ou podcasts que levam à mesma oferta de adesão.

Finalmente, decida como você levará as pessoas ao seu conteúdo gratuito. Você vai direcionar o tráfego por meio da mídia social? Você usará publicidade paga, como anúncios no Facebook, Google ou Pinterest? Você escreverá posts de convidados ou aparecerá em podcasts?

Para a maioria de nós, é fácil visualizar a parte superior do funil. Mas se você deseja que seu negócio seja lucrativo e cresça (e quem não quer isso?), Você precisa entender como levar as pessoas ao longo do caminho entre um público geral até virar um cliente. E a única maneira de realmente aprender é fazendo seu funil de vendas.

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