10 Fatos Interessantes sobre a Grécia - World by 2 - Dicas de Viagem

10 Fatos Interessantes sobre a Grécia

Publicado em 14/09/2021

Procurando curiosidades sobre a Grécia? O país e as pessoas são alguns dos mais belos da Europa e atraem turistas há décadas. As ilhas gregas estão repletas de milhares de belas praias, comida incrível e uma história rica.
Isso soa como algo que você deseja aprender? Hoje, trazemos alguns fatos gregos incríveis que todos deveriam saber:
Grécia

Os gregos levam seus fins de semana a sério

A Grécia é um destino inspirador. Por lá, os domingos são, por lei, feriados, e têm sido assim desde o final dos anos 1970. Sábados também não são para o trabalho. Se um grego tiver que trabalhar no domingo, ele recebe um salário normal mais 75% do seu salário.

Na Grécia há um bolo tradicional feito com uma moeda dentro

É chamado vasilopita, há uma moeda ou uma "bugiganga" dentro e é uma tradição de ano novo. À meia-noite, o bolo é cortado. Os pedaços são distribuídos e se você pegar o pedaço com a moeda, você é o vencedor! E o que o vencedor ganha? Bem, você terá boa sorte no próximo ano... 

Na Grécia há evidências de todas as três idades da pedra

Espere um segundo, houve três idades da pedra? Há a primeira idade da pedra, o Paleolítico (algo em torno de 270.000 aC), depois o Mesolítico e, em seguida, o período Neolítico, muito mais avançado. Na verdade, evidências arqueológicas para todos os três foram encontradas no mesmo lugar - na Caverna Franchthi, na província grega da Macedônia. Irreal.

Os assentamentos neolíticos na Grécia são os mais antigos da Europa

Há evidências arqueológicas de pessoas que viveram na Grécia por volta de 7.000 aC, muito antes do que em qualquer lugar da Europa por centenas de anos. A razão? A localização. A Grécia se beneficiou de sua posição como zona de entrada/saída entre o resto da Europa e o Oriente Médio, e acredita-se que foi daí que a agricultura se espalhou.

A construção da acrópole foi um projeto social

A acrópole é o enorme e antigo complexo de templos que fica no centro da Antiga Atenas. Mas foi (possivelmente) um dos primeiros projetos sociais de todos os tempos. Cerca de metade da população foi empregada (e ganhava) para construir a Acrópole em 525 aC.

Os gregos amam azeite

Como todos os bons países mediterrâneos que valem seu sal, o azeite é uma grande parte da Grécia. É até mencionado na mitologia grega, onde até os deuses decidiram que o azeite era mais valioso do que a água. Na Grécia se produz a segunda maior quantidade de azeite do mundo.

Portas, janelas e telhados são pintados de azul

Você descobrirá que essa tradição é mantida principalmente nas Cíclades, um grupo de ilhas do Egeu. Mas o que tudo isso significa? Ter janelas, portas, telhados, exceto as paredes (que são sempre brancas) pintadas de azul supostamente mantém o mal afastado. É uma crença antiga e a cor é chamada kyanos, e é daí que vem o nome da cor “ciano”.

A Grécia foi governada pelo Império Otomano durante séculos

O Império Otomano com base na Turquia conquistou a Grécia - e a maioria dos países dos Bálcãs - de meados do século 15 até uma feroz guerra de independência em 1821.

O almoço é a refeição mais importante do dia

Sim, isso mesmo, sua mãe pode ter feito você acreditar que a refeição mais importante do dia é o café da manhã, mas pense novamente. Os gregos amam seus almoços e esta grande refeição consiste em carnes, pães e saladas e é comida ao longo de algumas horas.
 Na hora do almoço, lojas, escolas e locais de trabalho fecham até mesmo para que as pessoas possam ir para casa aproveitar sua tão necessária comida.

Quebrar pratos ainda é um costume

Se você ainda não sabia, os gregos têm o costume de quebrar pratos em comemorações. É uma coisa estereotipada que realmente não acontece tanto quanto você pensa, mas ainda acontece - em casamentos, especialmente.
Duas teorias circulam sobre o porquê: 1) “quebrar” pratos afasta maus espíritos através do barulho; 2) quebrar pratos é uma forma de mostrar que eles podem comprar outros, ou seja, uma exibição de riqueza.

Veja mais


*Planeje sua viagem:

- Encontre passagens pela Passagens Promo
- Faça seu seguro viagem com a Seguros Promo
- Reserve seus passeios com a Get your Guide
- Encontre onde ficar com o Airbnb ou com a Booking.com
- Já saia com internet no celular com a EasySim4U
* Usando os sites parceiros, nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog sempre atualizado!
0 comentários via Blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais vistos da semana